Translate

RELÓGIO, HORÁRIO NO BRASIL.





RESPEITEM AS CRIANÇAS!

RESPEITEM AS CRIANÇAS!
CRIANÇA NÃO É LIXO.




CONHEÇA AS MEMÓRIAS DO MUNICÍPIO SANTO ANTÔNIO DE JESUS!

Clique no segundo link à direita do monitor, na lista de blogs!

FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA, BRASIL:

06.04.2002.

Seja bem-vindo! Sua visita é de número:

NÚMERO DE FOTOGRAFIAS E IMAGENS: 535.

O CXSAJBA AGRADECE AOS COLABORADORES, PELAS 536 FOTOGRAFIAS E IMAGENS, DE SUAS REFERÊNCIAS.
PROFESSOR FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

OBJETIVO DESTE BLOG:

NESTE BLOG TEM O PROPÓSITO DE RESGATAR VALORES HUMANOS, ATRAVÉS DE HOMENAGENS E LEVAR CIDADANIA, POIS CIDADANIA É COMPOSTA DO TRIPÉ: A) CONHECER AS LEIS; B) CUMPRIR OS DEVERES; C) REVINDICAR OS DIREITOS. PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

terça-feira, 29 de junho de 2010

284ª HOMENAGEM: TODOS OS CIDADÃOS QUE APOIAM A DIVULGAÇÃO DA CULTURA, EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS; NA BAHIA; NO BRASIL E NO PLANETA TERRA.

Homenagem a todos os cidadãos que apoiam a divulgação da cultura, em Santo Antônio de Jesus; no Estado da Bahia; no Brasil e no planeta Terra.
A sociedade necessita de cultura; esportes; tecnologia; filosofia; ciência; educação doméstica; educação escolar e educação religiosa, para que aconteça uma melhoria da alma de cada ser e o aperfeiçoamento da humanidade.
Parabéns!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
******************************
Artistas COBRAM POLÍTICAS DE PROMOÇÃO À CULTURA.
O movimento, liderado pelo cineasta Tau Tourinho e apoiado pelo renomado artista plástico Marepe, tem como principal objetivo reivindicar políticas públicas de promoção cultural na cidade.

OS ARTISTAS SANTOANTONIENSES: TAU TOURINHO E MAREPE.

Reivindicações e denúncias, criaram um movimento e prometem mobilização para a próxima sexta, 30.
‘A Corda’. Assim se chama o movimento que, segundo os organizadores, reúne mais de 300 artistas de Santo Antônio de Jesus (a 185 km de Salvador), do Recôncavo e de Salvador que reivindicam melhores condições para realização e divulgação da arte e da cultura no município e região.
O movimento, liderado pelo cineasta Tau Tourinho e apoiado pelo renomado artista plástico Marepe, tem como principal objetivo reivindicar políticas públicas de promoção cultural na cidade, efetivar a restauração do Centro Cultural e a construção de espaços alternativos de cultura em Santo Antônio de Jesus.
Os artistas locais estão preocupados com o descaso cultural por parte das autoridades do município, que, para eles, não incentivam a cultura. “O movimento de cunho pacífico tem o objetivo de chamar atenção da população de Santo Antônio e região para o descaso há mais de 20 anos com a questão cultural no município, bem como agregar os artistas para que os mesmos tenham consciência da união da classe e possam reivindicar e fazer valer seus direitos”, ressaltou Tau Tourinho.
Para o artista plástico Marepe, o artista vive da arte, mas precisa de oportunidades, espaço e incentivos para divulgar sua arte. “Não há um espaço adequado para o artista exercer sua arte ou que abrigue, por exemplo, uma grande exposição, livros, peças teatrais, discos, e nem para que os artistas mostrem seus trabalhos, como um anfiteatro. Em 1987 quando o Centro Cultural foi inaugurado, houve uma grande participação dos artistas. Mais de 20 anos depois, o Centro está abandonado por falta de manutenção do espaço. Vivemos um apagão cultural no município”, pontuou o artista.
De acordo com os artistas, em Santo Antônio de Jesus, a Declaração Universal e Americana dos Direitos Humanos ‘está sendo violada em vários aspectos humano-sociais’. “Uma cidade pólo do Recôncavo baiano, com cerca de 100 mil habitantes, contando ainda com uma população flutuante de 600 mil pessoas/mês e que detém maior renda per capta da região, carece de espaços e ações que promovam eventos artísticos a fim de atender ao público carente de cultura”, destacou o cineasta Tau Tourinho.

CENTRO CULTURAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA, BRASIL.

Para o cineasta, há cerca de 30 anos a cidade vem perdendo sua identidade cultural. “Tivemos perdas arquitetônicas, artísticas e culturais que ocorreram ao longo das últimas três décadas, como a demolição do antigo e imponente Barracão de Farinha da Praça Padre Mateus; demolição da antiga estação ferroviária para construção de estacionamento comercial. Além do encerramento das grandes vaquejadas, concursos de fanfarras, festas de largo, festivais de música; má conservação do arquivo público; não viabilização do projeto Centro de Estudos Santantonienses (Casa da Memória) e do Instituto do Patrimônio Arquitetônico e Artístico Municipal e a inexistência de um Conselho de Cultura.
Faltam recursos para cultura.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Hernane Mercês, considera a manifestação dos artistas legítima e alega dificuldades em atrair verba específica para a área cultural. “Não há uma verba direcionada para a cultura, a chamada ‘verba carimbada’. A gente fica com o prato na mão, pedindo a um e outro, buscando emenda parlamentar para a atividade cultural. Já vivi como artista e desportistas e sei das dificuldades. As verbas que chegam para o São João são destinadas por deputados ou patrocínios. Não direcionamos recursos apenas para os festejos juninos”, ressaltou o secretário. Mercês acrescentou que ‘as atividades esportivas são mais fáceis de atrair recursos’.
Segundo o secretário, foi criada a Lei 732/2002, de autoria dele quando foi vereador, que dispões sobre a poítica de Desenvolvimento Cultural do Município e cria o Conselho MUnicipal de Cultura. Mesmo previsto em lei, o Conselho não funciona. “Cabe aos artistas pôr em prática alei que foi criada para beneficiá-los”, disse Hernane Mercês.
A prefeitura está reformando o Centro Cultural e segundo Hernane Mercês foi elaborado um projeto de ampliação para o espaço, onde cabem apenas 180 pessoas. “Não podemos abri-lo como está. Já fizemos o telhado externo, paredes, pintura e não queremos mudar a característica original. Não há muitos recursos, mas estamos fazendo algumas reformas, como melhorar o palco, os boxes que são pequenos. Tentando melhorar o espaço para a população artística, por isso a demora de entregá-lo à comunidade. Ele não está abandonado. Estamos recuperando, mas ainda não está funcionando porque queremos entregar uma obra decente”, assegurou.
(Rede Almeidense - Brasil).
**********************************************
Vai rolar muita Tiortina no próximo verão europeu, mais especificamente em Roterdam, na Holanda, pois o filme de Tau Tourinho e Gabriel Lopes Pontes, Incarcânu A Tiortina, representará Santo Antônio de Jesus, a Bahia e o Brasil no II Festival de Filmes Independentes Camera Mundo. Organizado pela Fundação Caramundo, que se dedica a exibir produções audiovisuais independentes e de baixo orçamento, o Festival de Filmes Independentes Camera Mundo que ocorrerá nos dias 26, 27, e 28 de Junho/2008, além de dar a jovens diretores um palco internacional, abrir portas e fazer intercâmbios, estimula a profissionalização artística para que resulte em geração de renda e consequentemente em autonomia e independência. Incarcânu A Tiortina está fazendo grande sucesso e já participou da 35ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia; 1ª Feira de Livros de Jaguariúna, São Paulo; 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; 6º FestCine Amazônia; Arraial CineFest, Porto Seguro/Bahia e atualmente está inscrito nos seguintes festivais: Cineport/Paraíba; Cinesul/Rio de Janeiro; Ouro Preto e Belo Horizonte/Minas Gerais; Obenhausen/Alemanha e Estocolmo/Suécia. Tau Tourinho é artísta plástico de Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil, expressando-se através de desenhos, pinturas, instalações e participando de Bienais, Mostras e Salões de Arte. Em 1990, enveredou pelo audiovisual produzindo filmes de arte e institucionais e, em 2004, fundou juntamente com a UNEB Campus V o Cineclube PAPA-JACA. Estreou como cineasta com o curta metragem Má Vida. Gabriel Lopes Pontes é formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, especialista em História-Imagem e Mestre em Artes Visuais pela mesma instituição. Atua como artísta plástico, teatrólogo e historiador em Salvador, Bahia, Brasil. Incarcânu A Tiortina é seu primeiro filme.

2 COMENTÁRIOS.
- “A carreira internacional do filme de Tau Tourinho”
Consultor Wilson Manoel disse:
4 de maio de 2009 às 18:37
Parabéns a mais um artista santantoniense que brilha em plagas internacionais.Tau ,meu companheiro de férias de infância, tocando fogos e brincando na rua, é mais um dos talentos da terra, ora reconhecido internacionalmente.
Adiante, Tau, parabéns a você e à Terra das Palmeiras !
Abraços, Wilson

EMANUELY MARQUES disse:
8 de maio de 2009 às 10:42
Parabéns ao caro, Tau Tourinho pelo seu brilhante projeto.
***************************************

O cineasta autodidata de Santo Antonio de Jesus, Tau Tourinho, vai lançar, no próximo dia 6 de abril, durante a primeira Mostra Cinema-História Social da Universidade Federal da Bahia (UFBA), seu mais novo filme intitulado “Os zumbis de Maria Mandú”. Na verdade o filme é dirigido pelo grupo Novocinemanovo que, além de Tourinho, é composto pelo cineasta Gabriel Lopes Pontes e o fotógrafo Lucas Virgolino. O grupo já participou de vários festivais de cinema nacionais e internacionais e se notabilizou depois do filme “Incarcânu A Tiortina” que se destacou no festival de cinema em Roterdam, na Holanda. O novo filme do grupo será lançado na Sala Walter da Silveira, que fica na Biblioteca dos Barris, em Salvador, a partir das 18h, na próxima terça-feira (6).

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIAS:
http://www.redealmeidense.com.br/Noticias/Celebridades/ARTITAS+COBRAM+POLITICAS+DE+PROMOCAO+A+CULTURA.html
http://www.blogdovalente.com.br/vs3/?p=2650
A Página do Recôncavo.
http://www.rbrnoticia.com.br/?p=8325

Nenhum comentário:

Postar um comentário