Translate

RELÓGIO, HORÁRIO NO BRASIL.





RESPEITEM AS CRIANÇAS!

RESPEITEM AS CRIANÇAS!
CRIANÇA NÃO É LIXO.




CONHEÇA AS MEMÓRIAS DO MUNICÍPIO SANTO ANTÔNIO DE JESUS!

Clique no segundo link à direita do monitor, na lista de blogs!

FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA, BRASIL:

06.04.2002.

Seja bem-vindo! Sua visita é de número:

NÚMERO DE FOTOGRAFIAS E IMAGENS: 535.

O CXSAJBA AGRADECE AOS COLABORADORES, PELAS 536 FOTOGRAFIAS E IMAGENS, DE SUAS REFERÊNCIAS.
PROFESSOR FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

OBJETIVO DESTE BLOG:

NESTE BLOG TEM O PROPÓSITO DE RESGATAR VALORES HUMANOS, ATRAVÉS DE HOMENAGENS E LEVAR CIDADANIA, POIS CIDADANIA É COMPOSTA DO TRIPÉ: A) CONHECER AS LEIS; B) CUMPRIR OS DEVERES; C) REVINDICAR OS DIREITOS. PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

210ª HOMENAGEM - COVEIROS, TENDO COMO REPRESENTANTE, O SENHOR RUFINO CASTRO DE SANTANA (SR. MADRUGA), EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA, BRASIL.

Homenagem aos Coveiros, tendo como representante, o senhor Rufino Castro de Santana (Sr. Madruga), no Município Santo Antônio de Jesus, Estado da Bahia, Brasil.
Profissão importantíssima e arriscada. Os coveiros estão sujeitos às doenças oriundas da putrefação cadavérica e os riscos de ser mordidos, por cobras; por escorpiões e aranhas venenosas.
Neste profissão, poucos valorizam esta atividade honesta. A desvalorização acontece, devido à irracionalidade coletiva.
Todos percebem a importância desta profissão, quando passa pelo dissabor de nunca mais ver um familiar, devido ao falecimento, passando pelo luto e fechando o ciclo psíquico, preparando-se para o novo ciclo, sem a presença física do(a) falecido (a).
Quem tem familiar (es) desaparecido(s), sem notícias, durante anos, sabe(m) a angústia de não ter a certeza do paradeiro, gostaria de fechar o ciclo psíquico, mas não consegue. É um tormento terrível. Nestes casos, a ausência da atividade do coveiro, é incomparavelmente superior, por não haver uma definição do paradeiro.
Quantos pais, avós e parentes conseguem sofrer profundas dores psicológicas e enfrentando uma profunda depressão, devido à falta de notícias verdadeiras, sobre o paradeiro do familiar? Impossível calcular em números.
Importância profissão!
Parabéns, aos coveiros, que zelam pela integridade dos falecidos, através de um enterro decente!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

209ª HOMENAGEM: Dr. JOSÉ AUGUSTO MACIEL TORRES.

Homenagem ao apaixonado e dedicado aos esportes, o Doutor José Augusto Maciel Torres (realmente, com tese de doutorado aprovada), com muitíssimas colaborações, em diversas modalidades de artes marciais. Seu Curriculum Vitae é extenso e merece ser mostrado, neste blogger, como forma de resgatar os valores na sociedade. Suas obras, na literatura especializada, em Artes Marciais colaboram com a divulgação dos princípios filosóficos de cada modalidade esportiva e na História das Artes Marciais, no Estado da Bahia e no Brasil. Certamente, os atletas, os Professores e os Mestres de Artes Marciais, do Município Santo Antônio de Jesus; no Recôncavo Baiano; na Bahia; no Nordeste e no Brasil se beneficiam com o seu profundo conhecimento, transcritos em livros, revistas, artigos e jornais especializados, em Artes Marciais. Em breve, seu Curriculum Vitae, em diversos setores serão mostrados, nesta homenagem, com o propósito dos jovens tornarem-se amantes do estudo; do conhecimento e do trabalho. Parabéns! Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).

208ª HOMENAGEM: O JOVEM MARCOS LOREN MACIEL TORRES.

Homenagem ao jovem Marcos Loren Torres, Técnico em Web Design, por ensinar o manuseio do blogger ao Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Graças ao Marcos Loren, tornou-se possível o desenvolvimento dos bloggers, do Clube de Xadrez Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil.
Parabéns!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).

207ª HOMENAGEM: SOROR GORETE, ATUANTE EDUCADORA DO INTERNATO FEMININO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA.


Homenagem à Soror Gorete, pela eficiência das atividades educacionais. Diretora do Internato Feminino de Santo Antônio de Jesus, preparou as meninas e mocinhas, com educação escolar, educação religiosa, etiquetas e prendas domésticas.
As jovens saiam prendadas e capacitadas aos afazeres do lar.
As internatas aprendiam arte culinária; arte da costura; pintura; bordado; tricô. crochê, tapeçaria e muito mais.
As famílias santoantonienses conseguiram gerações de esposas, mães e avós responsáveis e capacitadas à solidificação da ´célula-mather´ (célula-mãe), que é a família, graças à capacitação do Internato Feminino regido pela gestão de Soror Gorete.
Soror é um pronome de tratamento indicado às freiras e às madres superioras. Soror é feminino de frei.

Parabéns aos cidadãos e cidadãs santoantonienses, por ter uma educadora rígida e eficiente, principalmente, nas décadas de quarenta, cinquenta e sessenta, do Século XX.
Prof. Fábio Motta (árbitro de Xadrez).

Um Pai-Nosso à Soror Gorete.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo:
Pai- Nosso que estais no Céu.
Santificado seja o Vosso Nome
Venha a nós, ao Vosso Reino
Seja feita à Vossa Vontade
Assim Na Terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia,
Nos dai hoje
Perdo-ai às nossas ofensas
Assim como nós perdoamos
A quem nos ofendeu,
Não nos deixeis cair
Em tentação agora
E na hora de nossa morte.
Amém!

Esse Pai-Nosso é destinado à Soror Gorete.
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

206ª HOMENAGEM: ESCRITOR CLAUDINO FALEIRA BORGES.

Homenagem ao Escritor Claudino Faleira Borges, nascido no Município Muniz Ferreira (BA), em 05 de setembro de 1973. Homem íntegro, exemplar como filho; irmão; pai e amigo. Um verdadeiro apaixonado pela literatura, tem diversos textos, livros e poesias, que brevemente serão publicados, causando um enriquecimento literário à população baiana e brasileira. Também, exerce a função de comerciante, na cidade mais estruturada do Recôncavo Baiano: Santo Antônio de jesus.
Parabéns!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).

205ª HOMENAGEM: SRª LUZIA DIAS FREITAS E SUAS EQUIPES.

Homenagem à Senhora Luzia Dias Freitas, excelente esposa; sobrinha; mãe; avó; amiga e notoriamente, um exemplo a ser seguido!
Senhora Luzia Dias Freitas é religiosa praticante da Igreja Católica Apostólica Romana. Sua dinâmica como voluntária demonstra um espírito elevado, que se fosse seguido, por noventa e oito (98%) porcento da população, certamente, o Brasil seria um País de Primeiro Mundo.
O trabalho social, na vida da Senhora Luzia Freitas sempre foi constante, desde muito cedo, preocupando-se com todos. Embora, sua dinâmica do trabalho social, intensificou-se a partir do ano 2000, na zona ruaral, entre a divisa dos dois municípios baianos, Santo Antônio de Jesus e Aratuípe. O seu trabalho, na fronteira dos dois municípios baianos começou com reuniões em domicílios, com reflexões bíblicas. Através destas abençoadas reuniões, nos lares, dos moradores da zona rural, havendo leituras e reflexões bíblicas, paulatinamente, os resultados positivos começaram a aparecer, proporcionando à harmonia familiar, nos lares. Através da continuidade, deste lindo trabalho social, graças a Deus, a Senhora Luzia Dias Freitas e sua equipe tiveram a iluminada idéia da celebração de uma Missa Anual, destinada à comunidade, residente entre as fronteiras dos dois municípios: Santo Antônio de Jesus e Aratuípe. Em cada Missa Anual, aproveitando a presença do Padre Paulo, ocorriam celebrações de casamentos e batizados. E, logo perceberam, que muitas crianças e jovens não tinham registro de Certidão de Nascimento. A Senhora Luzai Freitas e sua equipe contribuíram para que estes habitantes carentes de tudo, inclusive, de informações, conseguiram o primeiro passo da cidadania: o registro da Certidão de Nascimento. Este nobre trabalho perdurou por cerca de dez anos. A Senhora Luzia Freitas e sua equipe, conseguiram, por meio de muita labuta, construir um prédio, contendo um salão, destinado às reuniões e celebrações da localidade Terra Seca.
O trabalho da Senhora Luzia Freitas não pôde continuar, por motivo de transferência, de seu esposo, o competentíssimo Médico, Dr. Adalberto Freitas.
O casal honrado e trabalhador, Dr. Adalberto Freitas e Sra. Luzia Freitas, trabalhou por um período de curta duração, no Município Amargosa. Certamente, Deus tinha outros planos para este casal abençoado pela espiritualidade, destinando-o ao Município Brejões, que faz fronteira com o Município Nova Itarana, sendo que, a estrada Rio - Bahia é a fronteira entre estes dois municípios baianos. Deus planejou e executou outra abençoada equipe de trabalhos sociais, estando a Senhora Luzia Freitas. Neste trabalho social, na fronteira (estrada Rio-Bahia), o nobre exemplo, mais uma vez, permaneceu na vida da Senhora Luzia Freitas e suas equipes: produziam cem litros de mingau, pela manhã e, pela tarde, cem litros de sopa, distribuindo às crianças dos municípios Brejões e Nova Itarana, que arriscavam-se no tráfego de veículos leves e pesados, na estrada Rio-Bahia. Senhora Luzia Freitas e sua equipe, angariando a confiança das crianças, conseguiu convencê-las, da importância dos estudos, retirando-as dos perigos da estrada, oferecendo-as reforço escolar nos dois turnos e a aprendizagem do jogo de xadrez. Senhora Luzia Freitas e equipe conseguiram proporcionar dignidade à infância; à puberdade e à adolescência destes brasileiros, que sofrem, pelo descaso das autoridades, diante do elevadíssimo risco, dos futuros adultos do Estado da Bahia e do Brasil. Durou quatro anos: 2003,2004,2005 e 2006.
Senhora Luzia Freitas esteve com problema de saúde, necessitando retornar ao Município Santo Antônio de Jesus. Embora adoentada, seu espírito não aceita descanso, desobedecendo a junta médica, retornou à localidade Terra Seca, situada entre as fronteiras dos municípios Santo Antônio de Jesus e Aratuípe.
Atualmente (2009 e 2010), está atuando na Paróquia São José do Andaiá, bairro de Santo Antônio de Jesus, sendo Coordenadora da Pastoral do Idoso.
Senhora Luzia Freitas, realmente, possui uma personalidade de fibra; um caráter bondoso. Sem dúvida, a Senhora Luzia Freitas é uma guerreira, que seus campos de batalha são: a cidadania; a educação doméstica; a educação escolar; a educação religiosa; a justiça social; o resgate da auto-estima, a fraternidade, de tantos brasileiros carentes.
Senhora Luzia Freitas, sua família e suas equipes são abençoadas por Deus, proporcionando diversos benefícios à sociedade.
Parabéns!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).

204ª HOMENAGEM: MESTRE PINGUIM, DA CAPOEIRA REGIONAL.

``Homenagem do Clube de Xadrez de Santo Antônio de Jesus, ao Mestre da Capoeira, Frederico Pinheiro Nóbrega Lisboa, batizado pelo Mestre Bimba, com o nome Mestre Pinguim, pelos seus serviços nobres, prestados aos meninos carentes.´´
02/12/2006.

Placa dada pelos membros do Clube de Xadrez de Santo Antônio de Jesus, com os dizeres acima, como reconhecimento do trabalho do Mestre Pinguim à Capoeira Regional, discípulo de Mestre Bimba.
Parabéns!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).

sábado, 9 de janeiro de 2010

203ª HOMENAGEM: OSMÁRIO (MÁRIO) ANDRADE, DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA, BRASIL.


FOTO CEDIDA GENTILMENTE, PELO AMIGO OSMÁRIO (MÁRIO) ANDRADE, ATRAVÉS DE SEU BLOG:
http://www.xadrezdesaj.blogspot.com/

Homenagem ao jovem enxadrista, Osmario Andrade (Mario Andrade), por divulgar o jogo de xadrez, no reconcavo baiano às pessoas de todas as idades e por manter um blog com os principais eventos da regiao. O endereço do blog:
www.xadrezdesaj.blogspot.com
Parabens pelo bom caráter e pela divulgacao do eventos!!
Prof. Fábio Motta (arbitro de xadrez).