História do Jogo de Xadrez de Santo Antônio de Jesus, Bahia.I Período da História do Jogo de Xadrez, em Santo Antônio de Jesus, Bahia.A História do Jogo de Xadrez, em Santo Antônio de Jesus, Bahia é dividido, por enquanto, em três períodos:I Período: Pré-Fundação do Clube de Xadrez Santo Antônio de Jesus, Bahia;II Período: Pós Fundação do Clube de Xadrez Santo Antônio de Jesus, Bahia;III Período: Formação do Blogger Clube de Xadrez Santo Antônio de Jesus, Bahia.
Os enxadristas (Dr. Jorge Galvão e amigos jogando xadrez, na Lanchonete e Sorveteria Sol de Verão, no I Período da História do Jogo de Xadrez, em Santo Antônio, Bahia, isto é, antes da Fundação do Clube de Xadrez Santo Antônio de Jesus, Bahia.
DEPOIMENTO DE JOSÉ RAIMUNDO LIMA (GUELO), EM PRIMEIRO DE JULHO DE DOIS MIL E NOVE, ÀS VINTE HORAS (20H) NA LANCHONETE E SORVETERIA SOL DE VERÃO, NA PRAÇA PADRE MATEUS, CENTRO, SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA.
Em mil novecentos e noventa e três (1993), o Professor de Matemática Denilton guardou um tabuleiro de xadrez, na Lanchonete e Sorveteria Sol de Verão. Aproveitando a presença do tabuleiro (que serve para os dois jogos: damas e xadrez), o proprietário do estabelecimento citado José Raimundo Lima (Guelo) jogava damas com seus clientes e amigos, em seu estabelecimento(Lanchonete e Sorveteria Sol de Verão).
Durante os momentos de atividade lúdica do jogo de damas, Guelo recebeu o conselho do amigo e cliente Paulo Abreu, jornalista e escritor, que deveria substituir o jogo de damas, pelo jogo de xadrez.
José Raimundo Lima (Guelo) estudava no Colégio Técnico, localizado na rua Ruy Barbosa, Centro, Santo Antônio de Jesus, Bahia, cuja a direção da conceituada Instituição de Ensino era a Madre Rosália. Naquele tempo, Guelo estudava o Curso Técnico de Administração de Empresas. Durante aquela fase estudantil, um de seus colegas do Colégio Técnico prestou a gentileza ao amigo Guelo de ensiná-lo os movimentos básicos das peças do jogo de xadrez. Antes da primeira aprendizagem enxadrística o seu colega e amigo esclareceu que somente poderia ensiná-lo os movimentos básicos, por ser um enxadrista iniciante. Guelo prontamente aceitou o aprendizado do amigo enxadrista iniciante.
Em outra oportunidade, Guelo tirou as suas primeiras dúvidas enxadrísticas com o Professor de Matemática Denilton.
O funcionário público federal (Bancário Sérgio) do Banco do Brasil jogava com Guelo, na Lanchonete e Sorveteria Sol de Verão, no final do turno vespertino e início do turno noturno, pois a Geografia Municipal colaborava com a enobrecedora atividade recreativa e educativa (o jogo de xadrez), pois a agência do Banco do Brasil localiza-se ao lado da Lanchonete e Sorveteria Sol de Verão.
Entre o período de mil novecentos e noventa e três (1993) e o ano dois mil e um (2001) jogavam na Lanchonete e Sorveteria Sol de Verão:
1. Comerciante e estudante, José Raimundo Lima (Guelo);
2. Prof. Loureiro, Mestre em Física;
3. Bancário Sérgio, funcionário do Banco do Brasil;
4. Paulo Abreu, escritor e jornalista, proprietário de um jornal no Município de Santo Antônio de Jesus, Bahia;
5. Nildo, estudante;
6. Arquiteto Jorge Galvão;
7. Salomão Galvão;
8. Engº Agrônomo Dr. Adelmo;
9. Funcionário estadual Joel (Coelba - Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia);
10. Prof. Djalma Villa Góis (leciona Geografia na UNEB - Universidade do Estado da Bahia).
Durante estes anos (1993 a 2001) os enxadristas quiseram realizar torneios de xadrez, mas não alcançaram o entento, permanecendo apenas na vontade.
Há muito se falava em fundar o Clube de Xadrez de Santo Antônio de Jesus, Bahia e demorou nove anos para a realização da Fundação do Clube de Xadrez Santo Antônio de Jesus, Bahia.
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).