Translate

RELÓGIO, HORÁRIO NO BRASIL.





RESPEITEM AS CRIANÇAS!

RESPEITEM AS CRIANÇAS!
CRIANÇA NÃO É LIXO.




CONHEÇA AS MEMÓRIAS DO MUNICÍPIO SANTO ANTÔNIO DE JESUS!

Clique no segundo link à direita do monitor, na lista de blogs!

FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA, BRASIL:

06.04.2002.

Seja bem-vindo! Sua visita é de número:

NÚMERO DE FOTOGRAFIAS E IMAGENS: 535.

O CXSAJBA AGRADECE AOS COLABORADORES, PELAS 536 FOTOGRAFIAS E IMAGENS, DE SUAS REFERÊNCIAS.
PROFESSOR FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

OBJETIVO DESTE BLOG:

NESTE BLOG TEM O PROPÓSITO DE RESGATAR VALORES HUMANOS, ATRAVÉS DE HOMENAGENS E LEVAR CIDADANIA, POIS CIDADANIA É COMPOSTA DO TRIPÉ: A) CONHECER AS LEIS; B) CUMPRIR OS DEVERES; C) REVINDICAR OS DIREITOS. PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

377 ª HOMENAGEM: UNIÃO DA POLÍCIA CIVIL E POLÍCIA MILITAR, NO MUNICÍPIO NAZARÉ DAS FARINHAS (BAHIA - BRASIL).

AS INSTITUIÇOES POLÍCIA CIVIL E POLÍCIA MILITAR SÃO UNIDAS, NO MUNICÍPIO NAZARÉ DAS FARINHAS (BAHIA - BRASIL), COM OPERAÇÕES POLICIAIS BEM-SUCEDIDAS.
ESTAS DUAS INSTITUIÇÕES (POLÍCIA CIVIL E POLÍCIA MILITAR) SÃO BONS EXEMPLOS DE UNIÃO, POR TRABALHAREM UNIDAS E COMBATENDO A CRIMINALIDADE.
TODOS OS POLICIAIS, DAS DUAS INSTITUIÇÕES POLICIAIS, DAS REFERIDAS POLÍCIAS, ESTÃO A CADA TEMPO, MAIS EFICIENTES, DEVIDO AO TRABALHO DE UNIÃO E PROFISSIONALISMO.
DEUS ABENÇÕE TODOS OS POLICIAIS DA POLÍCIA MILITAR E DA POLÍCIA CIVIL, QUE TRABALHAM NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DAS FARINHAS (BA).
PARABÉNS!
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

376ª HOMENAGEM: LÉLIA MARIA DOS SANTOS.

SENHORA LÉLIA MARIA DOS SANTOS NASCEU NA ILHA ITAPARICA (BA), NA PRAIA DA GAMELEIRA, NO MUNICÍPIO VERA CRUZ (BA).
SENHORA LÉLIA TRABALHA NA SECRETARIA MUNICIPAL DE ITAPARICA, LOCADA NO POSTO DE SAÚDE DE MARCELINO. ELA TRABALHA HÁ TREZE ANOS, NA FUNÇÃO DE AGENTE DE SAÚDE.
SENHORA LÉLIA PROPORCIONA QUALIDADE DE VIDA, NA FUNÇÃO DE AGENTE COMUNITÁRIA.
SENHORA LÉLIA ATUOU NA PROFISSÃO DE PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E LECIONOU NAS CLASSES DA 1ª À 4ª SÉRIES (PRIMÁRIO, AS QUATRO SÉRIES DO PRIMEIRO GRAU, OU ENSINO FUNDAMENTAL I).
PARABÉNS!
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

375ª HOMENAGEM: ROSANA ALCÂNTARA.

SENHORA ROSANA ALCÂNTARA NASCEU EM SALVADOR, NO BAIRRO DA LIBERDADE, QUE É O BAIRRO COM O MAIOR NÚMERO DE HABITANTES DA PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL: SALVADOR.
SENHORA ROSANA ALCÂNTARA TRABALHA HÁ TREZE ANOS, COMO AGENTE COMUNITÁRIA. ANTERIORMENTE, TRABALHAVA COMO PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. ATUALMENTE, SENHORA ROSANA ALCÂNTARA TEM EX-ALUNOS, QUE SÃO MÉDICOS, ADVOGADOS, ENGENHEIROS E DEMAIS PROFISSIONAIS LIBERAIS. NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, SENHORA ROSANA ALCÂNTARA TRABALHOU POR DOZE ANOS. ELA FEZ O CURSO DE ADICIONAL E LECIONOU EM SALA DE IDOSOS.
SENHORA ROSANA ALCÂNTARA TRABALHA NA SECRETARIA MUNICIPAL DE ITAPARICA, NA ILHA ITAPARICA (BA).
SENHORA ROSANA ALCÂNTARA É UMA PROFISSIONAL COMPETENTE E UMA CIDADÃ EXEMPLAR.
PARABÉNS!
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

374ª HOMENAGEM: CRISTOVÃO PINHEIRO DA SILVA.

SENHOR CRISTOVÃO PINHEIRO DA SILVA NASCEU EM 27 DE FEVEREIRO DE 1966.
SENHOR CRISTOVÃO É BOM PAI; AMIGO; UM CIDADÃO PREOCUPADO COM A FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES. ELE TRABALHA NA FUNÇÃO DE AGENTE DE PROTEÇÃO (COMISSÁRIO DE MENORES).
SUA VIDA É EXTREMAMENTE DEDICADA AO TRABALHO.
SENHOR CRISTOVÃO TAMBÉM TRABALHA NUM PRESÍDIO DE SALVADOR, CAPITAL BAIANA.
SENHOR CRISTOVÃO ATUA EFICIENTEMENTE, TRABALHANDO, COMO SEGURANÇA DO TERMINAL MARÍTIMO BOM DESPACHO, NA ILHA ITAPARICA (BA).
SENHOR CRISTOVÃO É UM CIDADÃO DEDICADO À QUALIDADE DE VIDA DA FAMÍLIA E DA SOCIEDADE, ATRAVÉS DO TRABALHO.
PARABÉNS!
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

373ª HOMENAGEM: PEDAGOGA ANA LÚCIA SILVA DALTRO.

A PEDAGOGA ANA DALTRO NASCEU EM 25 DE FEVEREIRO DE 1955.
A SENHORA ANA DALTRO É MUITOALEGRE; BOA FAMILIAR; MUITO DEDICADA AO TRABALHO; MUITO RESPONSÁVEL E AMIGA.
A PEDAGOGA ANA LÚCIA SILVA DALTRO TRABALHOU NUM DOS PRESÍDIOS DA CAPITAL BAIANA, RECUPERANDO PRESOS.
A PEDAGOGA ANA DALTRO SEMPRE GOSTOU DE FESTAS: CARNAVAL; NOVENA DE SANTO ANTÔNIO; SÃO JOÃO; SÃO PEDRO; NATAL E OUTRAS.
A SENHORA ANA DALTRP AMA A VIDA. ELA, QUANDO ESTAVA EM TORNO DOS VINTE ANOS, SUPEROU UM CÂNCER DE MAMA. ATUALMENTE, ELA ENFRENTA UM CÂNCER NEUROLÓGICO.
A PEDAGOGA ANA LÚCIA SILVA DALTRO É UMA CIDADÃ EXEMPLAR, ATRAVÉS DE SEU MARAVILHOSO CARÁTER; PERSONALIDADE IDÔNEA.
PARABÉNS!
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

372ª HOMENAGEM: COMERCIANTE FÁBIO SOARES FERRAZ E FAMÍLIA.

O COMERCIANTE FÁBIO SOARES FERRAZ E SEUS FAMILIARES ESTAVAM NO MAIOR SUPERMERCADO, DA ILHA ITAPARICA (BA) COM UM COMPORTAMENTO EXEMPLAR.
ESTA EDUCADA FAMÍLIA, QUE OBTÉM EDUCAÇÃO DOMÉSTICA; EDUCAÇÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO RELIGIOSA ESTAVA NA FILA ÚNICA, DESTINADA AOS CLIENTES QUE ESTÃO COMPRANDO POUCOS PRODUTOS. UM DOS CAIXAS REGISTRADOR TEVE PROBLEMA TÉCNICO. UMA DAS FUNCIONÁRIAS SOLICITOU QUE O SENHOR FÁBIO SOARES FERRAZ DIRIGIR-SE AO OUTRO CAIXA REGISTRADOR.
ATRAVÉS DO PEDIDO DA FUNCIONÁRIA, ELE PRONTAMENTE A ATENDEU. QUANDO ELE E SUA EDUCADÍSSIMA FAMÍLIA PERCEBEU QUE ESTARIAM FURANDO A FILA, POIS TINHAM DOIS CLIENTES À SUA FRENTE. ESPONTANEAMENTE, SENHOR FÁBIO FERRAZ E FAMILIARES RESOLVERAM SOLICITAR OS DOIS CLIENTES À PASSAREM NA FRENTE, POIS NA FILA ANTERIOR, ESTES DOIS CLIENTES CHEGARAM PRIMEIRO.
QUE FAMÍLIA BEM-EDUCADA!
FAZER FILHO É FÁCIL, MAS EDUCAR COM SOLIDEZ, NOS PRINCÍPIOS MORAIS, COMO NA FAMÍLIA DO SENHOR FÁBIO SOARES FERRAZ, INFELIZMENTE, É PARA POUCOS.
SE AS FAMÍLIAS FOSSEM BEM-EDUCADAS, COMO A DESTINTA FAMÍLIA SOARES FERRAZ, CERTAMENTE, O PLANETA TERRA ESTARIA AVANÇADA, EM TODOS OS ASPECTOS.
PARABÉNS!
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

371ª HOMENAGEM: JOANNA DE ÂNGELIS.


Joanna de Ângelis.


Um espírito que irradia ternura e sabedoria, despertando-nos para a vivência do amor na sua mais elevada expressão, mesmo que, para vivê-lo, seja-nos imposta grande soma de sacrifícios. Trata-se do Espírito que se faz conhecido pelo nome JOANNA DE ÂNGELIS, e que, nas estradas dos séculos, vamos encontrá-la na mansa figura de JOANA DE CUSA, numa discípula de Francisco de Assis, na grandiosa SÓROR JUANA INÉS DE LA CRUZ e na intimorata JOANA ANGÉLICA DE JESUS. Conheça agora cada um deste personagens que marcaram a história com o seu exemplo de humildade e heroísmo.

JOANA DE CUSA.

Joana de Cusa, segundo informações de Humberto de Campos, no livro "Boa Nova", era alguém que possuía verdadeira fé. Narra o autor que: "Entre a multidão que invariavelmente acompanhava JESUS nas pregações do lago, achava-se sempre uma mulher de rara dedicação e nobre caráter, das mais altamente colocadas na sociedade de Cafarnaum. Tratava-se de Joana, consorte de Cusa, intendente de Ântipas, na cidade onde se conjulgavam interesses vitais de comerciantes e de pescadores".


O seu esposo, alto funcionário de Herodes, não lhe compartilhava os anseios de espiritualidade, não tolerando a doutrina daquele Mestre que Joana seguia com acendrado amor. Vergada ao peso das injunções domésticas, angustiada pela incompreensão e intolerância do esposo, buscou ouvir a palavra de conforto de JESUS que, ao invés de convidá-la a engrossar as fileiras dos que O seguiam pelas ruas e estradas da Galiléia, aconselhou-a a seguí-Lo a distância, servido-O dentro do próprio lar, tornando-se um verdadeiro exemplo de pessoa cristã, no atendimento ao próximo mais próximo: seu esposo, a quem deveria servir com amorosa dedicação, sendo fiel a Deus, amando o companheiro do mundo como se fora seu filho. JESUS traçou-lhe um roteiro de conduta que lhe facultou viver com resignação o resto de sua vida. Mais tarde, tornou-se mãe.


Com o passar do tempo, as atribuições se foram avolumando. O esposo, após uma vida tumultuada e inditosa, faleceu, deixando Joana sem recursos e com o filho para criar. Corajosa, buscou trabalhar. Esquecendo "o conforto da nobreza material, dedicou-se aos filhos de outras mães, ocupou-se com os mais subalternos afazeres domésticos, para que seu filhinho tivesse pão". Trabalhou até a velhisse. Já idosa, com os cabelos embranquecidos, foi levada ao circo dos martírios, juntamente com o filho moço, para testemunhar o amor por JESUS, o Mestre que havia iluminado a sua vida acenando-lhe com esperanças de um amanhã feliz. Narra Humberto de Campos, no livro citado:


"Ante o vozerio do povo, foram ordenadas as primeiras flagelações.
- Abjura!... - excalama um executor das ordens imperiais, de olhar cruel e sombrio.
A antiga discípula do Senhor contempla o céu, sem uma palavra de negação ou de queixa. Então o açoite vibra sobre o rapaz seminu, que exclama, entre lágrimas: - "Repudia a JESUS, minha mãe!... Não vês que nós perdemos?! Abjura!... por mim, que sou teu filho!..."
Pela primeira vez, dos olhos da mártir corre a fonte abundante das lágrimas. As rogativas do filho são espadas de angustia que lhe retalham o coração.
Após recordar sua existência inteira, responde:
"- Cala-te, meu filho! JESUS era puro e não desdenhou o sacrifício. Saibamos sofrer na hora dolorosa, porque, acima de todas as felicidades transitórias do mundo, é preciso ser fiel a DEUS!"
Logo em seguida, as labaredas consomem o seu corpo envelhecido, libertando-a para a companhia do seu Mestre, a quem tão bem soube servir e com quem aprendeu a sublimar o amor.

UMA DISCÍPULA DE FRANCISCO DE ASSIS.

Séculos depois, Francisco, o "Pobrezinho de Deus", o "Sol de Assis", reorganiza o "Exército de Amor do Rei Galileu", ela também se candidata a viver com ele a simplicidade do Evangelho de Jesus, que a tudo ama e compreende, entoando a canção da fraternidade universal.

SOROR JUANA INÉS DE LA CRUZ.

No século XVII ela reaparece no cenário do mundo, para mais uma vida dedicada ao Bem. Renasce em 1651 na pequenina San Miguel Nepantla, a uns oitenta quilômetros da cidade do México, com o nome de JUANA DE ASBAJE Y RAMIREZ DE SANTILLANA, filha de pai basco e mãe indígena.
Após 3 anos de idade, fascinada pelas letras, ao ver sua irmã aprender a ler e escrever, engana a professora e diz-lhe que sua mãe mandara pedir-lhe que a alfabetizasse. A mestra, acostumada com a precocidade da criança, que já respondia ás perguntas que a irmã ignorava, passa a ensinar-lhe as primeiras letras.
Começou a fazer versos aos 5 anos.
Aos 6 anos, Juana dominava perfeitamente o idioma pátrio, além de possuir habilidades para costura e outros afazeres comuns às mulheres da época. Soube que existia no México uma Universidade e empolgou-se com a idéia de no futuro, poder aprender mais e mais entre os doutores. Em conversa com o pai, confidenciou suas perspectivas para o futuro. Dom Manuel, como um bom espanhol, riu-se e disse gracejando:
-"Só se você se vestir de homem, porque lá só os rapazes ricos podem estudar." Juana ficou surpresa com a novidade, e logo correu à sua mãe solicitando insistentemente que a vestisse de homem desde já, pois não queria, em hipótese alguma, ficar fora da Universidade.
Na Capital, aos 12 anos, Juana aprendeu latim em 20 aulas, e português, sozinha. Além disso, falava nahuatl, uma língua indígena. O Marquês de Mancera, querendo criar uma corte brilhante, na tradição européia, convidou a menina-prodígio de 13 anos para dama de companhia de sua mulher.
Na Corte encantou a todos com sua beleza, inteligência e graciosidade, tornando-se conhecida e admirada pelas suas poesias, seus ensaios e peças bem-humoradas. Um dia, o Vice-rei resolveu testar os conhecimentos da vivaz menina e reuniu 40 especialistas da Universidade do México para interrogá-la sobre os mais diversos assuntos. A platéia assistiu, pasmada, àquela jovem de 15 anos responder, durante horas, ao bombardeio das perguntas dos professores. E tanto a platéia como os próprios especialistas aplaudiram-na, ao final, ficando satisfeito o Vice-rei.
Mas, a sua sede de saber era mais forte que a ilusão de prosseguir brilhando na Corte.
A fim de se dedicar mais aos seus estudos e penetrar com profundidade no seu mundo interior, numa busca incessante de união com o divino, ansiosa por compreender Deus através de sua criação, resolveu ingressar no Convento das Carmelitas Descalças, aos 16 anos de idade. Desacostumada com a rigidez ascética, adoeceu e retornou à Corte. Seguindo orientação de seu confessor, foi para a ordem de São Jerônimo da Conceição, que tem menos obrigações religiosas, podendo dedicar-se às letras e à ciência. Tomou o nome de SÓROR JUANA INÉS DE LA CRUZ.
Na sua confortável cela, cercada por inúmeros livros, globos terrestres, instrumentos musicais e científicos, Juana estudava, escrevia seus poemas, ensaios, dramas, peças religiosas, cantos de Natal e música sacra. Era freqüentemente visitada por intelectuais europeus e do Novo Mundo, intercambiando conhecimentos e experiências.
A linda monja era conhecida e admirada por todos, sendo os seus escritos popularizados não só entre os religiosos, como também entre os estudantes e mestres das Universidades de vários lugares. Era conhecida como a "Monja da Biblioteca".
Se imortalizou também por defender o direito da mulher de ser inteligente, capaz de lecionar e pregar livremente.
Em 1695 houve uma epidemia de peste na região. Juana socorreu durante o dia e a noite as suas irmãs reliogiosas que, juntamente com a maioria da população, estavam enfermas. Foram morrendo, aos poucos, uma a uma das suas assistidas e quando não restava mais religiosas, ela, abatida e doente, tombou vencida, aos 44 anos de idade.

SÓROR JOANA ANGÉLICA DE JESUS.

Passados 66 anos do seu regresso à Pátria Espiritual, retornou, agora na cidade de Salvador na Bahia, em 1761, como JOANA ANGÉLICA, filha de uma abastada família. Aos 21 anos de idade ingressou no Convento da Lapa, como franciscana, com o nome de SÓROR JOANA ANGÉLICA DE JESUS, fazendo profissão de Irmã das Religiosas Reformadas de Nossa Senhora da Conceição. Foi irmã, escrivã e vigária, quando, e, 1815, tornou-se Abadessa e, no dia 20 de fevereiro de 1822, defendendo corajosamente o Convento, a casa do Cristo, assim como a honra das jovens que ali moravam, foi assassinada por soldados que lutavam contra a Independência do Brasil.


Nos planos divinos, já havia uma programação para esta sua vida no Brasil, desde antes, quando reencarnara no México como Sóror Juana Inés de La Cruz. Daí, sua facilidade estrema para aprender português. É que, nas terras brasileiras, estavam reencarnados, e reencarnariam brevemente, Espíritos ligados a ela, almas comprometidas com a Lei Divina, que faziam parte de sua família espiritual e aos quais desejava auxiliar.
Dentre esses afeiçoados a Joanna de Ângelis, destacamos Amélia Rodrigues, educadora, poetisa, romancista, dramaturga, oradora e contista que viveu no fim do século passado ao início deste.

JOANNA NA ESPIRITUALIDADE.

Quando, na metade do século passado, "as potências do Céu" se abalaram, e um movimento de renovação se alastrou pela América e pala Europa, fazendo soar aos "quatro cantos" a canção da esperança com a revelação da vida imortal, Joanna de Ângelis integrou a equipe do Espírito de Verdade, para o trabalho de implantação do Cristianismo redivivo, do Consolador prometido por Jesus. E ela, no livro "Após a Tempestade", em sua última mensagem, referindo-se aos componentes de sua equipe de trabalho diz:


"Quando se preparavam os dias da Codificação Espírita, que ando se convocavam trabalhadores dispostos à luta, quando se anunciavam as horas preditas, quando se arregimentavam seareiros para Terra, escutamos o convite celeste e nos apressamos a oferecer nossas parcas forças, quanto nós mesmos, a fim de servir, na ínfima condição de sulcadores do solo onde deveriam cair as sementes de luz do Evangelho do Reino."
Em "O Evangelho Segundo o Espiritismo" vamos encontrar duas mensagens assinadas por "Um Espírito amigo". A primeira, no Cap. IX, item 7 com o título "A paciência", escrita em Havre, 1.862. A segunda no Cap. XVIII itens 13 e 15 intitulada "Dar-se-á àquele que tem", psicografada no mesmo ano que a anterior, na cidade de Bordéus. Se observarmos bem, veremos a mesma Joanna que nos escreve hoje, ditando no passado uma bela página, como o modelo das nossas atitudes, em qualquer situação. No mundo Espiritual, Joanna estagia numa bonita região, próxima da Crosta terrestre.


Quando vários Espíritos ligados a ela, antigos cristãos equivocados se preparavam para reencarnar, reuniu a todos e planejou construir na Terra, sob o céu da Bahia no Brasil, uma cópia, embora imperfeita, da Comunidade onde estagiava no Plano Espiritual, com o objetivo de, redimindo os antigos cristãos, criar uma experiência educativa que demonstrasse a viabilidade de se viver numa comunidade, realmente cristã, nos dias atuais. Espíritos gravemente enfermos, não necessariamente vinculados aos seus orientadores encarnados, viriam na condições de órfãos, proporcionando oportunidade de burilamento, ao tempo em que, eles próprios, se iriam liberando das injunções cármicas mais dolorosas e avançando na direção de Jesus.
Engenheiros capacitados foram convidados para traçarem os contornos gerais dos trabalhos e instruírem os pioneiros da futura Obra.


Quando estava tudo esboçado, Joanna procurou entrar em contato com Francisco de Assis, solicitando que examinasse os seus planos e auxiliasse na concretização dos mesmos, no Plano Material.
O "Pobrezinho de Deus" concordou com a Mentora e se prontificou a colaborar com a Obra, desde que "nessa Comunidade jamais fosse olvidado o amor aos infelizes do mundo, ou negada a Caridade aos "filhos do Calvário", nem se estabelecesse a presunção que é vérmina a destruir as melhores edificações do sentimento moral'.


Quase um século foi passado, quando os obreiros do Senhor iniciaram na Terra, em 1947, a materialização dos planos de Joanna, que inspirava e orientava, secundada por Técnicos Espirituais dedicados que espalhavam ozônio especial pela psicosfera conturbada da região escolhida, onde seria construída a "Mansão do Caminho", nome dado à alusão à "Casa do Caminho" dos primeiros cristãos.


Nesse ínterim, os colaboradores foram reencarnando, em lugares diversos, em épocas diferente, com instrução variada e experiências diversificadas para, aos poucos, e quando necessário, serem "chamados" para atender aos compromissos assumidos na espiritualidade. Nem todos, porém, residiriam na Comunidade, mas, de onde se encontrassem, enviariam a sua ajuda, estenderiam a mensagem evangélica, solidários e vigilantes, ligados ao trabalho comum.


A Instituição crescendo sempre comprometida a assistir os sofredores da Terra, os tombados nas provações, os que se encontram a um passo da loucura e do suicídio. Graças às atividades desenvolvidas, tanto no plano material como no plano espiritual, com a terapia de emergência a recém-desencarnados e atendimentos especiais, a "Mansão do Caminho" adquiriu uma vibração de espiritualidade que suplantas humanas vibrações dos que ali residem e colaboram.



Texto extraído do livro: "A Veneranda Joanna de Ângelis"

Autoria de Celeste Carneiro em Parceria com Divaldo Pereira Franco.

REFERÊNCIA:
http://manancialdeluz.blogspot.com/2009/05/joana-de-angelis-veneranda-mentora.html
http://www.espiritismogi.com.br/biografias/joanna.htm
PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
-----------------------------------------------------------------
O ESPÍRITO JOANNA DE ÂNGELIS É UM ESPÍRITO DE LUZ, QUE PROPORCIONA MUITOS CONSELHOS SÁBIOS AOS SEUS LEITORES E AOS SEUS ADMIRADORES!
É UM ESPÍRITO ESPLÊNDIDO!
PARABÉNS!
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

370ª HOMENAGEM: LUIZ ANTÔNIO GASPARETTO.



Luiz Antonio Alencastro Gasparetto (São Paulo, 16 de agosto de 1949) é um psicólogo de formação, médium psicopictográfico, escritor e locutor brasileiro. Durante quase três anos, foi apresentador de televisão do programa Encontro Marcado da RedeTV!, que propunha ajudar casos comuns em família ou sociedade.

Gasparetto obteve reputação mundial no final da década de 1970 e durante quase toda a década de 1980 por excursionar a Europa com Elsie Dubugras a fim de mostrar os trabalhos que, supostamente, famosos artistas pláticos — como Renoir, Da Vinci, Rembrandt, Toulouse-Lautrec, Modigliani, Picasso, Monet,[1] entre outros — realizavam através de sua mediunidade.[2]

A partir da década de 80, rompe com a doutrina espírita e empenha-se em projetos ligados à psicologia, auto-ajuda e espiritualidade, escrevendo livros e ministrando cursos com o objetivo do desenvolvimento do ser. Mais recentemente, porém, em 2009, realizou algumas pinturas mediúnicas em seu Espaço Vida e Consciência. Atualmente, mantém suas atividades ligadas à Nova Era com uma literatura metafísica e com a criação do "teatro de auto-ajuda"[3] ampliando, também, seu veículo de comunicação com o programa de rádio Gasparetto Conversando Com Você na Rádio Mundial.

Biografia.

Infância e juventude.

Luiz Gasparetto nasceu no Bairro do Ipiranga, São Paulo, em 16 de agosto de 1949, de uma família de imigrantes italianos. Seus pais, Aldo e Zíbia Gasparetto, educaram-no dentro da doutrina espírita, que os permitiram entender as preliminares capacidades mediúnicas da criança.[4] Aos treze anos, os biógrafos anotam que Luiz teria pintado um belo quadro que havia sido influenciado pelo espírito de Claude Monet.[4] Com tal demonstração, foi levado até o famoso Chico Xavier que lhe deu certas instruções e que lhe deu o nome de vários espíritos que pintavam por seu intermédio.[4] Elsie Dubugras levou-o a uma viagem de dois meses pela Europa, onde Luiz passou a assinar quadros com os nomes de Renoir, Da Vinci, Rembrandt, Toulouse-Lautrec, Modigliani, Picasso, Monet, entre outros.[5]

Disse numa entrevista, já adulto: "As pessoas pensam que quando você morre, você se transforma, mas isto não é verdade, permanecemos os mesmos: apenas evoluimos com base nas experiências que fizemos... No entanto, na dimensão em que eles [os pintores falecidos] estão, eles assemelham-se diferentes na forma física. Toulouse-Lautrec, por exemplo, quando se aproxima de mim, não tem nenhum problema nas pernas. Parece-me uma pessoa muito alegre e cheia de humor."[6]

Espaço Vida e Consciência.

O descontentamento com o que acreditava ser uma tradição imutável, levou-o, afinal, a conjugar dois caminhos trilhados a princípio de forma independente: a carreira profissional e o exercício da atividade mediúnica. Formado em Psicologia e tendo freqüentado alguns cursos em Esalen (EUA), um dos centros mais famosos de irradiação das chamadas "terapias alternativas", acabou redefinindo o rumo de sua carreira.

A criação do Espaço Vida e Consciência, na década de 1980, definiu essa nova etapa. A partir de então, distanciando-se da prática clínica convencional e da moral espírita cristã, as suas atividades passaram a integrar o chamado circuito "neo-esotérico", através da promoção de cursos, palestras e workshops com temas relativos à espiritualidade, à saúde e a problemas que envolvem as relações cotidianas - afetivas, familiares e de trabalho.

Por mais de uma década, as suas atividades espiritualistas mantiveram-se em paralelo àquelas desenvolvidas no Centro Espírita dirigido por sua família. Gradativamente, porém, também as atividades deste último começaram a ser modificadas. O distanciamento começou com a mudança de sua denominação para Centro de Desenvolvimento Espiritual "Os Caminheiros", mais adequada às práticas terapêuticas que passou a desenvolver, e que fogem ao repertório espírita, como o "passe com luzes" (prática que associa o passe espírita à cromoterapia) e sessões de "visualização criativa". Oriundas do universo das "terapias alternativas", essas técnicas introduzem a abordagem de questões psicológicas.

O passo seguinte, envolvendo o fechamento do centro em 1995, marcou o rompimento definitivo da família Gasparetto com a doutrina espírita, principalmente no que se refere ao exercício da mediunidade como prática de doação. Desde meados da década de 1980 os livros de Zíbia e Luiz Gasparetto passaram a ser editados por uma editora de propriedade da família, transferindo-se assim a renda das atividades filantrópicas para a apropriação pessoal dos direitos autorais.

Uma vez fechado o centro "Os Caminheiros", a entidade "Calunga" teria passado a protagonizar cursos e palestras no Espaço Vida e Consciência, que, como as demais atividades ali desenvolvidas, se destinam a grandes platéias e são pagos.

O comportamento.

De modo geral, as suas atividades se desenvolvem em clima de espetáculo. Combinando técnicas de terapia com encenação, improvisação retórica e referências que remetem a uma espiritualidade difusa, os seus cursos, palestras e shows não deixam de ter feições próprias. Engraçado, histriônico, Gasparetto é dono de uma extraordinária habilidade de comunicação e de sedução. Propositadamente, fala errado. Usa palavrões. Faz trejeitos, recorre ao sotaque Ítalo-paulistano para construir "tipos", em geral personagens do universo cotidiano, identificados com o seu público.

Gasparetto cria situações de interpelação direta da platéia jogando com a ironia, a surpresa, o medo do ridículo como a do garoto chorão, Gabriel Silas Campelo Martins. O ambiente, porém, é descontraído. Ri-se muito durante as suas palestras, cursos e shows à medida que se constroem, em geral por meio de diálogos imaginários, os estereótipos que retratam o público que o freqüenta: a "dona de casa", os "filhos", o "marido", a "sogra", a "vizinha", o "chefe", a "colega de trabalho", etc.

Encontro Marcado.

Em 2005 a RedeTV! concedeu-lhe um programa de auditório onde apresentava um jogo de idéias e confrontação. No programa, decidia o rumo e a solução que seria aplicada em cada caso de problema espiritual ou emocional, com base nas respostas que obtém de cada um dos seus entrevistados.O programa acabou em 2008.

Atualidade.

Novidades também foram introduzidas no campo dos estudos: além das atividades tradicionais - ensino da doutrina e escola de desenvolvimento mediúnico -, passou-se a promover a atualização das equipes de voluntários por meio da promoção de palestras semanais. Realizadas por profissionais convidados, estas abordavam temas que remetem ao universo "neo-esotérico": ufologia, astrologia, tarô, cristais, etc. À clientela, por sua vez, também passaram a ser oferecidos cursos rápidos, em média de quatro semanas, voltados aos temas da auto-ajuda.

Alguns anos mais tarde essas mudanças foram complementadas pela transferência formal da direção do Centro para Luiz Gasparetto. Ritualmente, o processo foi sinalizado pela mudança da tutela da casa, cujo dirigente-espiritual passou a ser a entidade "Calunga (Gasparetto)", que se diz um preto-velho, figura que remete ao universo da umbanda. Este é, portanto, um personagem excluído do panteão espírita, já que são oriundos do meio "erudito" aqueles que figuram, de modo geral, como "guias espirituais" - pintores e escritores brasileiros e estrangeiros e, dentre os profissionais liberais, especialmente médicos.

A "mistura" do ideário e de práticas da auto-ajuda com uma personagem que tem por referência o universo mítico da umbanda resulta numa alternativa imprevista. Porém, não implica neste caso a adesão a prescrições rituais e doutrinárias desse sistema religioso. Embora sua "manifestação" seja marcada pela performance corporal e o linguajar típico desse personagem, "Calunga (Gasparetto)" constitui, na verdade, uma figura metafórica. Sua condição de outsider do panteão espírita serve à ritualização do afastamento da "tradição" espírita, autorizando, dessa forma, a incorporação de idéias e de práticas de outros sistemas simbólicos, seculares (como é o caso da "auto-ajuda") e/ou religiosos.

Fase atual.

Atualmente, apresenta um programa semanal de rádio, na Rádio Mundial FM 97.5, de São Paulo/SP nos seguintes dias: quartas-feiras das 10 às 11hs e reprises aos domingos das 16h às 17hs. Semanalmente tem uma coluna na revista Ana Maria com textos motivacionais. Além de continuar ministrando suas palestras no Espaço Vida e Consciência filiais Rio de Janeiro e São Paulo. Desenvolve também espetáculos com a Companhia das Luzes, sempre com temas espiritualistas que misturam, teatro, dança e música.

Pensamento.
Doutrina espírita.

Tendo se dedicado inicialmente à Doutrina espírita, Gasparetto redefiniu o curso de sua trajetória religiosa na década de 1980. O marco inicial desse processo remonta à década anterior, período em que realizou uma série de viagens ao exterior (Europa e Estados Unidos) com o objetivo de conhecer melhor outras doutrinas espiritualistas. Estas lhe propiciaram o contato com novas idéias e práticas religiosas e espiritualistas, além da observação de outros valores e formas de se praticar a mediunidade. De volta ao Brasil, passou a manifestar publicamente suas opiniões acerca da prática da doutrina espírita tradicional.

A crítica de Gasparetto ao Espiritismo refere-se ao "moralismo espírita" derivado da tradição do Catolicismo no Brasil que, segundo ele, inibe a discussão sobre sexo ou dinheiro em meios espíritas.[7] Segundo ele, "em sociedades liberais como os Estados Unidos, por exemplo, as coisas são mais abertas e existe a possibilidade de se entender e discutir abertamente essa etapa da vida que, no nosso país, se vê escondida pela falsa moralidade."[8] Gasparetto vê na postura conservadora da doutrina espírita um meio de transmitir uma mensagem libertadora que não possui maior chance de aproveitamento em seus ensinamentos porque os espíritos são contundamente crentes nas normas católicas.[8]

Para ele, o Kardecismo "é muito antiquado [...] não sai daquela caminhada, sempre igual: não muda o jeito do passe, não muda [a forma de tratamento, não se conhece nada de energia eletromagnética [...]"[9] Críticas da mesma ordem são dirigidas às obras publicadas pelo francês Allan Kardec, as quais, segundo ele, são ultrapassadas: "Quando digo que sou kardecista é por causa da pesquisa, do questionamento, da comparação, da busca e do método utilizado por Kardec [...] Agora, o conteúdo é coisa de época [...]."[10]

Livros publicados.

Todos publicados pela Editora Vida e Consciência:
* Atitude, ISBN 8585872179
* Metafísica da Saúde, Vol.1
* Metafísica da Saúde, Vol.2 ISBN 858587273X
* Metafísica da Saúde, Vol. 3 ISBN 858587287X
* Para Viver sem Sofrer, ISBN 85-85872-78-0
* Prosperidade Profissional
* Você Está onde se Põe

Notas.

01. ↑ Braude, 2003, p.168.
02. ↑ Leão, 2005, p.418.
03. ↑ Sandra Jacqueline Stoll, "Encenando o Invisível". Acessado em 21 de Novembro, 2009.
04. ↑ a b c Encyclopédie de l’Au-delà, Jean Pierre Girard, Editions Trajectoires, 2006. Página 524 à 527
05. ↑ Encyclopédie de l’Au-delà, Jean Pierre Girard, Editions Trajectoires, 2006. Página 526
06. ↑ Encyclopédie de l’Au-delà, Jean Pierre Girard, Editions Trajectoires, 2006. Page 527
07. ↑ STOLL, 2004, p. 193/194
08. ↑ a b O assunto é… Espiritismo, n° 21, s/d, p. 43.
09. ↑ Revista Planeta, 1990, p.11
10. ↑ Revista Planeta, 1990, p.11


Bibliografia.

* STOLL, S. J. Espiritismo à brasileira. São Paulo: Edusp, 1999.
* ________. Narrativas biográficas: a construção da identidade espírita no Brasil e suafragmentação. IN: Estudos Avançados, São Paulo, v. 52, n. 18, p.181-199. 2004.
* Luisa Pessoa, Mediunidade e psicopictografia: reflexões preliminares acerca da pintura mediúnica. Revista Proa , nº 01, vol. 01.
* DENIS, L. O Espiritismo na Arte. Niterói, RJ: Lachatre, 1994.
* BRAUDE, Stephen E. Immortal remains: the evidence for life after death (Rowman & Littlefield, 2003), 328 páginas. ISBN 0742514722, ISBN 9780742514720
* LEÃO, Clemente Leão. O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias (Senac, 2005), 608 páginas. ISBN 8573594209, ISBN 978857359420 .

Ligações externas.

* Portal Vida e Consciência
* Revista Ana Maria/Gasparetto
* Radio Mundial/Gasparetto
* Blog Oficial Gasparetto


REFERÊNCIA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Antonio_Gasparetto
PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
-----------------------------------------------
O MEDIUM LUIZ ANTÔNIO ALENCASTRO GASPARETTO É MUITO DEDICADO À DIVULGAÇÃO DE MENSAGENS ESPIRITUAIS, COM A FINALIDADE DE AUXILIAR À SOCIEDADE, NA EVOLUÇÃO E NA CONSCIÊNCIA, DO QUE SE PASSAM NAS DIMENSÕES SUTIS DA ESPIRITUALIDADE.
PARABÉNS!
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

369ª HOMENAGEM: ANISDETE DE JESUS.

A SENHORA ANISDETE DE JESUS NASCEU EM 26 DE JUNHO DE 1945, EM SUA RESIDÊNCIA, NA RUA ALTO DAS POMBAS, 20, BAIRRO DA FEDERAÇÃO. SALVADOR, BAHIA, BRASIL.
ELA VIVEU A ADOLESCÊNCIA, SENDO EDUCADA, POR SUA AVÓ PATERNA (SRª MARIA ISABEL TRINDADE).
ANISDETE, AOS QUATRO ANOS, ESTUDAVA EM CASA, QUANDO FOI ALFABETIZADA. ELA ERA MUITO PINTONA, ENTÃO, SUA AVÓ DEU-LHE A ´´CARTA DO ABC´´ (MUITO USADA, NA ÉPOCA), PARA SUSSEGAR-LHE. NESTA ÉPOCA, A LEITORA DA CARTILHA DO ABC, A CRIANÇA ANISDETE FOI À ESCOLA PERMÍNIO LEITE, NO LARGO DOIS DE JULHO, SITUADA NA RUA DO SODRÉ, CENTRO, SALVADOR. NESTA ESCOLA, ANISDETE APRENDEU A ´´CARTILHA DO POVO´´.
NA ESCOLA PERMÍNIO LEITE, QUANDO ANISDETE FAZIA ALGUMA ESTRIPULIA, FICAVA DE CASTIGO, EM CIMA DOS MILHOS, COM O LIMÃO EM BAIXO DO QUEIXO. SE O LIMÃO CAÍSSE NO CHÃO, TOMAVA PALMATÓRIA.
QUANDO ADOLESCENTE, ANISDETE, FOI TRABALHAR COM A COSTUREIRA DONA LURDES (NÃO LEMBRA O SOBRENOME DA COSTUREIRA), QUE APRENDEU A CORTAR OS TECIDOS; ALINHAVAR. ELA TRABALHOU NUM ATELIÊ, NO LARGO DOIS DE JULHO; NA SUBIDA DA GRAÇA, TRABALHOU EM CASA DE FAMÍLIA ( NO LAR DA FAMÍLIA MAIA, DE DONA RAMILDA E SEU ESPOSO), QUANDO JÁ SABIA O CURSO DE CORTE E COSTURA.
ANISDETE TRABALHAVA COM A MÁQUINA DE CORTE E COSTURA , DE SEGUNDA-MÃO, EM CASA.
ANISDETE FEZ O CURSO DE ENFERMAGEM
ANISDETE TAMBÉM TRABALHOU COMO DIARISTA.
A SENHORA ANISDETE TRABALHAVA NA ESPIRITUALIDADE , COM O CABOCLO BOIADEIRO MINEIRO DA CHAPADA. O DONO DA CABEÇA É OGUM MARIÔ.
A JOVEM FEZ CURSO DE ENFERMAGEM NO COLÉGIO ANTÔNIO VIEIRA, BAIRRO DO GARCIA, EM SALVADOR.
ELA COMEÇOU COMO ATENDENTE DE ENFERMAGEM. ELA FEZ ESTÁGIOS, NO HOSPITAL CLIMÉRIO DE OLIVEIRA E NO HOSPITAL MENANDRO DE FARIAS. ELA SAIA DE CASA ÀS QUATRO HORAS (4HS) DA MANHÃ), PARA CUMPRIR OS SEUS ESTÁGIOS, NA ÁREA DE ENFERMAGEM.
NESTE PERÍODO, ELA SOBREVIVIA, COM O DINHEIRO ADQUIRIDO EM SUA RELIGIÃO, ATRAVÉS DE CONSULTAS RELIGIOSAS.
EM 1975, SENHORA ANISDETE TERMINOU O ESTÁGIO E FOI TRABALHAR NO HOSPITAL IPERBA, DURANTE SEIS (6) MESES.
SENHORA ANISDETE VIAJOU PARA A REGIÃO NORTE, AO ESTADO DO AMAZONAS, QUE TRABALHOU EM MANAUS (CAPITAL DO REFERENTE ESTADO), DURANTE DOIS ANOS, NO HOSPITAL ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE PORTUGUESA.
A SENHORA ANISDETE RETORNOU AO ESTADO DA BAHIA E, TRABALHOU EM SALVADOR, NO HOSPITAL IBIT, ATENDENDO PACIENTES COM DOENÇAS PULMONARES: BRONQUITE, PNEUMONIA, TUBERCULOSE, CÂNCER E OUTRAS). NO HOSPITAL IBIT, ELA TRABALHOU DURANTE DOIS ANOS.
EM 1981, A SENHORA ANISDETE DE JESUS TRABALHOU NA ÁREA DE ENFERMAGEM, DURANTE VINTE E CINCO (25) ANOS, NO HOSPITAL ROBERTO SANTOS (SITUADO NO BAIRRO CABULA VI, EM SALVADOR, BAHIA).
A SENHORA ANISDETE DE JESUS ERA SELETÓRIA E PASSOU A SER ESTACTÁRIA.
A SENHORA ANISDETE É SACERDOTISA (MÃE DE SANTO) DO CANDOMBLÉ. ELA TERMINOU SUAS OBRIGAÇÕES DE VINTE E UM ANOS (21) ANOS.
GRAÇAS AO POLÍTICO BAIANO, O SENHOR ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES, ELA CONSEGUIU TRABALHAR NO HOSPITAL ROBERTO SANTOS, COMO TÉCNICA DE ENFERMAGEM.
DONA ANISDETE DANÇOU NO TERREIRO DE IRMÃ MENININHA, QUANDO AINDA ERA BIAN (QUANDO NÃO ERA FEITA). AOS VINTE E SETE (27) ANOS, ENTROU NO CANDOMBLÉ, ATUALMENTE (2011), ELA TEM TRINTA E OITO (38) ANOS DE FEITA.
DONA ANISDETE DE JESUS É UMA SENHORA COMUNICATIVA; AMIGA; BOA FILHA; BOA NETA; MUITO RELIGIOSA.
SENHORA ANISDETE É TÉCNICA DE ENFERMAGEM CAPACITADÍSSIMA.
COMO SACERDOTISA (MÃE DE SANTO), A SENHORA ANISDETE SOMENTE FAZ O BEM. ELA É ÓTIMA MÃE E ÓTIMA AVÓ. ATUALMENTE, TEM SESSENTA E CINCO (65) ANOS.
PARABÉNS!
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

368ª HOMENAGEM: ZÍBIA GASPARETTO, EMPRESÁRIA, ESCRITORA E MEDIUM ESPÍRITA.


Biografia Zíbia Gasparetto

Zíbia Gasparetto, empresária e escritora espiritualista paulista. Iniciou sues escritos mediúnicos depois de um estudo que vazia com seu marido e sentiu uma dor forte no cotovelo, fazendo com que sua mão nao parasse de tremer, ocasião em que seu marido lhe deu lápis e papel e desse modo escreveu seu primeiro romance, O Amor Venceu.

Suas obras publicadas são: O Amor Venceu, O Morro das Ilusões, Bate-papo com o Além, Entre o Amor e a Guerra, O Matuto, Esmeralda, O Mundo Em Que Eu Vivo, Pedaçõs do Cotidiano, Laços Eternos, O Fio do Destino, Voltas Que A Vida Dá, Espinhos Do Tempo, Quando A Vida Escolhe, Somos Todos Inocentes, Pelas Portas do Coração, A Verdade de Cada Um, Sem Medo de Viver, Conversando Contigo, Pare de Sofrer, O Advogado de Deus, Quando Chega A Hora, Ningém é de Ninguém, Quando é Preciso Voltar, Tudo Tem Seu Preço, Tudo Valeu à Pena, Um Amor de Verdade, Nada é Por Acaso, O Amanhã A Deus Pertence, O Reporter de Outro Mundo, Onde Está Tereza?, Vencendo o Passado, Eles Continuam Entre Nós, Se Abrindo Para A Vida.

REFERÊNCIA:
http://www.oyo.com.br/autores/espiritualidade-e-autoajuda/zibia-gasparetto/
http://pensador.uol.com.br/autor/Zibia_Gasparetto/biografia/
---------------------------------------------------------------
A MEDIUM ESPÍRITA E ESPIRITUALISTA PROPORCIONA MUITA SABEDORIA, EM SEUS LIVROS MEDIÚNICOS, ORIUNDOS DE ESPÍRITOS ILUMINADOS.
SUA VIDA É EXEMPLAR!
A MEDIUM ZÍBIA GASPARETTO É BOA FAMILIAR; BOA EMPRESÁRIA; COMPETENTE ESCRITORA.
PARABÉNS!
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

367ª HOMENAGEM: ADVOGADA PATRÍCIA TEIXEIRA DA CRUZ.

A ADVOGADA PATRÍCIA TEIXEIRA DA CRUZ É HONESTÍSSIMA E DEDICADA À FAMÍLIA.
ELA É APAIXONADA PELA NATUREZA.
A BACHARELA EM DIREITO É UMA DEFENSORA DOS ANIMAIS.
A ADVª PATRÍCIA TEIXEIRA DA CRUZ TRABALHA NA ÁREA TRABALHISTA.
DESDE CRIANÇA, ELA SEMPRE FOI ESTUDIOSA E TORNOU-SE UMA DAS ESTUDANTES MAIS APLICADA DO COLÉGIO DOIS DE JULHO, SITUADO NO BAIRRO GARCIA, EM SALVADOR, BAHIA, BRASIL.
A ADVOGADA PATRÍCIA É TRABALHADORA.
UMA DAS SUAS MAIORES QUALIDADES É A INTEGRIDADE.
A ADVOGADA PATRÍCIA TEIXEIRA DA CRUZ É UMA CIDADÃ EXEMPLAR!
PARABÉNS!
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

366ª HOMENAGEM: MÉDICO BEZERRA DE MENEZES.


RESUMO BIOGRÁFICO:
O Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu no dia 29 de Agosto de 1831, em Riacho do Sangue, no Ceará, descendente de antiga família das primeiras que vieram do Sul povoar aquele Estado.
Em 1838, entrou para a escola pública da Vila do Frade. Diplomou-se, em 1856, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. No dia 6 de novembro de 1858, casou-se com Dª Maria Cândida de Lacerda, que faleceu em 24 de março de 1863, deixando-lhe dois filhos (em de 3 anos e um de 1 ano).

Conheceu o espiritismo em 1875 e, em 16 de Agosto de 1886, diante de um público extraordinário, proclamou a sua adesão ao Espiritismo.

A partir daí, toda sua existência foi totalmente dedicada à causa de Cristo, sendo considerado o médico dos pobres e o apóstolo da caridade devido à sua dedicação a causa de Cristo, pelo amor que dedicava ao próximo.

Foi vereador e deputado pelo Rio de Janeiro, além de presidente da FEB, Federação Espírita Brasileira, onde conseguiu aglutinar o movimento espírita.

Em 11 de abril de 1900, às onze horas e meia, desencarnava, no Rio de Janeiro, o Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, o inolvidável Apóstolo do Espiritismo no Brasil.

REFERÊNCIA:
http://www.nossosaopaulo.com.br/Espiritismo/BezerraDeMenezes.htm
------------------------------------------------------------------
PESQUISADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
------------------------------------------------------------------
O CONCEITUADO MÉDICO BEZERRA DE MENEZES É UM CONCEITUADÍSSIMO ESPÍRITO DE LUZ.
EM UMA DE SUAS VIDAS PASSADAS, FOI O APÓSTOLO SÃO LUCAS, DISCÍPULO DE JESUS CRISTO.
SUA ESPIRITUALIDADE É LOUVÁVEL!
PARABÉNS!
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

365ª HOMENAGEM: MARMORISTA BARTOLOMEU CORREIA CALDAS.

NASCEU NO MUNICÍPIO SÃO FELIPE, NO ESTADO DA BAHIA, NA DATA 24 DE AGOSTO DE 1952. CASADO COM A SENHORA MARIA VALDETE DOS SANTOS CALDAS. O MARMORISTA, SENHOR BARTOLOMEU CALDAS É UM EXCELENTE CIDADÃO. SUA VIDA É DEDICADA À FAMÍLIA E AO TRABALHO.
MARMORISTA TALENTOSÍSSIMO, TRABALHADOR DESDE A INFÂNCIA. O SEU RECONHECIMENTO PROFISSIONAL ULTRAPASSOU OS LIMITES DA CAPITAL BAIANA: SALVADOR.
SENHOR BARTOLOMEU CALDAS JÁ REALIZOU TRABALHOS DE MARMORARIA EM SALVADOR; MORRO DE SÃO PAULO (BA); LITORAL NORTE (BA); NA CAPITAL SERGIPANA: ARACAJU; BELÉM DO PARÁ.
EM SALVADOR, O MARMORISTA CALDAS REALIZOU TRABALHOS NOS EDIFÍCIOS: GÓES CALMON; FERNANDEZ PLAZZA E EM DIVERSAS CONSTRUÇÕES LUXUOSAS.
O MARMORISTA BARTOLOMEU CALDAS E SUAS EQUIPES EMBELEZARAM OS PRÉDIOS E EDIFÍCIOS, DE VÁRIOS BAIRROS DE SALVADOR: CORREDOR DA VITÓRIA; GRAÇA; BARRA; HORTO FLORESTAL; ONDINA; ITAIGARA; CAMINHO DAS ÁRVORES; RIO VERMELHO; AMARALINA; PITUBA; STIEP; COSTA AZUL; PITUAÇÚ; ALPHAVILLE; IMBUÍ; ITAPUÃ; PRAIA DO FLAMENGO; STELLA MARIS E OUTROS CONCEITUADOS BAIRROS SOTEROPOLITANOS.
O EDIFÍCIO CARLOS COSTA PINTO, SITUADO NO LARGO DA GRAÇA, NA CAPITAL BAIANA, ATRÁS DO MUSEU COSTA PINTO E OS PRÉDIOS DA CONSTRUTORA O.A.S., NA ÉPOCA URBIS, EM SALVADOR, TEM A DECORAÇÃO DA FACHADA E DE INTERIORES, REALIZADAS, PELO MARMORISTA BATRTOLOMEU CORREIA CALDAS E SUAS EQUIPES, REPLETAS DE ALTA CATEGORIA PROFISSIONAL.
NA AVENIDA TANCREDO NEVES E NA CASA DO COMÉRCIO, EM SALVADOR, TÊM O REQUINTE DO MARMORISTA CALDAS.
AS LANCHONETES DO FERRY-BOAT IPUAÇU TÊM O REQUINTE, ATRAVÉS DO REFINO ARTÍSTICO DO MARMORISTA BARTOLOMEU CORREIA CALDAS.
O RESTAURANTE TRAPICHO BARNABÉ, PRÓXIMO À BAÍA MARINA, TEM A BELEZA DE INTERIORES E DA FACHADA, A PARTICIPAÇÃO DESTE FAMOSO MARMORISTA.
SEUS TRABALHOS ESTÃO PRESENTES NOS SHOPPINGNS CENTERS MAIS FAMOSOS DO ESTADO DA BAHIA; NOS HOTÉIS DE CINCO, QUATRO E TRÊS ESTRELAS, DA CAPITAL BAIANA E, NOS MAIS FAMOSOS E CONCEITUADOS HOSPITAIS DO ESTADO DA BAHIA.
O MARMORISTA, SENHOR BARTOLOMEU CORREIA CALDAS É MUITO REQUISITADO, POR ENGENHEIROS CIVIS; ARQUITETOS; ARTISTAS PLÁSTICOS; ESCULTORES; DECORADORES; PAISAGISTAS E URBANISTAS. ALÉM DAS INÚMERAS SENHORAS, QUE SÃO MÃES, AVÓS E BISAVÓS, QUE SÃO APAIXONADAS PELAS ARTES E, SOLICITAM SEUS TRABALHOS, EM BELOS MÁRMORES E ESPLÊNDIDOS GRANITOS.
SENHOR BARTOLOMEU CORREIA CALDAS É UM MARMORISTA ILUMINADO, QUE NASCEU PARA CONVIVER E TRABALHAR COM AS ARTES ESCULTURA E ARQUITETURA.
MUITAS SENHORAS, MÃES DE JUÍZES E DE CELEBRIDADES APRECIAM SEU DESEMPENHO PROFISSIONAL.
O JAZIGO DA FREIRA IRMÃ DULCE FOI REALIZADO ATRAVÉS DE SEU BELÍSSIMO TRABALHO, ELABORANDO LINDO TEXTO.
NA GRANDE MAIORIA DOS PROJETOS SOLICITADOS, POR ELE (99% DE SEUS TRABALHOS), ELE REALIZA ANTES DO PRAZO.
OS PRAZOS DO MARMORISTA CALDAS E DE SUAS EQUIPES SÃO MAIS ADIANTADOS QUE A PONTUALIDADE BRITÂNICA.
O MARMORISTA BARTOLOMEU CORREIA CALDAS É UM LÍDER NATO. ESTE CIDADÃO EXEMPLAR; É UM DOS FUNDADORES DO ESPORTE CLUBE UNIÃO, QUE É DEDICADO A FORMAR CIDADÃOS, POR MEIO DA DISCIPLINA ESPORTIVA FUTEBOLÍSTICA. ESTE CLUBE FUTEBOLÍSTICO ACOLHE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, DOS BAIRROS POPULOSOS E POBRES DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR.
O MARMORISTA BARTOLOMEU CORREIA CALDAS É DEDICADO À FILANTROPIA.
PARABÉNS!
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

364ª HOMENAGEM: DIVALDO PEREIRA FRANCO, MEDIUM ESPÍRITA.



Seu currículo revela um exímio e devotado educador com mais de 600 filhos adotivos e mais de 200 netos e bisnetos, atendendo atualmente a cerca de 3.000 crianças, adolescentes e jovens de famílias de baixa renda, por dia, em regime de semi-internato e externato.
Divaldo é um verdadeiro apóstolo do Espiritismo. Dos seus oitenta e três anos, sessenta e três foram devotados à causa Espírita e às crianças excluídas, das periferias de sua Salvador. Nasceu em 5 de maio de 1927, na cidade de Feira de Santana, Bahia, e desde a infância se comunica com os espíritos. Cursou a Escola Normal Rural de Feira de Santana, recebendo o diploma de professor primário, em 1943. Trabalhou como escriturário no antigo IPASE, em Salvador, aposentando-se em 1980.

É reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores Espíritas da atualidade e o maior divulgador da Doutrina Espírita por todo o Mundo.


Seu currículo revela um exímio e devotado educador com mais de 600 filhos adotivos e mais de 200 netos e bisnetos, atendendo atualmente a cerca de 3.000 crianças, adolescentes e jovens de famílias de baixa renda, por dia, em regime de semi-internato e externato.

Orador com mais de 13.000 conferências, em mais de 2.000 cidades em todo o Brasil e em 64 países dos 5 continentes, tendo concedido 1.500 entrevistas para rádio e TV, no Brasil e no Exterior. Recebeu mais de 600 homenagens, de instituições culturais, sociais, religiosas, políticas e governamentais.

Como médium, publicou 250 livros, com mais de 8 milhões de exemplares, onde se apresentam 211 Autores Espirituais, muitos deles ocupando lugar de destaque na literatura, no pensamento e na religiosidade universais. Dessas obras, houve 92 versões para 16 idiomas (alemão, albanês, catalão, espanhol, esperanto, francês, holandês, húngaro, inglês, italiano, norueguês, polonês, tcheco, turco, russo, sueco e sistema Braille). Além de 17 escritos por outros autores, sobre sua vida e sua obra. A renda proveniente da venda dessas obras, bem como os direitos autorais foram doados, em Cartório, à Mansão do Caminho e outras entidades filantrópicas.





Espírita convicto, fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção em 7 de setembro de 1947.

Dois anos depois, iniciou a sua tarefa de psicografia. Diversas mensagens foram escritas por seu intermédio. Sob a orientação dos Benfeitores Espirituais guardou o que escreveu, até que um dia recebeu a recomendação para queimar tudo o que escrevera até ali, pois não passava de simples exercício. Com a continuação, vieram novas mensagens assinadas por diversos Espíritos, dentre eles: Joanna de Ângelis, que durante muito tempo apresentava-se como Um Espírito Amigo, ocultando-se no anonimato à espera do instante oportuno para se identificar. Joanna revelou-se como sua orientadora espiritual, escrevendo inúmeras mensagens, num estilo agradável repassado de profunda sabedoria e infinito amor, que conforta as pessoas necessitadas dando diretriz espiritual.


Em 1964, Divaldo, sob orientação de Joanna de Ângelis, selecionou várias mensagens de autoria da mentora e enfeixou-as no livro Messe de Amor, que se tornou o primeiro livro psicografado por Divaldo. Atualmente, o médium é recordista e conta com 250 títulos publicados, incluindo os biográficos que retratam sua vida e obra.



MANSÃO DO CAMINHO.



Divaldo Pereira Franco é emérito educador. Fundou em 1952, na cidade de Salvador, Bahia, com Nilson de Souza Pereira, a Mansão do Caminho, instituição que acolheu e educou crianças sob o regime de Lares Substitutos.

Em 20 Casas Lares, educou mais de 600 filhos, hoje emancipados, a maioria com família constituída.

Na década de 60, iniciou a construção de escolas, oficinas profissionalizantes e atendimento médico.

Hoje, a Mansão do Caminho é um admirável complexo educacional com 83.000 m2 e 50 edificações que atende a 3.000 crianças e jovens de famílias de baixa renda, na Rua Jaime Vieira Lima, n° 1, Pau da Lima, um dos bairros periféricos mais carentes de Salvador. O complexo atende a diversas atividades sócioeducacionais como: enxovais, Pré-Natal, Creche, escolas de ensino fundamental e médio, Informática, Cerâmica, Panificação, Bordado, Reciclagem de Papel, Centro Médico, Laboratório de Análises Clínicas, Atendimento Fraterno, Caravana Auta de Souza, Casa da Cordialidade e Bibliotecas.

Mais de 35.000 crianças passaram, até hoje, pelos vários cursos e oficinas da Mansão do Caminho. A obra é basicamente mantida com a venda dos livros mediúnicos e das fitas gravadas nas palestras, seminários, entrevistas e mensagens por Divaldo.


HOMENAGENS.



Divaldo Franco recebeu homenagens em diversos países e cidades da América do Norte, Central, do Sul, Europa e África:



• 20 Comendas

• 334 Placas de prata, douradas e bronze

• 54 Medalhas

• 49 Troféus

• 43 Moções de Congratulações

• 187 Diplomas e Certificados

• 12 Títulos Honoríficos significativos.



Dentre todas essas maravilhosas homenagens, destacam-se:

• 1991 - Título Honoris Causa em Humanidades, pelo Colégio Internacional de Ciências Espirituais e Psíquicas, em Montreal, Canadá em 23.05.1991.

• 1997 - Decreto de Ordem do Mérito Militar, 31.03.1997, pelo Presidente da República do Brasil.

• 2001 - Medalha Chico Xavier, do Governo do Estado de Minas Gerais.

• 2002 - Título de Doutor Honoris Causa em Humanidades, pela Universidade Federal da Bahia.

• 2002 - Homenagem da Universidade Estadual de Feira de Santana.

• 2005 - Título de Embaixador da Paz no Mundo, junto com o amigo Nilson de Souza Pereira. O título foi recebido em Genebra, na Suíça, em 30 de dezembro de 2005, pela Ambassade Universalle Pour la Paix.

Em junho de 2008, em Paigton, no Sudoeste da Inglaterra, recebeu do monge tibetano Kelsang Pawo, da Fundação Kelsang Pawo, que se dedica a proteção de crianças em perigo em todo o mundo, o título de Embaixador da Bondade no mundo.



REFERÊNCIA:
http://www.divaldofranco.com/biografia.php
-------------------------------------------------------
PESQUISADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
-------------------------------------------------------
O MEDIUM DIVALDO PEREIRA FRANCO É UM EXÍMIO EDUCADOR.
SUA MEDIUNIDADE É INCRÍVEL E ALTAMENTE ABENÇOADA!
PARABÉNS!
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

363ª HOMENAGEM: DR. ELSIMAR COUTINHO, CIENTISTA INTERNACIONAL DE REPRODUÇÃO HUMANA; MÉDICO; GINECOLOGISTA; PROFESSOR E ESCRITOR.


BIOGRAFIA:
Dr. Elsimar Metzker Coutinho nasceu no dia 18 de maio de 1930, em Pojuca, Bahia. Onde iniciou os seus estudos, tendo concluído o secundário no Colégio do Estado da Bahia, em Salvador. Cursando a Universidade Federal da Bahia graduou-se em Farmácia e Bioquímica em 1951, e em Medicina em 1956. Em seguida, fruto de uma bolsa conjunta dos governos brasileiros e francês, foi estudar com o Professor Claude Fromageot, na Sorbonne, Universidade de Paris. Na França, interessou-se pelo estudo do mecanismo de ação dos hormônios, assunto ao qual se dedica até hoje.

Retornando da França, o Dr. Elsimar tornou-se professor Associado de Fisiologia na Escola de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, mas por pouco tempo, pois logo foi convidado a "fellow" da Fundação Rockfeller na área da endocrinologia reprodutiva, tendo trabalhado no "Rockfeller Institute for Medical Research" de Nova York, hoje "Rockfeller University", ao lado de renomados profissionais da área como os Professores A. Csapo e G. Corner, este último o descobridor da progesterona.

Seguindo os ensinamentos dos seus mestres, o Dr. Elsimar, passou então a estudar os esteróides com efeito progestagênico, e particularmente descreveu o papel dos íons, cálcio e magnésio, como agentes periféricos da ação da progesterona.

Retornando dos Estados Unidos, ele tornou-se o Diretor de Pesquisas Clínicas da Maternidade Escola da Universidade Federal da Bahia, fazendo desse serviço, a Maternidade Climério de Oliveira, em Salvador - Bahia, o primeiro centro de referência para estudos e pesquisas na área da Reprodução Humana da Organização Mundial da Saúde no Brasil.

No início dos anos 60, estudando o emprego de substâncias progestínicas na prevenção do trabalho de parto prematuro, Dr. Elsimar observou e descreveu o efeito anticoncepcional da medroxiprogesterona (MPA), que se por um lado não se prestava àquela ação, por outro lado apresentavam efeito anticoncepcional, chegando então a propor em seus trabalhos clínicos os primeiros anticoncepcionais injetáveis, utilizando a substância progestagênica isoladamente por períodos de três meses, ou em combinação a um componente estrogênico, sendo este contraceptivo injetável de uso mensal (Ciclofem).

A partir daí, o Dr. Elsimar Coutinho despontou para tornar-se uma das maiores expressões na endocrinologia da reprodução e no planejamento familiar, tendo desenvolvido além do primeiro anticoncepcional injetável de efeito prolongado (Depo Provera), a primeira pílula anticoncepcional contendo Norgestrel, que é hoje o progestínico mais usado do mundo seguida da primeira pílula de dosagem reduzida. Outros métodos anticoncepcionais, fruto do seu pioneirismo, desenvolvidos ao longo de quarenta anos de pesquisas na Faculdade de Medicina da UFBA, incluem implantes subcutâneos com efeito prolongado (seis meses, um ano, dois anos, 3 anos e seis anos), dispositivos intra uterinos (Cruz de Lorena e Cruz de Caravaca), e o Lovelle®, a pílula vaginal.

Ainda fruto de suas pesquisas foram os tratamentos de infertilidade provocada pela endometriose (condição na qual tornou-se autoridade mundial, presidindo o 4o Congresso Mundial de Endometriose cuja realização na Bahia ocorreu em 1994) ou pela miomatose. O primeiro caso de regressão de mioma seguida de gravidez, relatada na literatura médica internacional foi de sua autoria, publicado em 1982. Foi um dos fundadores no "International Committee for Contraceptive Research" - ICCR, do "Population Council", que se destacou no desenvolvimento de métodos contraceptivos como os dispositivos intra uterinos medicados com cobre, e o implante hormonal subdérmico com levonorgestrel, o Norplant.

Foi membro do Conselho Diretor do Programa de Reprodução Humana durante seis anos e do "Steering Committee of the Task Force on Infertility of the Expanded Programme in Human Reproduction" da Organização Mundial de Saúde, durante oito anos. Na área da infertilidade, desenvolveu um novo tratamento para a endometriose com a administração da Gestrinona, descrevendo também sua ação no tratamento não-cirúrgico dos leiomiomas.

Participante de várias sociedades médico-científicas no Brasil e no exterior, e fundador da Sociedade Brasileira de Andrologia, vem realizando conferências, organizando e presidindo eventos médico-científicos não só no Brasil, mas em diversos países.

Além da sua atividade de pesquisa e acadêmica como Professor Titular do Departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, vem exercendo o cargo de Presidente de uma clínica modelo em planejamento familiar em Salvador, o CEPARH - Centro de Pesquisas e Assistência em Reprodução Humana, que é a semente de uma série de serviços de excelência nessa área especifica de tamanha necessidade em nosso meio. É também o Presidente de um organismo internacional, o "South to South", que congrega pesquisadores de países em desenvolvimento, particularmente localizados no Hemisfério Sul, para o desenvolvimento conjunto de novos métodos contraceptivos mais adequados a sua realidade como:

* o gossipol, uma fração de óleo de algodão que apresenta efeito anti espermatogênese, a primeira proposta de uma pílula anticoncepcional para o homem.

* a pílula vaginal, proposta de uma via alternativa, mais fisiológica, como meio de administração hormonal.

* o Uniplant, um implante hormonal de única cápsula contendo progestínico de liberação contínua, de aplicação e seguimento mais simples que os disponíveis hoje no mercado internacional.

Na Faculdade de Medicina criou a disciplina de Reprodução Humana, única no Brasil, no qual tornou-se professor titular desde a sua criação até a sua aposentadoria compulsória aos setenta anos de idade.
Na década de 90, o Professor Elsimar Coutinho tornou-se muito conhecido pelo público em geral através de sua participação em programas educativos versando sobre Fertilidade, Infertilidade, Sexualidade e Planejamento Familiar em âmbito nacional. Atualmente o professor é presidente da Sociedade Brasileira de Ginecologia Endócrina (SOBRAGE), primeiro vice-presidente da Academia de Medicina da Bahia (AMB), Presidente do Centro de Pesquisas e Assistência em Reprodução Humana (CEPARH) e Presidente da Sociedade Baiana de Climatério (SOBACLIM).

O Professor Elsimar é membro de 32 sociedades médicas. Até o ano de 2000 participou como conferencista convidado de 253 congressos. Publicou 350 trabalhos científicos, a maioria em revistas médicas internacionais como Nature, Endocrinology, Fertility and Sterility, American Journal of Obstetrics and Gynecology e Contraception. Publicou e editou mais de dez livros, a maioria no exterior. Seu livro sobre a menstruação, publicado em 1996, encontra-se na 8a edição. A versão inglesa deste livro foi publicada pela Oxford University Press e recebeu elogios de revistas médicas como Lancet, Journal of the American Medical Association (JAMA) e do British Medical Association cujo reviewer o classifica de obra prima.




DR. ELSIMAR COUTINHO É: CIENTISTA INTERNACIONAL DE REPRODUÇÃO HUMANA; MÉDICO; GINECOLOGISTA; PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E ESCRITOR.



















REFERENCIAS:
http://www.elsimarcoutinho.com.br/omedico_galeria.asp
------------------------------------------------------
PESQUISADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
------------------------------------------------------
DR. ELSIMAR COUTINHO, O SENHOR É UM EXEMPLO.
PARABÉNS!
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

362ª HOMENAGEM: JOÃO UBALDO RIBEIRO, MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.




João Ubaldo Ribeiro.


"Se não entendo tudo, devo ficar contente com o que entendo. E entendo que vejo estas árvores e que tenho direito a minha língua e que posso olhar nos olhos dos estranhos e dizer: não me desculpe por não gostar do que você gosta; não me olhe de cima para baixo; não me envergonhe de minha fala; não diga que minha fala é melhor do que a sua; não diga que eu sou bonito, porque sua mulher nunca ia ter casado comigo; não seja bom comigo, não me faça favor; seja homem, filho da puta, e reconheça que não deve comer o que eu não como, em vez de me falar concordâncias e me passar a mão pela cabeça; assim poderei matar você melhor, como você me mata há tantos anos."

(Vila Real).




João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu na Ilha de Itaparica, Bahia, em 23 de janeiro de 1941, na casa de seu avô materno, à Rua do Canal, número um, filho primogênito de Maria Felipa Osório Pimentel e Manoel Ribeiro. O casal teria mais dois filhos: Sonia Maria e Manoel. Ao completar dois meses de idade, João muda-se com a família para Aracajú, SE, onde passaria a infância.

Em 1947 inicia seus estudos com um professor particular. Seu pai, professor e político, segundo o biografado, não suportava ter um filho analfabeto em casa. Já alfabetizado, em 1948 ingressa no Instituto Ipiranga. A partir daí permaneceria horas trancado na biblioteca de sua casa devorando livros infantis, sobretudo os de Monteiro Lobato. Forçado por seu austero pai, iria se dedicar com afinco aos estudos, procurando ser sempre o primeiro da classe. Sobre essa fase de sua vida leia mais em "Memória de Livros", deliciosa crônica que consta de "Releituras".

No ano de 1951 ingressa no Colégio Estadual de Sergipe. Sempre dedicado aos estudos, prestava ao pai, diariamente, contas sobre os livros lidos, sendo, algumas vezes, solicitado a resumi-los e a traduzir alguns de seus trechos. João era também solicitado a verter para o português canções francesas que o pai ouvia. Não tinha folga nem nas férias, pois nelas praticava o latim e copiava os sermões do padre Vieira, apesar de afirmar que fazia aquilo com prazer. Manoel Ribeiro, seu pai, era chefe da Polícia Militar e, nessa época, passa a sofrer pressões políticas, o que o faz transferir-se com a família para Salvador. Na capital baiana João Ubaldo é matriculado no Colégio Sofia Costa Pinto. Conta ele que era perseguido pela professora de inglês, em virtude de seu sotaque. "Ela não percebeu que eu falava inglês britânico, já que estudara em Sergipe com um professor educado na Escócia", diz o escritor. Desafiado, dedica empenho extraordinário ao idioma, chegando a decorar 50 palavras por dia. Vizinho de engenheiros americanos, faz amizade com seus filhos para aprimorar ainda mais seus conhecimentos da língua inglesa.

Em 1955 matricula-se no curso clássico do Colégio da Bahia, conhecido como "Colégio Central".

1956 marca o início da amizade com Glauber Rocha, seu colega na escola.

Estréia no jornalismo, começando a trabalhar como repórter no Jornal da Bahia, em 1957, sendo que posteriormente se transferiria para A Tribuna da Bahia, onde chegaria a exercer o posto de editor-chefe.

Em 1958 inicia seu curso de Direito na Universidade Federal da Bahia. Com Glauber Rocha edita revistas e jornais culturais e participa do movimento estudantil. Apesar de nunca ter exercido a profissão de advogado, foi aluno exemplar. Lê (ou relê), então, os grandes clássicos: Rabelais, Shakespeare, Joyce, Faulkner, Swift, Lewis Carroll, Cervantes, Homero, e, entre os brasileiros, Graciliano Ramos e Jorge de Lima. Nessa mesma Universidade, concluído o curso de Direito, faz pós-graduação em Administração Pública.

Participa da antologia Panorama do Conto Bahiano, organizada por Nelson de Araújo e Vasconcelos Maia, em 1959, com "Lugar e Circunstância", e publicada pela Imprensa Oficial da Bahia. Passa a trabalhar na Prefeitura de Salvador como office-boy do Gabinete e, em seguida, como redator no Departamento de Turismo.

Seu primeiro casamento dá-se em 1960 com Maria Beatriz Moreira Caldas, sua colega na Faculdade de Direito. Separaram-se após 9 anos de vida conjugal.

Com "Josefina", "Decalião" e "O Campeão" participa da coletânea de contos Reunião, editada pela Universidade Federal da Bahia no ano de 1961, em companhia de David Salles (organizador do livro), Noêmio Spinola e Sonia Coutinho.

Em 1963 escreve seu primeiro romance, "Setembro não faz sentido", título que substituiu o original (A Semana da Pátria), por sugestão da editora.

Em plena efervescência política do ano de 1964, João Ubaldo parte para os Estados Unidos, através de uma bolsa de estudos conseguida junto à Embaixada norte-americana, para fazer seu mestrado em Administração Pública e Ciência Política na Universidade da Califórnia do Sul. Conta que, na sua ausência, teve até sua fotografia divulgada pela televisão baiana, encimada por um enorme "Procura-se". Segundo João, o movimento revolucionário não sabia que ele, tido e havido como esquerdista, estava nos Estados Unidos às expensas daquele país.

Volta ao Brasil em 1965 e começa a lecionar Ciências Políticas na Universidade Federal da Bahia. Ali permaneceu por 6 anos, mas desistiu da carreira acadêmica e retornou ao jornalismo.

Com o prefácio de Glauber Rocha, que se empenhou junto à José Álvaro Editores pela sua publicação, João Ubaldo tem seu primeiro romance "Setembro não faz sentido" impresso, com o apadrinhamento de Jorge Amado.

Em 1969 casa-se com a historiadora Mônica Maria Roters, que lhe daria duas filhas: Emília (nascida em fevereiro de 1970) e Manuela (cujo nascimento ocorreria em junho de 1972). O casamento acabaria em 1978.

Em 1971 lança, pela Editora Civilização Brasileira, o romance "Sargento Getúlio", merecedor do Prêmio Jabuti concedido pela Câmara Brasileira do Livro, em 1972, na categoria "Revelação de Autor". O livro é inspirado principalmente num episódio ocorrido na infância de João Ubaldo, envolvendo um certo sargento Cavalcanti, que recebera 17 tiros num atentado em Paulo Afonso, na Bahia; resgatado pelo pai do autor, então chefe da polícia de Sergipe, chegaria com vida em Aracaju. Segundo a crítica, esse livro filiou seu autor a uma vertente literária que sintetiza o melhor de Graciliano Ramos e o melhor de Guimarães Rosa.

Publica, em 1974, o livro de contos "Vencecavalo e o outro povo" (cujo título inicial era "A guerra dos Pananaguás"), pela Artenova.

Com tradução feita pelo próprio autor, o romance "Sargento Getúlio" é lançado nos Estados Unidos em 1978, com boa receptividade pela crítica daquele país.

Em 1979 passa nove meses como professor convidado do International Writting Program da Universidade de Iowa e publica no Brasil, pela Nova Fronteira, que a partir de então seria sua principal editora, um "conto militar", na sua definição, intitulado "Vila Real".

1980 marca seu terceiro casamento, com a fisioterapeuta Berenice Batella, que lhe daria dois filhos: Bento e Francisca (nascidos em junho de 1981 e setembro de 1983, respectivamente). Participa, em Cuba, do júri do concurso Casa das Américas, juntamente com o critico literário Antônio Cândido e o ator e diretor de teatro Gianfrancesco Guarnieri. O primeiro prêmio foi concedido à brasileira Ana Maria Machado.

Muda-se, com a família, para Lisboa, Portugal, em 1981, graças a uma bolsa concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian. Edita, no período em que ali viveu, com o jornalista Tarso de Castro, a revista Careta. De volta ao Brasil, passa a residir no Rio de Janeiro, cidade que tanto ama, e lança "Política", livro até hoje adotado por inúmeras faculdades. Lança, também, "Livro de Histórias" (depois republicado com o título de "Já podeis da pátria filhos"), coletânea de contos. Inicia colaboração com o jornal "O Globo", que perdura até hoje, com pequenas interrupções, publicando uma crônica por semana. Sua produção dessa época seria reunida em 1988 no livro "Sempre aos domingos".

Em 1982 inicia o romance "Viva o povo brasileiro", que se passa na Ilha de Itaparica e percorre quatro séculos da história do país. Originalmente o livro se chamava "Alto lá, meu general". Segundo João, o livro nasceu de um desafio de seus editores e da lembrança de uma afirmativa de seu pai, que dizia: "Livro que não fica em pé sozinho, não presta." Como seus livros sempre tiveram poucas páginas, diante da provocação, fez um com mais de 700. Nesse ano participou do Festival Internacional de Escritores, em Toronto, Canadá.

No ano seguinte estréia na literatura infanto-juvenil com "Vida e paixão de Pandonar, o cruel". Seu livro "Sargento Getúlio" chega aos cinemas, num filme dirigido por Hermano Penna e protagonizado por Lima Duarte. O longa-metragem receberia os seguintes prêmios no Festival de Gramado: Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Som Direto, Melhor Filme, Grande Prêmio da Crítica e Grande Prêmio da Imprensa e do Júri Oficial. Volta a residir em Itaparica, na casa onde nascera.

"Viva o povo Brasileiro" é finalmente editado em 1984, e recebe o Prêmio Jabuti na categoria "Romance" e o Golfinho de Ouro, do governo do Rio de Janeiro. Inicia a tradução desse livro para o inglês, tarefa que lhe consumiria dois anos de trabalho e a partir do qual passaria a utilizar o computador para escrever. Ao lado de Jorge Luis Borges e Gabriel Garcia Marques, participa de uma série de nove filmes produzidos pela TV estatal canadense sobre a literatura na América Latina.

João Ubaldo é consagrado na Avenida Marquês de Sapucaí: seu livro "Viva o povo brasileiro" é escolhido como samba-enredo da escola Império da Tijuca para o carnaval do ano de 1987.

Em 1989 lança o romance "O sorriso do lagarto".

Em 1990 publica "A vingança de Charles Tiburone", sua segunda experiência em literatura infanto-juvenil. A convite da Deutsch Akademischer Austauschdienst, muda-se com a família para Berlim, onde viveria por 15 meses. Publica crônicas semanais no jornal Frankfurter Rundschau, além de produzir peças radiofônicas de grande alcance popular, entre elas, uma adaptação de seu conto "O santo que não acreditava em Deus".

Retorna ao Brasil em 1991, e volta a residir no Rio de Janeiro. Seu romance "O sorriso do lagarto" é adaptado para o formato de minissérie por Walter Negrão e Geraldo Carneiro e estréia na Rede Globo, tendo como protagonistas Tony Ramos, Maitê Proença e José Lewgoy. Volta a escrever no jornal O Globo e inicia colaboração no O Estado de São Paulo, passando a publicar em ambos uma crônica aos domingos.

Em 1993 adapta "O santo que não acreditava em Deus" para a série Caso Especial, da Rede Globo, que teve Lima Duarte no papel principal. No dia 7 de outubro é eleito para a cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras, na vaga aberta com a morte do jornalista Carlos Castello Branco. Disputavam com ele o piauiense Álvaro Pacheco e o mineiro Olavo Drummond. No terceiro escrutínio João Ubaldo obteve 21 votos contra 13 de Pacheco e um nulo.

Termina, em 1994, a adaptação cinematográfica, feita em parceria com Cacá Diegues e Antônio Calmon, do romance "Tieta do Agreste", de seu amigo e conterrâneo Jorge Amado. O filme teve a atriz Sonia Braga no papel principal e direção de Cacá Diegues. Toma posse na Academia Brasileira de Letras em 8 de junho. Cobre, nos Estados Unidos, a Copa do Mundo de Futebol como enviado dos jornais O Globo e O Estado de São Paulo. De volta ao Brasil é internado numa clínica em Botafogo, com arritmia cardíaca. Participa da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, e lá recebe o Prêmio Anna Seghers, concedido somente a escritores alemães e latino-americanos.

Recebe o prêmio Die Blaue Brillenschlange -- concedido ao melhor livro infanto-juvenil sobre minorias não-européias -- pela edição alemã de "Vida e paixão de Pandonar, o cruel". Lança o livro de crônicas "Um brasileiro em Berlim", sobre sua estada naquela cidade.

Volta a participar da Feira do Livro de Frankfurt, em 1996. Detém a cátedra de Poetik Dozentur na Universidade de Tubigem, Alemanha.

Em 1997 é internado novamente no Rio, desta vez com fortes dores de cabeça provocadas por uma queda. Cacá Diegues compra os direitos de filmagem do livro "Já podeis da pátria filhos". Renova contrato com a Nova Fronteira, depois de receber propostas de outras editoras. Publica o romance "O feitiço da Ilha do Pavão".

Participa em Paris do Salão do Livro da França, em 1998. Vende os direitos de "Viva o povo brasileiro" para o cinema; o filme deve ser dirigido pelo cineasta André Luis Oliveira. Lança o livro "Arte e ciência de roubar galinha", seleção de crônicas publicadas nos jornais O Globo e O Estado de São Paulo.

Durante a IX Bienal do Livro - Rio de Janeiro, em Abril de 1999, lança o livro "A Casa dos Budas Ditosos", da série Plenos Pecados, um romance sobre a luxúria publicado pela Editora Objetiva Ltda., que obtém enorme sucesso de vendas.

Ainda em 1999, foi um dos escritores escolhidos em todo mundo para dar um depoimento ao jornal francês "Libération", sobre o milênio que se aproximava. Escreveu, juntamente com Carlos (Cacá) Diegues, o roteiro de um filme baseado em seu conto "O santo que não acreditava em Deus", cujo título para o cinema foi "Deus é brasileiro". Seu romance "O feitiço da Ilha do Pavão" foi publicado em Portugal e em tradução alemã, pela editora C.H. Beck. "A Casa dos Budas Ditosos" torna-se um grande sucesso editorial, permanecendo, por mais de trinta e seis semanas, entre os dez livros mais vendidos. O romance foi publicado na Espanha, França e outros países. Seu lançamento em Portugal se transformou em problema nacional face à proibição, por duas redes de supermercados, de sua venda naqueles estabelecimentos. A primeira edição, de 5.000 exemplares, foi vendida em poucos dias e novas edições também. João Ubaldo, em janeiro/2000, esteve lá para ser homenageado pelos escritores portugueses com um desagravo a tal procedimento. Nessa oportunidade participou da Semana de Estudos Lusófonos, na Universidade de Coimbra. Foi, também, citado em diversas antologias, nacionais e estrangeiras, inclusive numa sobre futebol, publicada pelo jornal "Le Monde", na França. Saíram várias reedições de seus livros na Alemanha, incluindo uma nova edição de bolso de "Sargento Getúlio". "O sorriso do lagarto" foi publicado na França. "A casa dos Budas ditosos" foi traduzido para o inglês, nos Estados Unidos. Seu livro "Viva o povo brasileiro" foi indicado para o exame de Agrégation, um concurso nacional realizado na França para os detentores de diploma de graduação.

Em 2008, o autor foi agraciado com o Prêmio Camões, considerado o maior galardão da língua portuguesa.


Os dados acima foram obtidos em livros diversos; no sítio da Academia Brasileira de Letras; nos Cadernos de Literatura do Inst. Moreira Salles e fornecidos pelo próprio autor.

REFERENCIAS:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_J985ePibq94/SIxla6LXxFI/AAAAAAAADh8/aLuOH2EHPAc/s400/joao-ubaldo%2Bribeiro.jpg&imgrefurl=http://horaciocb.blogspot.com/2010/05/joao-ubaldo-ribeiro-usem-corretamente-o.html&h=400&w=366&sz=47&tbnid=xSre_GQNLOhSMM:&tbnh=124&tbnw=113&prev=/images%3Fq%3Dfoto%2B%252B%2Bjo%25C3%25A3o%2BUbaldo%2BRibeiro&zoom=1&q=foto+%2B+jo%C3%A3o+Ubaldo+Ribeiro&hl=pt-BR&usg=__lb1GUvJW85LiR8ThVu09ymGDyKw=&sa=X&ei=GlNITYenCYnPgAeg3djxBQ&ved=0CC0Q9QEwBA

http://www.releituras.com/joaoubaldo_bio.asp
-------------------------------------------------------
PESQUISADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).