NOSSO CAMINHAR.
No dia trinta (30) de julho de 1998, na sala do Projeto Bazar Educação Artística, no Shopping Vila Inglesa, em Santo Antônio de Jesus, ocorreu a primeira reunião oficial, para a constituição daquele que então seria a Academia de Letras e Artes do Recôncavo. No encontro seguinte, ocorrido em seis (6) de Agosto, o Confrade Hélio Valadão sugeriu que fosse a denominação da entidade modificada, dela aproximando-se a expressão Artes, argumentando que a mesma ´´abrange um número indefinido de manifestações culturais, e que como artista, tanto se pode considerar um pintor ou escultor, como também um dançarino ou mesmo tocador de qualquer instrumento musical´´, de modo que a nossa sociedade correria o risco de fragmentar-se, pela grande diversidade das atividades desenvolvidas por seus membros``. Sugestão aprovada.
Voltamos a nos reunir em treze (13) e em vinte e um (21) de Agosto do mesmo ano, marcando-se o dia dez (10) de Novembro de mil novecentos e noventa e oito (1998) para realizarmos na sede da Associação dos Artistas de Santo Antônio de Jesus, a sessão de constituição da ACADEMIA DE LETRAS DO RECÔNCAVO - ALER, aprovação dos estatutos, eleição e posse da primeira diretoria.
Indicados pela assembleia, os primeiros nomes para compor o quadro de membros efetivos, esses definiram a data vinte e sete (27) de Março de mil novecentos e noventa e nove (1999) para a solenidade de instalação, optando-se por unanimidade, que a mesma tivesse lugar no município de Nazaré, mais precisamente, no centenário prédio da Sociedade Filarmônica Erato Nazarena.
Assim aconteceu. Com o apoio do prédio local, Clóvis Figueiredo Sousa, e a honrosa presença do representante da Academia de Letras da Bahia, jornalista Jorge Bittencourt, nosso convidado especial e que na oportunidade proferiu palestra sob o tema Importância Social e Econômica de Nazaré, foram empossados Almir de Oliveira, na Cadeira número oito (8), patrocinada por Antônio Loureiro de Sousa, como representante de Salinas da margarida e eleito Presidente - Danilo Evangelista dos Santos, na Cadeira número trinta e oito (38), patrocinada por Teodoro Sampaio, representante de Santo Amaro - Hélio Valadão na Cadeira número dezenove (19), patrocinada por Isaías Alves, representante de Santo Antôniode Jesus, eleito Secretário Geral - Hélio Valadão Júnior, na Cadeira número trinta e cinco (35), patrocinada por Silvestre Evangelista, representante de Santo Antônio de Jesus, eleito Diretor de Arquivo, Biblioteca e Revista - Jair Gramacho Jesus, na Cadeira vinte e sete (27), patrocinada por Moniz Barreto , representante de Jaguaripe, eleito Segundo Secretário - Judite Santana Barros, na Cadeira número sete (7), patrocinada por Antônio Borges dos Reis, representante de Saubara - Lamartine Augusto, na Cadeira número vinte e dois (22), patrocinada por José Bonfim, representante de Nazaré, eleito Primeiro Secretário - Manoel Borges dos Santos, na Cadeira número doze (12), patrocinada por Castro Alves, representante de Muritiba, eleito Diretor Tesoureiro - Onésimo Gomes, na Cadeira vinte e quatro (24) patrocinada por Luciano Passos, representante de Cruz das Almas - Pedro Barroso, na Cadeira trinta e um (31), patrocinada por Pedro Calmon, representante de Santo antônio de Jesus, eleito Diretor de Relações Públicas - e Péricles Diniz, na Cadeira trinta e seis (36), patrocinada por Simões Filho, representante de Santo Antônio de Jesus.
A mesa solene foi composta pelo Chefe do Executivo Municipal, pelo nosso convidado especial, pela educadora Íris Schramm Fróes, pelo escritor Osmar Pinheiro (o qual seria eleito, posteriormente, por unanimidade, para representar o município de Taperoá) e pelos onze acadêmicos, então empossados. Abrilhantou a solenidade o coral do Colégio Aurélio Miranda. Na mesma noite a Academia lançou seu primeiro concurso literário, subordinado ao tema Nazaré - 150 Anos, vencido por Márcia Graziela Souza, com o poema Mãe Nazaré.
Dias após instalada a Academia, atendendo a convite da Sra. Deralsita Antônia Teixeira de Pinho, Prefeita Municipal de Jaguaripe, estivemos reunidos na sede da Sociedade Filarmônica Lira Jaguaripense, em quinze (15) de Maio de mil novecentos e noventa e nove (1999), para homenagear o centenário do município, transcorrido no dia doze (12) do mês, tendo nosso confrade Lamartine Augusto proferido memorável palestra sobre a história local.
Em vinte e nove (29) de Agosto, na sede social do Lions Clube de Muritiba, por ocasião do transcurso do trigésimo oitavo (38º) aniversário de sua fundação e octogésimo (80º) da instalação do município, o representante local Manoel Borges dos Santos abordou o tema O Novo Realismo de Bruno Vogelmann, seguindo-se acalorado debate.
Em seis (6) de Setembro, na sede da Câmara de Vereadores de Salinas da Margarida, o representante da cidade, Almir de Oliveira, discorreu sobre aspectos da história municipal, seguindo esclarecedor debate a respeito da companhia salineira que emprestou seu nome à localidade.
O evento seguinte, realizado no auditório da Universidade do estado da Bahia - UNEB, campus de Santo Antônio de Jesus, em primeiro (1º) de outubro, contou com a presença do professor Edivaldo Machado Boaventura, da Academia de Letras da Bahia, que pronunciou palestra sobre o Movimento Acadêmico no Brasil. A reunião foi promovida em homenagem ao nosso primeiro aniversário de constituição.
Em vinte e três (23) de Outubro, nas dependências da Escola Estadual Professor Caio Moura, prestamos homenagem ao município de Saubara. Além da palestra da confreira Judite Santana Barros, que discorreu sobre Origem do Povoado e Aspectos Socio-econômicos e Culturais de Saubara, - na segunda parte do encontro os companheiros Danilo Evangelista, Manoel Borges, Onésimo Gomes, Pedro barroso e Valadão Júnior foram designados para compor a comissão julgadora (fase final) do Primeiro Concurso Municipal de Poesia, vencido por Silbene de Jesus Ferreira, com o poema Antiga Saubara.
Estivemos presentes às homenagens comemorativas do sesquincentenário do município da Valença , realizada em catorze (14) de Novembro de mil novecentos e noventa e nove (1999), no Centro de Cultura Olívia Barradas. Na oportunidade, foi empossado o primeiro representante local, jornalista Ivamar Batista, na Cadeira número trinta e sete (37), patrocinada por Teixeira de Freitas, sendo recepcionado pelo acadêmico Péricles Diniz. Era a primeira posse solene, após a instalação da ALER.
No Clube Social São Brás, o município de Taperoá, em vinte e um (21) de Novembro, denos posse ao escritor, músico e compositor Osmar Pinheiro, que assumiu a Cadeira número vinte e nove (29), patrocinada pelo poeta Oscar Pinheiro, seu pai, sendo saudado por Almir de Oliveira. Foi das mais bonitas, originais e interessantes solenidades que tivemos oportunidade de realizar, pois nela foram proporcionados momentos inéditos, em ocasiões semelhantes, a começar pela exibição do grupo Zambiapunga Mirim de Taperoá, a apresentação de números musicais (que tiveram a participação de todos os presentes), a interrupção do discurso do novo acadêmico, para a sonorização do poema, da autoria do Patrono, musicados pelo próprio filho ( o recipiendário), culminando com algo raríssimo de ser visto pelo mundo afora: a exibição de um coral composto exclusicamente por mudos! Isso mesmo que você leu: coral de mudos! Inesquecível!
Findamos o ano de mil novecentos e noventa e nove (1999) dando posse ao escritor Osvaldo Sá, na Cadeira número quinze (15), patrocinada por Durval de Morais. A solenidade realizada na Casa da Cultura de Maragogipe, em vinte e oito (28) de Novembro, contou com seleto público que foi prestigiar ao maior escritor da terra, então com noventa e um (91) anos. À entrada do novo acadêmico, o companheiro Osmar Pinheiro solou seu harmonioso violino, dando um realce todo especial à festa. A saudação acadêmica esteve a cargo de Manoel Borges dos Santos.
Iniciamos o ano de dois mil (2000), no dia vinte e sete (27) de Maio, realizando sessão conjunta com a Academia de Letras e Artes de Salvador - ALAS, e a Academia de Letras e Artes da Região Metropolitana - ALARME, quando prestamos homenagem ao município de Itaparica. O encontro teve lugar no Centro de Treinamento de Líderes, seguindo-se coquetel e animada seresta.
Em vinte e sete (27) de Julho, no Colégio Municipal Wilson Ribeiro Pedreira, em Salinas da Margarida, por ocasião do trigésimo oitavo (38º) aniversário de sua emancipação política, o confrade Almir de Oliveira lançou o livro em Salinas da Margarida - Notícias Históricas. Entre os presentes, compondo a mesa solene, Mário César Lopes Pontes Câmara, tataraneto do Comendador Horácio Urpia Júnior, fundador e diretor-gerente da Companhia de Salinas da Margarida, empresa que legou o próprio nome à nova unidade administrativa.
Nas dependências da Biblioteca Pública Municipal de Cruz das Almas, no dia quinze (15) de Março de dois mil e um (2001), o representante local, Onésimo Gomes, palestrou sobre a obra do escritor Antoine de Sant-Exupéry, seguindo-se interessante debate.
Em trinta e um (31) de Março do mesmo ano, pela primeira vez, a ALER realizou uma sessão conjunta de posse, recebendo em seus quadros a Abinael Morais Leal e Graziela Domini Peixoto, nas Cadeiras números três (3) e vinte e oito (28), patrocinadas respectivamente por Alexandre Lopes Bittencourt e Navarro de Brito, como representantes do município de Nazaré, e a Silvestre Sobrinho Mascarenhas de Sousa, na Cadeira número vinte e três (23), patrocinada pelo poeta José Leone, como representante do município de Aratuípe. Todos foram saudados por Lamartine Augusto, sendo a sessão realizada no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Nazaré. A festa apresentou dois destaques: nosso confrade Osmar Pinheiro solou o violino por ocasião da entrada dos dois novos acadêmicos e, ao final, foram apresentados alguns números musicais do cancioneiro popular, que tiveram o acompanhamento da plateia. Noite memorável!
(Postagem em construção).
POSTAGEM EM CONSTRUÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário