Translate

RELÓGIO, HORÁRIO NO BRASIL.





RESPEITEM AS CRIANÇAS!

RESPEITEM AS CRIANÇAS!
CRIANÇA NÃO É LIXO.




CONHEÇA AS MEMÓRIAS DO MUNICÍPIO SANTO ANTÔNIO DE JESUS!

Clique no segundo link à direita do monitor, na lista de blogs!

FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA, BRASIL:

06.04.2002.

Seja bem-vindo! Sua visita é de número:

NÚMERO DE FOTOGRAFIAS E IMAGENS: 535.

O CXSAJBA AGRADECE AOS COLABORADORES, PELAS 536 FOTOGRAFIAS E IMAGENS, DE SUAS REFERÊNCIAS.
PROFESSOR FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

OBJETIVO DESTE BLOG:

NESTE BLOG TEM O PROPÓSITO DE RESGATAR VALORES HUMANOS, ATRAVÉS DE HOMENAGENS E LEVAR CIDADANIA, POIS CIDADANIA É COMPOSTA DO TRIPÉ: A) CONHECER AS LEIS; B) CUMPRIR OS DEVERES; C) REVINDICAR OS DIREITOS. PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

terça-feira, 27 de julho de 2010

300ª HOMENAGEM: PERMACULTURA, IDEALIZADORES, PLANEJADORES E AOS PRATICANTES.

HOMENAGEM À PERMACULTURA; AOS IDEALIZADORES, AOS PLANEJADORES E AOS PRATICANTES.
A SOCIEDADE NECESSITA EVOLUIR E NÃO É NADA INTELIGENTE, CONTINUAR POLUINDO À NATUREZA.
PARABÉNS!
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
--------------------------------------------------
A permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.
Foi criada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970. O termo, cunhado na Austrália, veio de permanent agriculture (agricultura permanente), e mais tarde se estendeu para significar permanent culture (cultura permanente). A sustentabilidade ecológica, idéia inicial, estendeu-se para a sustentabilidade dos assentamentos humanos.
Os princípios da Permacultura vem da posição de Mollison de que "a única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar para si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos" (Mollison, 1990). A ênfase está na aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, construções, e pessoas em um ambiente produtivo e com estética e harmonia. E, neste ponto encontra paralelos com a Agricultura Natural, que sendo difundida intencionalmente pelas pesquisas de Masanabu Fukuoka por todo o mundo, chegaram as mãos dos senhores fundadores da permacultura e foram por eles desenvolvidas.
Permacultura é uma síntese das práticas agrícolas tradicionais com idéias inovadoras. Unindo o conhecimento secular às descobertas da ciência moderna, proporcionando o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor familiar.
A permacultura, além de ser um método para planejar sistemas de escala humana, proporciona uma forma sistêmica de se visualizar o mundo e as correlações entre todos os seus componentes. Serve, portanto, como meta-modelo para a prática da visão sistêmica, podendo ser aplicada em todas as situações necessárias, desde como estruturar o habitat humano até como resolver questões complexas do mundo empresarial.
Permacultura é a utilização de uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.
A Permacultura origina-se de uma cultura permanente do ambiente. Estabelecer em nossa rotina diária, hábitos e costumes de vida simples e ecológicos - um estilo de cultura e de vida em integração direta e equilibrada com o meio ambiente, envolvendo-se cotidianamente em atividades de auto-produção dos aspectos básicos de nossas vidas referentes a abrigo, alimento, transporte, saúde, bem-estar, educação e energias sustentáveis.
Pode se dizer que os três pilares da Permacultura são:
Cuidado com a Terra.
Cuidado com as Pessoas.
Repartir os excedentes.
------------------------------------------------------
Grupo de Permacultura da UFSC.
O que é a Permacultura?

"Permanent Agriculture" em inglês - nasceu na cabeça de Bill Mollison, ex-professor universitário australiano, na década de 1970. Refugiado das loucuras da sociedade de consumo, Mollison percebeu que nem os cantos remotos do interior australiano onde morava seria poupado do colapso planetário iminente - a flora e a fauna estavam diminuindo sensivelmente...
"Resolvi", falou Mollison na sua passagem pelo Brasil em junho de 1992, "que, se voltasse para o mundo, voltaria com uma coisa muito positiva".
Foi assim que nasceu a idéia de criar sistemas de florestas produtivas para substituir as monoculturas de trigo e soja, responsáveis pelo desmatamento mundial. Observando e imitando as formas de florestas naturais do lugar, revelou-se possível a criação de sistemas altamente produtivos, estáveis e recuperadores dos ecossistemas locais.
Depois de dez anos implantando, com grande sucesso, tais sistemas em todos os continentes, Mollison e seus colaboradores perceberam que não adianta concentrar-se em sistemas naturais sem considerar os outros sistemas tão vitais para a sobrevivência humana: sistemas monetários, urbanos (arquitetura, reciclagem de lixo e águas), sociais e de crenças. A "Permanent Culture".
Hoje a permacultura conta com mais de 10.000 praticantes em todos os continentes e mais de 220 professores trabalhando em tempo integral. A permacultura chegou no Brasil através do primeiro curso dado por Bill Mollison, em Porto Alegre. Hoje existe uma equipe de profissionais - agrônomos, engenheiros, arquitetos, etc. - que estão se aprofundando nestas idéias e que já fundaram o primeiro sistema LETS de troca de serviços da América Latina.
Baseada na prática de "Cuidar da Terra, cuidar dos homens e compartilhar os excedentes" (quer sejam dinheiro, tempo ou informações), a permacultura ousa acreditar na possibilidade da abundância para toda a humanidade através do uso intensivo de todos os espaços, através do aproveitamento e geração de energia, da reciclagem de todos os produtos (acabando assim com a poluição) e através da cooperação entre os homens para resolver os grandes e perigosos problemas que hoje assolam o planeta.


Princípios da Permacultura.

Princípios Éticos:
Cuidados com o planeta.
Cuidados com as pessoas.
Compartilhar excedentes (inclusive conhecimentos).
Limites ao consumo.
Quanto mais se aproxima da natureza, menos se trabalha.

Quando criamos sistemas auto-sustentados, não precisamos trabalhar para alimentar e proteger os elementos do sistema. Uma floresta produtiva, uma vez estabelecida, exige muito pouco cuidado para se manter, Comparados com as monoculturas, sistemas altamente artificiais que nunca ocorrerão na natureza, sistemas permaculturais que se aproximam da natureza não precisam de adubo, irrigação nem defensivos. Produzem séculos a fio e melhoram cada vez mais o solo, recuperando também o regime das águas da região.
Podemos incorporar animais nestes sistemas se criarmos condições de vida parecidas com aquelas do habitat natural do animal. Tomando o exemplo da galinha, percebemos que é a natureza da galinha de pastar e de ciscar, de comer uma grande variedade de verduras, grãos (pode ser sementes de capins) e insetos. Elas vivem em bandos e sempre dormem no mesmo lugar, no alto. São relativamente resistentes ao frio, mas temem o calor, exigindo sombra. Sofrem predações de gaviões e raposas, precisando de uma boa proteção.
Analisando estas necessidades do animal, podemos muito bem criar uma floresta forrageira para galinhas, incorporando árvores frutíferas (amora, goiaba, acerola, etc.), com verduras rasteiras e grãos (milhetos, capins, etc.), criando um pasto equilibrado onde a galinha se alimenta e se protege. O único trabalho que sobra para o homem nestas condições é de coletar os ovos e vigiar o estado do pasto e dos animais. Uma vez estabelecido, este sistema dura muitos anos com o mínimo de investimento, dando lucro maior do que as granjas industrializadas que exigem altos investimentos em insumos e medicamentos. E, obviamente, a qualidade dos produtos será muito maior.
Substituir altos investimentos e trabalho por planejamento e criatividade.
ou
"Se o sistema está lhe dando muito trabalho, você ainda não pensou o suficiente"

Scott Pittman.

O homem está longe de aproveitar plenamente os seus dons criativos. No planejamento de uma propriedade, reflexão e observação podem mostrar soluções engenhosas para os problemas, evitando gastos e trabalho. Podemos aproveitar ao máximo a força da gravidade, por exemplo, para a distribuição da água, colocando áreas de captação no alto da propriedade em vez de colocá-las, como muitos fazem nas baixas, e depois depender de bombas, Ou podemos observar que os animais de modo geral depositam mais esterco de noite do que de dia. O gado pode pastar nas áreas ricas das baixadas durante o dia e dormir em estábulos no alto da propriedade, retransportando assim os nutriente para o alto da propriedade, de onde, com a ajuda da força da gravidade, a distribuição se torna mais fácil.
Precisamos ter a coragem de criar soluções totalmente diferentes dos vizinhos. E precisamos perceber que nenhum sistema é perfeito: sempre tem espaço para mais um elemento, para mais uma função, muitas vezes simplesmente conectando dois elementos já existentes. O limite do sistema é a nossa criatividade.

O problema é a solução.

Problemas apontam situações especiais que podem ter uma função única. Se uma área é árida, por exemplo, pode-se especializar em plantas da família dos cactos, como o Figo da Índia ou a cochonilha, um inseto que produz uma tinta valiosa e que se desenvolve no cactos Opuntia. Se uma encosta é pedregosa, ela pode oferecer condições especiais para certas plantas que não de adaptariam em outra áreas mais férteis da propriedade. Se as lavouras sofrem ataques de caracóis, sinal que esta região se presta para a criação destes. Todo problema aponta para uma oportunidade. É questão de enfoque.

A diversificação garante a estabilidade.

A estabilidade de uma propriedade ou de uma comunidade depende da disponibilidade de uma gama de produtos espalhados ao longo do ano. Isto protege contra desastres climáticos, porque no caso de qualquer emergência (seca, tempestade), alguns dos produtos vão escapar, devido a uma resistência maior, ou devido ao fato de crescer em épocas diferentes. Deve-se sempre cogitar culturas de emergência, garantidas de dar alguma produção mesmo sob condições adversas. Os povos antigos fazem policulturas por este motivo. Policulturas que incorporam árvores no sistema são as mais estáveis do todas. Uma floresta produtiva dificilmente se abate com a seca ou com o granizo.

A estabilidade vem quando se fecham os ciclos.

Quando uma parte do sistema sustenta outra, evita-se a necessidade de procurar insumos fora da propriedade, fortalecendo assim todo o sistema. Da mesma maneira, uma comunidade inteira ganha estabilidade quando os produtos circulam localmente, evitando assim perdas por desperdício ou sangria para uma metrópole central. Considerando, por exemplo, que um terão dos produtos agrícolas no Brasil se perdem antes de chegar à mesa do consumidor, podemos ver a importância do consumo local, que assegura que o que se produz não se perde no processo de transporte e distribuição.
Da mesma maneira, se numa comunidade o mesmo dinheiro troca de mãos muitas vezes, isto tem o mesmo efeito de ter uma quantidade muito maior de dinheiro disponível. Se este dinheiro vai embora para o centro urbano, a comunidade local se empobrece.
Um dos maiores perigos para a estabilidade de uma propriedade rural ou de uma comunidade¸ a poluição. A vida não se mantém onde não há água limpa, por exemplo. Visto que a poluição provém de produtos ainda não utilizados, podemos vê-la como uma fonte de renda em potencial quando se trata de esgotos, ou mesmo de sub-produtos industriais. Os agrotóxicos obviamente nunca oferecem um potencial para reciclagem (e deveriam ser banidos da face do planeta).

Precisamos responsabilizar-nos pelos nossos netos.

Tivemos o privilégio de poder ainda desfrutar de florestas, de beber água limpa , de contemplar paisagens belas. Os nossos netos também têm este direito, e cabe a nós a responsabilidade de assegurar que estes direitos sejam respeitados. Isto pode sugerir muitas frentes de ação: conservação de áreas naturais ainda pouco modificadas pelo homem; desenvolvimento de uma forma de agricultura não devastadora; proteção das águas, especialmente do lençol freático. (Um rio pode-se limpar em poucos anos. Um lençol freático, uma vez poluído, dificilmente se limpa de novo). Em termos práticos, uma floresta desmatada leva entre doze a vinte anos para se recompor, e leva entre sessenta e duzentos anos para chegar a um estágio parecido ao original. Se colhermos somente as árvores no final do seus ciclos e plantarmos culturas adaptadas a estas condições de mata, podemos manter a cobertura vegetal e mesmo assim ter uma boa renda. Cada tipo de árvore tem as suas utilidades. Hoje, nos desmatamentos, a grande massa de madeira (com exceção das árvores mais conhecidas como o mogno) é desperdiçada.
Um agricultor pode muito bem plantar uma parte de sua propriedade com madeiras nobres, criando assim um patrimônio inabalável. Não importa se estas madeiras começarem a dar uma colheita daqui a vinte ou trinta anos: o agricultor, nesta época, já vai estar velho e as árvores podem garantir sua velhice, uma forma de aposentadoria particular. E como se pode colher as madeiras gradativamente, replantando ao mesmo tempo que colhe, ele cria um patrimônio para muitas gerações futuras.

Os problemas são basicamente domésticos e podem ser resolvidos no nível doméstico.

Não há soluções em grande escala para problemas locais. Não há soluções tecnológicas para problemas que são basicamente sociais. Cada vez que uma família consegue se auto-sustentar, produzindo os seus próprios alimentos e reciclando os seus dejetos, esta deixa de participar da agricultura devastadora e deixa de poluir. Cada propriedade, mesmo bem pequena, pode captar água e produzir alimentos. As possibilidades são infinitas: podemos usar toda parede e até telhados das construções para produzir alimentos. Podemos captar água numa variedade de maneiras e reciclar toda água que utilizamos, fazendo-a render muito mais. Tomando como exemplo a perigosa falta de água potável: poucas pessoas se dão conta de que a descarga doméstica gasta 40% de toda a água consumida. Isto representa 100 litros de água por pessoa por dia! Pode-se imaginar a gravidade desta situação numa cidade de milhares ou milhões de pessoas. Podemos dar descarga com a água servida das pias ou do chuveiro, evitando assim este desperdício desastroso para toda a humanidade. Em áreas mais suburbanas ou rurais, podemos desenvolver privadas secas, das quais existem muitos modelos eficazes hoje. Lembrando que os esgotos são também grandes fatores de poluição de lagos, de rios e do mar, vemos a importância do tratamento doméstico dos efluentes através de filtros ou de sistemas com plantas.
Uma aldeia (ou bairro) de 300 pessoas tem a capacidade humana de preencher todas as necessidades das pessoas do lugar. Mesmo numa situação urbana, pode-se aproveitar os espaços baldios para produzir alimentos e pequenos animais. Cada vez que isto ocorre, economiza-se petróleo e espaços naturais que hoje estão sendo desmatados para produzir alimentos em grande escala. Plantações pequenas e intensivas são muito mais produtivas em qualquer lugar do mundo. O pavor de falta de terras agrícolas é um mito: toda terra pode ser agrícola! O que se chama "agrícola" hoje são aquelas onde pode-se entrar com máquinas pesadas, comprovadamente destruidoras da estrutura do solo. De fato, as terras mais "agrícolas", em termos de produção, são aquelas frente à porta da cozinha! (é claro que o grande problema é o fato da agricultura se industrializar e ser vista como produtora de dinheiro. Isto levanta grandes problemas práticos, já que se destrói para ganhar a curto tempo. Isto vai acabar de fato somente quando houver ou uma pressão pública em massa ou quando tais sistemas não forem mais viáveis economicamente. Há sinais de que os dois processo estão acontecendo. O aumento de custos em petróleo e agrotóxicos faz com que a agricultura intensiva e orgânica hoje se torne muito mais lucrativa. Se os problemas são basicamente domésticos e podem ser resolvidos a nível doméstico, isto implica que nós podemos resolver os nossos problemas, não precisando de algum engenheiro ou outro especialista, ou o governo, etc. para dar as soluções. O poder da ação volta para as mãos do indivíduo, da família, ou da comunidade local.

Todo sistema deve produzir mais energia do que consome.

Quando falamos em "energia", podemos pensar em calorias. Vários levantamentos tem mostrado que a agricultura industrializada é, em muitos casos, deficitária energeticamente: para cada caloria de alimento produzida, gastam-se duas a oito (ou mais!) calorias na forma de petróleo (transporte, insumos, máquinas agrícolas, etc.). Qualquer sistema deficitário, que seja em termos monetários ou energéticos, é fadado a falir, cedo ou tarde. Os sistemas permaculturais se tornam produtores energéticos de várias maneiras:

a) Produção intensiva em relação ao trabalho. Sistemas permanentes exigem poucas ou nenhuma máquina e pouco ou nenhum insumo, consumindo menos calorias do que produzem;

b) Produção para consumo local. Evitam-se assim gastos em transporte;

c) Utilização das energias do lugar (gravidade, transporte animal, sol, vento, etc.);

d) Reciclagem dos dejetos. Os fertilizantes industrializados são produzidos a partir do petróleo e exigem muitos gastos em transporte. Quando os insumos são produzidos localmente, evitam-se todos estes gastos;

e) Utilizando energias alternativas captadas no lugar: cozinhado com fogões solares e a lenha, biogás, painéis solares, etc.

Visa-se cooperação em vez de competição, integração em vez de fragmentação.

O espírito de cooperação é a grande chave para a recuperação da qualidade de vida no planeta. Vista em termos sociais, a cooperação nos leva a ver todo estranho como amigo em potencial, enquanto a competição nos ensina a ver todo estranho com adversário em potencial. Esta mudança de atitude traz mudanças de comportamento fundamentais. Na cooperação, a energia é gasta de uma maneira mais construtiva, somando a energia de uns com os outros, em vez de se anularem mutuamente, como é o caso da competição. Na agricultura, esta mudança de atitude também transforma o comportamento. Se uma praga ataca a lavoura, um agricultor que se baseia em cooperação com a natureza procurará compreender o porque deste ataque. A planta está enfraquecida? O inseto está com fome por falta de um posto natural? Chega-se até a plantar alimentos para o inseto considerado 'praga', reconhecendo que este, como todo ser natural, merece viver. Este convívio pacífico com a natureza faz com que o agricultor não precise mais declarar guerra química na sua propriedade, produzindo assim alimentos de qualidade e limpos, sem comprometer a qualidade da água nem do solo. A cooperação nos leva a ver tudo como sendo interligado. Não é: "eu contra você", mas "eu junto com você". Não é: eu contra a praga, mas eu trabalhando em conjunto com a natureza, dentro de um contexto. Desaparece o sentido da fragmentação, de ver um mundo como formado de peças separadas, passando a ver o mundo como um todo integrado, onde mudanças em um elemento dentro do sistema (agrícola ou social), modifica a situação de muitos outros elementos que estão interligados com este. Isto é o que transforma o sistema todo.
(texto adaptado do Instituto de Permacultura da Bahia).

A permacultura não é apenas uma técnica ou muito menos um pacote. É muito mais complexo que uma simples agricultura sem agrotóxicos, mais complexo que uma agricultura ecológica, ou sustentável, ou biodinâmica. É uma forma de viver que pode ou não envolver essas e outras técnicas. Ao mesmo tempo é muito mais simples por ser a conduta natural das coisas. Necessita apenas de uma observação sem máscaras, da natureza, sem pressa e com atenção. Sem preconceitos.
-----------------------------------------------------
O que é Permacultura?
14 Jul 2006 por S�rgio Pamplona em Permacultura
Permacultura é algo fácil de identificar com um monte de desejos pessoais profundos entre aquelas pessoas que sonham com paz, harmonia e abundância. Mas leva-se muito tempo para entender. Não se sinta desencorajado o leitor que está ansioso por conhecer a Permacultura ou aquele que julgava tê-la compreendido: os conceitos estão dados e são até bastante claros. A verdade é que as coisas mais importantes da vida exigem tempo e dedicação, tanto mais quando representam quebras de paradigmas.

Assumir para nossas vidas aquilo que é radicalmente novo não é tarefa fácil – no mais das vezes enfrentamos nossos próprios limites de compreensão e aceitação. Por isso, é preciso coragem, fé e determinação para tornar-se um permacultor. E tomar o tempo como aliado.

Nas palavras de Bill Mollison de que mais gosto, a Permacultura é “uma tentativa de se criar um Jardim do Éden”, bolando e organizando a vida de forma a que ela seja abundante para todos, sem prejuízo para o meio ambiente. Parece utópico, mas nós praticantes sabemos que é algo possível e para o qual existem princípios, métodos e estratégias bastante factíveis. Os exemplos estão aí, para quem quiser ver, nos cinco continentes e em mais de uma centena de países.

Conceitos
Os australianos Bill Mollison e David Holmgren, criadores da Permacultura, cunharam esta palavra nos anos 70 para referenciar “um sistema evolutivo integrado de espécies vegetais e animais perenes úteis ao homem”. Estavam buscando os princípios de uma Agricultura Permanente. Logo depois, o conceito evoluiu para “um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis” , como resultado de um salto na busca de uma Cultura Permanente, envolvendo aspectos éticos, socioeconômicos e ambientais.

Para tornar o conceito mais claro, pode-se acrescentar que a Permacultura oferece as ferramentas para o planejamento, a implantação e a manutenção de ecossistemas cultivados no campo e nas cidades, de modo a que eles tenham a diversidade, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais. Alimento saudável, habitação e energia devem ser providos de forma sustentável para criar culturas permanentes.

No centro da atividade do permacultor está o design, tomado como planejamento consciente para tornar possível, entre outras coisas, a utilização da terra sem desperdício ou poluição, a restauração de paisagens degradadas e o consumo mínimo de energia. Este processo, segundo André Soares, permacultor do Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado – IPEC, deve ser dinâmico, contínuo e orientado para a aplicação de padrões naturais, contendo sub-processos de organização de elementos dentro de determinados contextos.

No primeiro nível, a ação do permacultor volta-se principalmente para áreas agrícolas com o propósito de reverter situações dramáticas de degradação sócio-ambiental. “Culturas não sobrevivem muito tempo sem uma agricultura sustentável”, assegura Bill Mollison. No entanto, os sistemas permaculturais devem evoluir, com designs arrojados, para a construção de sociedades economicamente viáveis, socialmente justas, culturalmente sensíveis, dotadas de agroecossistemas que sejam produtivos e conservadores de recursos naturais.

Cooperação e solidariedade
A Permacultura exige uma mudança de atitude que consiste basicamente em fazer os seres humanos viver de forma integrada ao meio ambiente, alimentando os ciclos vitais da natureza. Como ciência ambiental, reconhece os próprios limites e por isso nasceu amparada por uma ética fundadora de ações comuns para o bem do sistema Terra.

Mollison e Holmgren buscaram princípios éticos universais surgidos no seio de sociedades indígenas e de tradições espirituais, que estão orientados na lógica básica do universo de cooperação e solidariedade. Não é possível praticar a Permacultura sem observá-los.

Primeiro, será preciso assumir a ética do cuidado com a Mãe-Terra para garantir a manutenção e a multiplicação dos sistemas vivos. Depois, o cuidado com as pessoas para a promoção da autoconfiança e da responsabilidade comunitária. E por fim, aprender a governar nossas próprias necessidades, impor limites ao consumo e repartir o excedente para facilitar o acesso de todos aos recursos necessários à sobrevivência, preservando-os para as gerações futuras.

Como parte dos sistemas vivos da Terra e tendo desenvolvido o potencial para desfazer a sustentabilidade do planeta, nós temos como missão criar agora uma sociedade de justiça, igualdade e fraternidade, a começar pelos marginalizados e excluídos, com relações mais benevolentes e sinergéticas com a natureza e de maior colaboração entre os vários povos, culturas e religiões.

Toda ética tem a ver com práticas que querem ser eficazes. “A ética da Permacultura serve bem para iluminar nossos esforços diários de trabalho com a natureza a partir de observações prolongadas e cuidadosas, com base nos saberes tradicionais e na ciência moderna, substituindo ações impensadas e imaturas por planejamento consciente”, assevera Bill Mollison. A chave é estabelecer relações harmoniosas entre as pessoas e os elementos da paisagem.

Design para a sustentabilidade
O trabalho do permacultor está baseado em princípios e métodos de design para orientar padrões naturais de crescimento e regeneração, em sistemas perenes, abundantes e auto-reguladores.

Earle Barnhart, permacultor de Massachussets (USA), escreveu que a regra cardinal do projeto da permacultura é maximizar as conexões funcionais. Isso quer dizer, combinar as qualidades de elementos da natureza e de elementos da criação humana para construir sistemas de armazenamento de energia. Não haveria nada de revolucionário nisso se as sociedades modernas agissem com base no bom senso.

Mas a história é bem outra e, por isso, a Permacultura, embora seja a “ciência do óbvio”, como gostam de dizer alguns de nós, está fazendo revoluções nas cabeças de jovens, adultos e idosos, oferecendo-lhes, em vez de sistemas fechados e fragmentários, o paradigma holístico contemporâneo, que tudo articula e re-laciona, para a construção de projetos abertos ao infinito.

As estratégias de design da Permacultura não existem apenas para o planejamento de propriedades abundantes em energia – este é apenas o primeiro nível de ação do permacultor. É possível desenhar também sistemas de transporte, educação, saúde, industrialização, comércio e finanças, distribuição de terras, comunicação e governança, entre outros, para criar sociedades prósperas, cooperativas, justas e responsáveis. O sonho é possível: a ética cria possibilidades de consensos, coordena ações, coíbe práticas nefastas, oferece os valores imprescindíveis para podermos viver bem.

A história da Permacultura no Brasil
Não faz muito tempo, em 1992, Bill Mollison ministrou um curso de Permacultura no Rio Grande do Sul e estabeleceu um marco inaugural: de lá para cá, a Permacultura desenvolveu-se no Brasil, conquistando dia após dia um número crescente de praticantes.

Hoje, a Permacultura encontra-se nas esferas governamentais e surge como projeto alternativo de criação do primeiro emprego para jovens entre 16 e 24 anos. Este ano, cerca de 1.300 jovens do Distrito Federal e municípios do entorno serão capacitados para trabalhar com os princípios da Permacultura e criar redes de empreendimentos agroindustriais. O projeto é da Agência Mandalla DHSA e tem financiamento do Ministério do Trabalho e Emprego.

A Agência Mandalla DHSA, com sede na Paraíba, é uma OSCIP que está desenvolvendo tecnologias Sociais com base na ética e nos princípios e métodos de design permacultural, alcançando para a Permacultura a maior repercussão já vista no país (leia seção da página 4). Em menos de três anos, chegou a mais de 80 municípios de nove estados brasileiros, beneficiando diretamente duas mil pessoas com a garantia da segurança alimentar e a geração de excedentes para a comercialização. Entre as famílias beneficiadas, a renda média é de R$400,00 ao mês, sendo que há exemplos de agricultores auferindo renda mensal de R$1.700,00.

Os Institutos de Permacultura
São oito no total, atuando de forma diversa. Aqueles que fundaram a RBP, Rede Brasileira de Permacultura (IPAB, em Santa Catarina, IPA, no Amazonas, IPEC, em Goiás e IPEP, no Rio Grande do Sul), funcionam como centros de pesquisa, formação e demonstração de tecnologias apropriadas, com apoio financeiro da PAL – Permacultura América Latina, instituição comandada pelo iraniano Ali Sharif, com sede em Santa Fé, Estados Unidos. A única exceção é o IPAB, que não possui centro demonstrativo e, por isso, atua de forma independente, dispensando financiamentos vindos do estrangeiro através da PAL.

A ação institucional do IPAB está voltada para pequenos agricultores e tem a parceria de sindicatos, prefeituras, ONGs e movimentos sociais. Os sistemas permaculturais fomentados pelo IPAB estão nas Unidades de Produção Familiar. O instituto atua também na multiplicação de conhecimentos em Permacultura através do Projeto de Formação de Professores.

A exemplo do IPAB, o Instituto de Permacultura da Bahia (IPB), o Instituto de Permacultura
Cerrado Pantanal e o IPEMA (Instituto de Permacultura da Mata Atlântica), possuem projetos sociais e muitos parceiros, mas não fazem parte da RBP. A título de ilustração, cito o Projeto Policultura no Semi-Árido, implantado no sertão da Bahia, atendendo hoje 700 famílias de pequenos agricultores. Com o apoio do IPB, as famílias estão desenvolvendo sistemas agroflorestais e garantindo para si segurança alimentar, trabalho e renda. O projeto ajuda os sertanejos a combater a desertificação e conviver harmoniosamente com a caatinga.

O IPOEMA (Instituto de Permacultura: Organização, Ecovilas e Meio Ambiente), no Distrito Federal, que é o mais novo entre os institutos brasileiros, vai atuar fortemente no atendimento a comunidades locais e tradicionais, além de trabalhar com pesquisa e formação de novos permacultores.

Por enquanto, há pouca ou nenhuma interação entre os institutos de Permacultura do Brasil.

Rede Permear de Permacultores
Criada no ano passado, inaugurou um novo caminho para a Permacultura em nosso país. Em concordância com as palavras de David Holmgren, que citarei em seguida, ouso dizer que a Rede Permear é a prova de maturidade do processo de desenvolvimento da Permacultura no Brasil: “Quando o campo de trabalho é novo, as relações de competição prevalecem, exatamente como nos sistemas naturais imaturos e de rápido crescimento. Mesmo na Permacultura, que está fortemente enraizada na cooperação, a competição tem acontecido, causando estranheza, mas, sobretudo, mostrando quando o processo ainda não amadureceu. Em ecossistemas maduros, assim como em sociedades tradicionais estáveis, as relações tendem a se tornar mais mutualísticas e simbióticas”.

A Rede Permear chegou lá: integra hoje catorze projetos autônomos em quatro estados brasileiros (Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) e mais o Distrito Federal. Os projetos são chamados de autônomos porque são iniciativas de pessoas, famílias e comunidades que trabalham em cooperação e com recursos próprios para multiplicar os conhecimentos em Permacultura (todos recebem formação como professores do IPAB) e para oferecer exemplos de sistemas produtivos de apoio à vida no lugar onde moram.
Nós da Rede Permear costumamos dizer que a nossa teia deve alcançar todo permacultor ou grupo de permacultores cujo trabalho tem como princípio de ação a ética da Permacultura. E queremos para esta rede tudo aquilo que um sistema permacultural deve conter: diversidade e abundância de idéias e projetos, cooperação, solidariedade, sinergia, diálogo e amor, muito amor. Por fim, que seja para todos um caminho de transformação.


--------------------------------------------------------------------------------

131 Respostas para “O que é Permacultura?”
Agregador para este artigo Endereço de Rastreamento
1 Jane Delane Verona
Jul 28th, 2006 at 18:56

Olá!
Adorei o texto. Vai de encontro com taodas minhas buscas pessoais e tranformações por que venho passando.
Por favor, agradeço se alguém puder me ajudar com algumas questões:

1) o que preciso ter de início para ser um permacultor? é indispensável ter a terra? Qual o tamanho mínimo para que eu possa também obter renda (por. ex. trabalhandocom bambu..)?
2) Sei que ser permacultor exige muita dedicação.. tempo, etc… é diferente aprender para ser professor, ou para ser permacultor? Quero antes de tudo me conectar… sendo um permacultor.. mas, para isso preciso aprender. Se eu tiver a terra, quem organiza os cursos, pessoas, de onde vem o dinheiro pra preparar a área?
Grande abraço a todos, e muita paz e amor ao planeta!
Jane Verona

2 Rose
Jul 31st, 2006 at 17:20

Gostaria de receber informaçoes mais detalhadas a respeito so assunto, pois sou engenheira agronoma e a demanda no municipio tem aumentado muito.

Atenciosamente

Rosemeire Pereira

3 Rita
Ago 23rd, 2006 at 16:44

Gostaria de saber se hámodelo de projeto na permacultura voltado para familia de baixa renda

4 Suzana MAringoni
Ago 29th, 2006 at 10:38

Olá!
Tentando responder a algumas das perguntas…
Um permacultor, em geral, inicia sua caminhada fazendo um curso PDC ( um curso de Design em Permacultura) que é um curso de 72 horas, segundo conteúdos e grade horária propostos por Bill Mollison.
Depois começa o caminhar…
Qual local? Onde ele está! Pequeno, grande, depende do que quer fazer… Há exemplos de permacultura numa área de 1000m², só com uma zona 1 e 2…
Quanto a questão de fazer permacultura com baixa renda…Olha, esta é a proposta!
Desenvolver permacultura ou seja sustentabilidade com o que cada um tem!
Existem modelos sendo trabalahdos desde o semi árido do Nordeste, a outros com assentados do MST e agricultores familiares em Santa Catarina.
A proposta é exatamente fazer as coisas com os materias que se tem no local, as energias e os tempos das pessoas.
Na Permear temos trabalhado com este princípio- fazer o que as suas “pernas e braços” conseguem…
Até mais
Suzana

5 André Luiz C.P.e Souza
Set 1st, 2006 at 0:28

Permacultura é um trabalho de várias vidas juntas,é o amor dos ancestrais ao novo chegado,é a água pra quem nunca a viu,é a vida eterna,é a benção dos DEUSES,é verdadeiramente abraçar o mundo ,é ser pai e filho,é ser dono do que é de fato nosso.Quem conhece a permacultura já tem o amor no sangue.Eu amo a permacultura!

6 Lígia Mahalem
Set 7th, 2006 at 17:41

Estou iniciando neste caminho, em ações concretas, em minha chácara. Mas no sonho, há muito tempo, por uma cultura de paz, cooperação e solidariedade. foi bom encontrar este site, gostaria de entrar em uma lista de discussão ou rede de comunicação via e-mail. Abraço, Lígia

7 elisabeta
Set 14th, 2006 at 23:25

Fiquei encantada, ainda não havia ouvido falar em permacultura, embora já tivesse este sentimento dentro de mim, de que há soluçao para muitos problemas, basta que as pessoas deixem um pouco de ser egoístas

8 Ygor
Set 17th, 2006 at 22:12

Sou estudantes de arquitetura da UFRJ, e estou propondo, junto a uma equipe, um projeto de âmbito urbano, numa área de alagadiços, e pensamos em uma solucao com base nos padroes autosustentaveis, utilizando até mesmo mao de obra menos especializada do local. Estamos completamente chocados de saber q isso é algo COMPLETAMENTE VIÁVEL E JA HAVIA SIDO PENSADO DESDE A DECADA DE 70 !

Estaremos consultando esses institutos para maiores informações. Outro fato q nos deixou chocados: nao existe um Instituto relacionado ao Rio de janeiro, ou sao paulo. è verdade? ou deixamos algo escapar no artigo?

9 Fátima Ximenes
Set 28th, 2006 at 15:54

Fiquei muito contente de ver quanta gente querendo trabalhar com permacultura. É uma tarefa que exige muita perseverança, principalmente se você depende de financiamentos. Trabalho através de uma ONG ambientalista, a Amane- Associação para a proteção da Mata Atlântica do Nordeste, nos arredores da Estação Ecológica do Complexo Florestal de Murici-CFM-Al, com um assentamento do INCRA, há um ano. O que fizemos até agora? Temos um bom e farto material sobre toda a área do CFM e sua população; fizemos um planejamento da paisagem junto com a comunidade e acabamos de apresentar um projeto de zoneamento para uma das propriedades. Neste momento,estamos buscando financiamentos para implantação de um modelo, onde pudéssemos trabalhar em mutirão, apresentando soluções possíveis para suas questões prioritárias.
Por isso fiquei muito interessada nas experiências das quais vocês falaram. Queria fazer contato, para parcerias, sei lá, no sentido de enriquecermos nossos trabalhos.

Um abraço
Fátima

10 Leomagnus
Out 7th, 2006 at 9:56

São Paulo, 7 de outubro de 2006.

Caros amigos, saudações!
Ainda não sou permacultor, mas espero se-lo em breve!
Notamos que a Permacultura constitui-se, hoje, em uma imensa “incubadora” de novas idéias, novas propostas, com novas e intrépidas mentes propondo um novo paradigma ou modelo de se viver, uma nova proposta de ser e agir, uma nova e “arejada” maneira de ver e entender o homem, o meio ambiente e a sociedade! É uma verdadeira “revolução silenciosa” pensando e implementando mudanças a nível planetário! Respeitando o homem e propondo o fim da exploração do homem pelo homem (e, portanto, sendo humanista); protegendo o meio ambiente e usando os recursos naturais de forma racional; usando e transformando de forma inteligente o lixo e dejetos; combatendo alguns vícios da sociedade moderna, que causam o enriquecimento de poderosos grupos econômicos, algumas vezes multinacionais, como a adoção de trocas ou escambo e a produção de energia em pequena escala; a adoção e difusão de alimentação natural e orgânica, especialmente o veganismo etc., está trazendo mudanças significativas objetivando o bem estar do homem e da sociedade, além de proteger a natureza. Mas isso que foi mencionado ainda é muito pouco para caracterizar os permacultores, embora já seja um glorioso e monumental trabalho! Tenho encontrado muitos permacultores profundamente espiritualizados, APESAR DE NÃO RELIGIOSOS; assim, tenho tido contatos com permacultores Rosa Cruzes, Maçons, Teosofistas, Asatruares, Kardecistas, Wicanos, Budistas, Hindus, Esperantistas, Bahá’ís, Zoroastrianos, etc. Todo esse pessoal está trabalhando arduamente, cada um a seu modo, para trazer PAZ PROFUNDA e FELICIDADE a esse planeta; que a Mente Cósmica os ilumine e proteja sempre, para que seus anseios sejam concretizados o mais breve possível. Em algumas profecias antigas, diz-se que a Era de Aquário, que é a Era atual, seria uma Era oposta à anterior Era de Peixes e que traria Paz, aglutinação e união, onde se previu também grande desenvolvimento da aviação e do transporte aéreo, tendo em vista que o signo de Aquário está relacionado com o elemento Ar. Mas a meu ver, duas tarefas imediatas se impõem aos permacultores brasileiros na atualidade:
01. um maior entrosamento entre os vários institutos de permacultura brasileiros, para evitar a competição, o gasto de energias em ações semelhantes e para focalizar o trabalho com mais força e energia; talvez a criação de uma Federação fosse o melhor caminho, e
02. uma atuação política (eu não disse política partidária) mais intensa e eficaz; a Permacultura está crescendo, mas esse crescimento ainda é pequeno, e a voz dos permacultores precisa ser ouvida, preferencialmente dentro do Congresso Nacional. Grato. Leomagnus - e-mail: leomagnus@hotmail.com

11 Itamar Vieira
Out 9th, 2006 at 11:31

Oi Leo, que bom ler o que você escreveu e poder lhe responder às questões levantadas:

1. Não vejo a competição que você fala. Apesar de saber de relatos da história de caminhada das pessoas até aqui desse movimento no Brasil e no mundo.
O que vejo é cada um fazendo o que pode e quer. Fizemos inclusive a página www.permacultura.org.br que divulga todas as iniciativas de permacultura pelo Brasil, sem qualquer distinção e com a porta aberta para que mais pessoas proponham novos links. Para que todo o Brasil fique sabendo onde se está trabalhando na direção do que propõe a permacultura, na direção da sustentabilidade, de sistemas permanentes, tão estáveis e abundantes quanto os sistemas naturais.
E acho que é uma coisa natural as pessoas procurarem se aproximar das pessoas a quem mais se ajustam no convívio para realizarem coisas juntos.
Portanto, no momento, estou vendo apenas cooperação entre permacultores. Estou focando nisso. Pessoalmente, quero ser amigo das pessoas de todos os intitutos e estações de permacultura.

2. Não sei o que realmente seja uma atuação política mais intensa. Estamos REALIZANDO o que está ao nosso alcance e difundindo a permacultura. Talvez seja o caso de pessoas como você e outras que sabem do trabalho que estamos fazendo, divulgar para pessoas mais políticas, cujas atuações tenham braços maiores que os nossos. Sinceramente não sei fazer isso.
E principalmente, penso que tem uma questão fundamental aí: o nosso alvo, no fim das contas, não é fazer coisas para salvar o mundo. É dar a oportunidade para que cada homem e mulher se dê conta do que está fazendo com o mundo e resolva mudar. E estamos fazendo isso a partir da realidade que nos circunda… em direção a todo o mundo.

Obrigado pelas suas palavras e um grande abraço!

12 paulo danilo
Out 18th, 2006 at 16:26

Gostaria de saber um pouco sobre policultura,e asobre a rotação do solo.

13 Marcia Ribeiro
Nov 9th, 2006 at 15:24

Gostei muito do texto e queria saber como faço para entrar em contato com o Instituto de Permacultura aqui do Rio de Janeiro e como posso me capacitar para dar aulas.

14 Sérgio Pamplona
Nov 11th, 2006 at 8:14

Oi, Marcia,
Para você se capacitar a dar aulas, o primeiro passo é fazer o PDC, de 72 horas. O comentário da Suzana Maringoni aí em cima dá o caminho das pedras. O ideal é começar a botar isso na sua vida, trabalhar, compartilhar, estudar e assistir a outros PDC, de modo a se capacitar a ser uma replicadora.
Agora, o contato do Instituto de Permacultura do Rio eu não sei. Alô, pessoal, alguém aí sabe? Eu já ouvi falar de um trabalho em Santa Tereza, mas não tenho os contatos.
Abraço,
Sérgio

15 José Nelci Pazini
Nov 11th, 2006 at 9:20

Gostei do assunto e gostaria de conhecer o sitio e aprender sobre a permacultura inclusive pretendo fazer uma visita no Sitio Vaga Lume em breve. Parabens

16 carlos alberto ficagna
Nov 23rd, 2006 at 12:28

Gente pra frente do meu brasil BARONIL…finalmente achei
minha tchurma (essa é antiga hein?)
me considero um permacultor desde guri, nasci e me criei nas barrancas do uruguai e do chapecó e vi o tempo passar
voando e o homem detonando os lugares da minha infância…
já aprontei muito pros caras que não respeitam a mãe natureza e fiz dela o tema principal de minhas composições
agora vejo aliviado que tem uma galera encanada nos mesmos
princípios e buscando a mesma coisa: ’sem felicidade não há sustentabilidade’
Viva a era de aquarius, finalmente chegou a nossa vez…

17 morgoth strong
Dez 13th, 2006 at 13:26

permacultura = idiotice

18 Rodrigo Brantes
Jan 12th, 2007 at 17:36

Boa tarde a todos!
Gostaria muito de saber onde fazer o curso PDC aqui no Rio. Tenho certeza de que, a partir dele, minhas principais dúvidas serão sanadas. Aguardo ansioso uma resposta!
Abraços e luz para todos!

19 nane
Jan 16th, 2007 at 16:34

feliz 2007!!!
oi, meu nome é nane, adoro plantar, adoro a terra, tenho um pequeno terreno em águas claras/rs onde quero aplicar as boas idéias da permacultura, adoraria fazer um curso pra aprender a aplicar essa beleza solidária!
o caminho do mundo é esse, aliás, eu diria que é a nossa salvação, se não nos dermos as mãos e trabalharmos nesse sentido, estaremos perdidos num planeta quente e desgovernado…então, quanto mais permearmos melhor!
um abraço
nane

20 aladi jose de lima
Fev 8th, 2007 at 22:43

desejo receber informações sobre permacultura. Sou associado de uma associação que congrega 110 colegas de duas universdades em goias. Adquerimos 11 alqueires de terra e estamos construindo um condominio rural, com caracteristicas ecológicas, visando uma melhor qualidade de vida.
Associaçao Ecológica, Rural e Lazer Condominio Portal do Cerrado.
Aladi - administrador

21 Celia Regina Oberg
Fev 12th, 2007 at 11:31

Sempre imagino o espaço das penitenciarias se tornando auto sustentavel, pelo trabalho e estudo dos presos e comunidade carente proxima, de tal forma que se transforme predios embolorados em construções ecologicas, em espaços com paisagismo apropriado para a região. Junto com a beleza da natureza, a plantação de arvores e todo tipo de vegetais para o consumo, e vendendo o excedente para obter renda. Seria feita a reciclagem de lixo, ate se obter material de construção ecologico de boa qualidade, para as construções locais e obter renda.
De tal forma que o preso, enqto trabalha sem ganhar salario, ao mesmo tempo recupera sua saude fisica e mental, recupera sua dignidade e assimila valores humanos que o tornaria apto a ser um cidadão bom e consciente.Isso, é claro é um crescimento individual. Seria promovido por voluntarios (por universidades, fraternidades, grupos espiritualistas, etc.).
Haveria lá alimento do tipo que recupera a saude, atendimento medico e odontologico, oportunidades de fazer cursos, ler muito, etc, à medida que o preso fosse se encaixando nesse padrão de ser humano com boa auto-estima,mas humilde de coração e respeitoso para com todas as formas de vida.
E aí se poderia ir levando para esse espaço, cães, gatos, cavalos abandonados nas ruas. Lá eles teriam sustento, recuperação, castração. Muitos ficariam, pois sua presença seria importante para a humanização dos presos, outros seriam colocados para adoção responsavel.
Estou viajando demais?
Pois eu sempre sonho com isso.É uma forma de relaxar enqto o sono não vem,
Celia

22 Sérgio Pamplona
Fev 12th, 2007 at 13:11

Olá, pessoal.
Em primeiro lugar, Aladi, parabéns pela iniciativa de um condomínio ecológico. Por favor, mande detalhes do que se trata e onde é. Claro que a permacultura pode ser uma excelente ferramenta.
Célia, que lindo sonho o seu. Seria maravilhoso. Cadê as autoridades de plantão para embarcar nessa visão de prisões permaculturais? Se alguém tiver contatos no Ministério da Justiça, que tal passar isso a eles?
Abraço a todos.
Sérgio

23 Ursula Decker
Fev 26th, 2007 at 12:23

Sou estudante de arquitetura e tenho grande interesse de atuar na área de bioarquitetura, gostaria de informações sobre esta atuação em Minas Gerais.
Obrigada

24 Suzana MAringoni
Mar 8th, 2007 at 13:15

Gentes
Que bom ver esta lista andando e que as pessoas possam mesmo “encontrar sua tchurma”, (antigo o termo, mas eficiente, não é meu amigo!).
Bom, quanto a fazer um curso PDC são 2 os caminhos:
- fazer num lugar que organiza o curso- olhe em eventos da Permear) ou no site www.permacultura.org.br.
- organizar um grupo e fazer um curso por “auto-gestão” no seu local de origem. Para isto entre em contato com permacultores daqui da permear, ou outros, veja datas e preços. Esta é uma forma bem legal de que, depois do curso, o grupo já esteja entrosado para ações futuras!
Um abração
Suzana

25 marcio
Mar 19th, 2007 at 20:58

oi eu estou estudando na ufsc e queria se possivelmente ,
pedir alguma informaçao sobre o assunto permacultura ,
e etamops desenvolvendo um projeto sobre este assunto

desde já agradeço ….

26 jocemar
Mar 20th, 2007 at 16:03

oi,
se possivel eu gostaria de saber quais sao as culturas da permacultura em Santa Catarina e em que regioes sao cultivadas.

27 JOAO
Mar 22nd, 2007 at 0:34

OLÁ URSULA DECKER, TUDO BEM?

TENHO BASTANTE INFORMAÇOES SOBRE A ÁREA, SE VOCE ESTIVER INTERESSADA

DEIXA SEU E-MAIL QUE ENTRO EM CONTATO COM VOCÊ.

28 Dalva Pereira da Conceição
Abr 1st, 2007 at 21:47

Olá pessoal!!!
Acho que encontrei minha tribo.
Sou permacultora de coração…de muitas vidas…
Morei por trinta anos em Florianópolis…agora mudei de Ilha…desde agosto 2006 moro em Ilhabela (SP).
Gostaria muito de fazer o Curso PDC, pra “ontem”.
Poderia ser em Fpolis ou SP. O que acontecer primeiro.
Aguardo informações.
Beijos no coração
Dalva

29 Léo Magalkhães
Abr 7th, 2007 at 21:52

Olá a todos,

Ygor, Márcia, Rodrigo, tbém sou do Rio!!! Vamos aglutinar esse pessoal que quer um mundo melhor!! Ygor, vc conhece o João Veloso? É meu amigo, estudante da UFRJ e falou que conhecia uns arquitetos permacultores aqui no Rio…
Tou esperando um curso aqui no Rio também… Vamos nos unir para revolucionar!!
Ahhh LeoMagnus, esqueceste de mencionar os permacultores Sufis! rsrsrs

Peço permissão ao Sérgio Pamplona e ao pessoal do site permear pois queria reproduzir esse texto em meu blog (citando autor e fonte, obviamente…)

Abraços calorosos

Salaam aleikun (Que a paz de Deus esteja convosco)

30 Elson farias de Sousa
Abr 30th, 2007 at 20:55

Meios de Hospedagem que utilizam permacultura.

31 Michele
Mai 3rd, 2007 at 15:56

Olá Elson, existe um grupo em Florianopolis q trabalham com o conceito de agroturismo, e com algumas atividades permaculturais também, da uma olhada nesse site que talves possa te ajudar!
http://www.acolhida.com.br/

32 VALESKA MACEDO
Mai 4th, 2007 at 15:28

BOM ADOREI A RESPOSTA !!!!!!!!!!!
MAS QUERIA SABER SE EXISTEM MEIOS DE HOSPEDAGEM NA PERMACULTURA….QUERIA MAIS DETALES E INFORMAÇOES MAIS PRECISAS……..
POR FAVOR ME AJUDEM

33 Luiz Felipe
Mai 29th, 2007 at 13:46

Prezados amigos,
Tenho que admitir que sou fã desta iniciativa.
Vivo em uma metrópole e fico me perguntando se não seria bom vivermos, nas metrópoles, nos moldes da permacultura.
Como podemos fazer isso ?
Como podemos mudar de atitude (separar lixo), se deslocar diuturnamente para o trabalho, etc. para vivermos em harmonia com o ambiente, sem degradá-lo.
Como os habitantes das metrópoles podem ajudar na sustentabilidade das grandes cidades ?
Alguém pode me dar uma dica, para minha cultura.
Abraços a todos.

34 Sara
Jun 26th, 2007 at 19:07

ESTOU INTERESSADA EM TRABALHAR COM PERMACULTURA. BUSCO UMA OPORTUNIDADE DE RENOVAÇÃO PARA MINHA VIDA, QUERO APRENDER NOVOS VALORES NA CONSTRUÇÃO DE UMA VIDA COMUNITÁRIA. TENHO 40 ANOS, SOU DIVORCIADA E MORO NO RJ.
SE ALGUÉM PUDER ME CONTACTAR, TEL; ( 21) 3555-0101 OU E-MAIL:
SAHAHX@YAHOO.COM.BR

oBRIGADA !
SARA

35 Manoel Belford
Jul 20th, 2007 at 12:08

Olá , tenho 38 anos , moro no Rio participo indiretamente de um movimento chamado rede ecológica (compra coletiva de produtos orgânicos)que estabelece uma proximidade maior entre campo e cidade procurando estabelecer relações mais justas entre produtores e consumidores além de promover outras ações no âmbito da economia solidária e comércio justo .Trabalho numa ong ,que atua fortemente junto a agricultura familiar ,no setor de comercialização e nas horas vagas artista plástico.Navegando em vários sites relacionados com o tema (permacultura) ,descobri que sou um permacultor nas idéias e no coração ,mas , agora gostaria de partir para a ação capacitando-me e futuramente propagando os conhecimentos adquiridos. Quero fazer todos os cursos relacionados e juntar -me a um grupo aqui do Rio ,será que já existe algum? Vamos organizar um?Aqui na região sudeste , é só no IPEMA ?
O Programa de cursos se repete a cada ano?
Permacultura ,me parece, ser talvez um das únicas saída para um mundo mais justo , solidário e sustentável.
Estou aberto a todos os contatos .
Um grande abraço,Manoel Belford
manoel.belford@gmail.com

36 Witer Fonseca Naves
Jul 22nd, 2007 at 14:27

Olá a todos da rede!!! Gostaria de saber mais sobre arquitetura e permacultura. Já acesso o site do IPEC mais não tem muita coisa sobre arquitetura, gostaria de saber de detalhes sobre as ecovilas.
Sou Geográfo e moro em Palmas no Estado do Tocantins e também trabalho na secretaria de habitação do municipio.
obrigado a quem entrar em contato.

Witer F.Naves

37 THAYS
Ago 13th, 2007 at 20:33

quais as formas de gestao dentro das permaculturas e ecovilas?

38 leiliane
Ago 17th, 2007 at 11:50

as pessoas até hoje acredita que o mundo vai acabar.
o mundo não vai acabar mais o homem que estar acabando com ele.
eu particulamente acredito que a permacultura seja a solução do planeta.

39 Sergio Azevedo Jr.
Ago 21st, 2007 at 15:58

Olá pessoal!!

Como muitos nessa lista eu também descobri que sou um Permacultor de coração e estou devorando todas as informações que encontro a respeito do assunto. Atualmente moro em Cuiabá-MT, mas possuo um sítio em Valença, interior do Rio de Janeiro e quero torná-lo auto-sustentável.

Estarei voltando para o Rio no fim desse ano (2007) e desde já gostaria de entrar em contato com permacultores do Rio e qualquer outra pessoa interessada no assunto para trocarmos idéias e quem sabe desenvolver projetos em parceria. Coloco meu sítio a inteira disposição.

Meu e-mail é: sccajrio@yahoo.com.br

Entrem em contato!
Um abraço.
Sergio.

40 José Angel
Set 11th, 2007 at 9:45

Hola amigos portugueses. Tenemos en Espaaña varios proyectos de permacultura. En el nuestro ofrecemos cursos y otras cuestiones relacionadas con el tema. Un proyecto de esnaturaleza necesita infraestructuras, diseño permacultural, y equipo de trabajo. Se necesita tiempo y buena organización. Saludos cordiales desde España. aulagar@gmx.net José

41 joao mario
Out 2nd, 2007 at 18:48

moro em Cuiabá, e agosto é um mes quente e seco. o auge da seca. Muita queimada, muita fuligem no ar, parece um fog… Em setembro começam as chuvas. Este ano ja estamos em outubro e ainda não choveu!!! Falo muito sobre ecologia e como a arquitetura pode interferir de forma menos danosa no ambiente. Mas acho que não vai dar tempo. João Mário

42 juscelita
Out 18th, 2007 at 8:22

Oi Pessoal,
Que coisa boa! Bastou eu voltar do PDC com o David lá na GAIA e muitas pessoas conhecidas aqui na minha comunidade (q tem uns 85 mil habitantes) passaram a me perguntar sobre Permacultura. Percebo que o exemplo da gente é muito importante para alavancar atitudes positivas. Agora continuarei procurando uma terrinha aqui para colocar em pratica um projeto de vida que já tem 12 anos.
Para quem está iniciando, é bom saber que as coisas às vezes andam devagar e poucas vezes teremos a sorte de vermos nossos ideais concretizados de ontem para hoje.
Abraços a todos.

43 André Luiz da Costa Pereira e Souza
Out 19th, 2007 at 18:40

Prezados camaradas em comunhão com a Permacultura!
Sou daqui do Rio de Janeiro,Guia de ecoturismo consciente,e proprietário rural.Possuo uma propriedade no Maciço da Pedra Branca,em Jacarepaguá,onde dei ínicio a um trabalho baseado nos princípios da Permacultura,pois,ainda estamos na zona zero,ou seja ,na bioconstrução da casa ,para a partir dai entrarmos com o trabalho das outras zonas,que por sinal já estão demarcadas para a agrofloresta,e com este trabalho em andamento estamos convidando os cariocas que ainda estão sem aonde canalizar suas enegias ,então ,venha ,junto conosco fazer parte deste crescimento da permacultura em nosso estado,estamos em fase de iniciação,pois,a dois anos venho com tamanho esforço e dedicação fazer com que aqui na grande cidade ,a Permacultura seja disseminada com o verdadeiro ideal e sem fins lucrativos,porque esse deveria ser o verdeiro fim desta preciosa arte.Aqui vai o meu contato:alcpsouza@hotmail.com,se for do enteresse e se for filho da terra ,se chegue a nós!

44 tatiane padilha
Nov 12th, 2007 at 21:21

exemplo de propriedades que ja tenham implantado a permacultura

45 Itamar Vieira
Nov 14th, 2007 at 13:04

Oi Tatiane, você pode obter uma lista de casas, sítios, vilas que aplicam a permacultura nos seguintes endereços,
- http://www.permear.org.br/rede/estacoes/
- http://www.permacultura.org.br/

Mas com certeza deve ter mais locais que nem sabemos.

46 ELIDE FILOMENA
Nov 25th, 2007 at 17:24

ESTOU ENCANTADA COM O MEU MAIS NOVO APRENDIZADO. NUNCA OUVIRA FALAR EM PERMACULTURA, E ACABEI ME TORNANDO FÃ DO ANDRÉ SOARES QUE SE DESTACOU NA FOLHA COMO EMPREENDEDOR SOCIAL DA ULTIMA QUINTA - 22 DE NOVEMBRO. GRAÇAS A ESSA REPORTAGEM PUDE TOMAR CONHECIMENTO DE ALGO TAO GRANDIOSO QUE JA ESTOU PESQUISANDO PARA PODER TRAZER PARA O MEU MUNICIPIO.
PARABÉNS A TODOS OS PERMACULTURES.

ELIDE FILOMENA

MOCOCA - SP

47 Anna Luiza S. Oliveira
Nov 26th, 2007 at 15:21

Olá…

Meu nome é Anna Luiza, tenho (só) 15 anos, fasso curso técnico em Meio Ambiente e Agroenergia em Delfim Moreira - MG, numa escola sem fins lucrativos (www.fundacaoroge.org.br). Mesmo havendo apenas 1 ano de curso, quero logo começar o meu TCC que será apresentado no meu 3°ano em 2009.Me interecei muito pelo tema (permacultura) e desejo levar em diante para minha apresentação.
Pesquisando, achei este site e aproveitando o espaço, quero convidar algum permacultor, para ser meu orientador, POR FAVOR, se houver interece em me auxiliar, ficarei muito grata, mesmo que seja por e-mail esses auxilios.
Bom, fica aqui meus humildes agradecimentos e meu e-mail para contato: annaluiza_so@yahoo.com.br

Muita PAZ pra todos!!!! Obrigada!

^^

48 alice gap
Dez 26th, 2007 at 19:28

Curso no Rio de Janeiro cidade não conheço mas há um em Bom Jardim, aproximadamente 20Km de Nova Friburgo.
Dê uma olhada:
http://www.tibarose.com/port/home.htm

e para quem não conhece vale a pena o livro “manual do arquiteto descalço”. Esse site vende.

49 Vinícius Azevedo
Jan 2nd, 2008 at 13:15

Prezados,
Estou ingressando em uma pós-graduação em Gestão de Energia, com o objetivo de estudar matrizes energíticas baseadas em combustíveis renováveis, inscluindo nessa pesquisa os Biodigestores (contemplando dejeto humano), além de usinas termo-solar elétrica, como o modelo executado com maestria em Sevilla - Espanha.
Gostaria de saber se existem, dentro da Premacultura, algum estudo baseado no tratamento dos efluentes das redes de esgoto municipais.
O objetivo é criar um ciclo renovável para reutilização do composto orgânico gerado pelo dejeto humano e animal, bem como vaporização da água produzida para reinserção na atmosfera…
Tenho grande interesse em debater tal assunto e discutir as possíveis soluções, para levar às empresas e aos braços do Estado que podem tratar do assunto no aspecto financeiro.
Para quem tiver maiores informações e tiver interesse em compartilhar, deixo aqui meu correio pessoal para contato:
viniciuscoach@hotmail.com
Fico grato pela atenção!
Cordialmente,
Vinícius

50 Juliana
Jan 4th, 2008 at 15:13

Olá pra todos, entrei sem querer nesse site, achei a idéia o máximo!!! Nunca tinha ouvido falar da Permacultura, quem estiver envolvido com a área deveria tentar divulgar em meios de comunicação… (Pode ser no globo repórter mesmo! rs…). A única coisa que eu não consegui concordar é que se trata de uma maneira nova de ver a vida e de tratar o meio em que se vive! Me parece inclusive uma cultura bem antiga, anterior a revoluções industriais, tecnológicas a busca da vida melhor na cidade!! Posso estar enganada sobre isso, mas me pareceria uma idéia nova se fosse possível implantar essa cultura nos meios urbanos mesmo. Sei que meu comentário não é uma resposta a nada por aqui, mas acredito que assim como na moda, as coisas no universo funcionam em ciclos e essa maneira de tratar o ambiente em que se vive é mais antiga do que se pensa… Porque o comentário?!?!? Não sei bem, só fiquei surpresa ao ver a surpresa de algumas pessoas sobre essa cultura! Talvez por morar no interior essa idéia me pareçam familiar. Preciso dizer que não sou contra, nem estou fazendo uma crítica ao estudo da permacultura, mas acho que ela deveria ser vista, ou ser apresentada como uma coisa natural e não uma idéia revolucionária que coloca o nome de alguém que a “criou” no hall das grandes mentes inventivas!! Paz pra todos e que o ano de 2008 seja cheio de realizações e muita felicidade!

51 Itamar Vieira
Jan 7th, 2008 at 21:34

Olá Juliana, é isso aí! Nós temos visto os dois tipos de reação com relação a “novidade” da permacultura. Compreendemos o que você disse e também concordamos com você.

52 J. B. Júnior
Jan 30th, 2008 at 19:02

Saudações. Alguém aí já se sentiu perdido nesse planeta, achando que era “único” ou mesmo que era um ET? De repente, sem querer, encontra várias outras pessoas “iguais” a si e simplesmente não consegue descrever o que sente… se é uma coisa nova ou não, não importa. O que realmente importa é que a permacultura, criada ou natural a todos, é a coisa mais fantástica de que já ouvi falar e sinto que é o elo perdido para mim, para todos nós! O modelo atual de sociedade em que, ainda, vivemos é uma sentença de morte para todos e para o planeta. A permacultura, desde que indispensavelmente, alcance TODAS as áreas do nosso dia a dia (exceto, obviamente aquelas que forem contra suas bases!), é a única e definitiva solução para a continuidade da existência humana. Só me vem a mente, um único porém: eu que me considero uma pessoa culta e bem informada, nunca havia ouvido falar em permacultura e a descobri “por acaso”! Falta divulgação dessa maravilha. Saibam que sou grato a tudo e todos por essa nova descoberta e que me empenharei ao máximo para fazer, verdadeiramente, parte desse todo que é a premacultura. Tudo de bom a todos e, assim espero, até breve.

53 Júlio Graeff Riczaneck
Fev 14th, 2008 at 18:40

O acondicionamento da água pluvial era comum antigamente. Com o advento das Redes de Abastecimento, as moradias deixaram de ter suas cisternas, cuja água era usada prá lavar calçadas, roupas, molhar plantas etc. Hoje, em países desenvolvidos há programas voltados à racionalização de consumo e reservatórios de água das chuvas são instalados nos telhados de residências, prédios, fábricas, postos de gasolina, etc.
Começamos aos poucos sofrer esta positiva influência e há muitos lugares onde se vê, aqui mesmo, estes sistemas de contenção. É uma grande contribuição que se dá à natureza e também ao bolso, pois se percebe a diferença na conta mensal de água.

54 adriana
Fev 20th, 2008 at 14:45

então pessoal eu sou estudante de agroecologia
e estou super interessada em querer aprender sobre permacultura…. por favor me mandem notiacias
bjus
valeu…

55 Sergio de Carvalho
Mar 7th, 2008 at 23:04

Com grande alegria “reencontro a minha tribo”!!!!
Sou Arquiteto e Urbanista há 3 décadas, sempre envolvido com aspectos ambientais entre leigos, quando digo sempre, refiro-me a toda a minha vida, vivendo no interior do Brasil, Barra do Garças MT, ignorava a nominação que define a minha ótica diante da ocupação do solo em um território tão generoso à vida como é o nosso Brasil.
Fui alertado por minha terapêuta holística com a pergunta: “Vc conhece a Permacultura?” Então fiz a busca pelo Santo Google e encontrei este lugar, um bom lugar…
Estou projetando para esta mesma terapêuta, um viveiro para o cultivo de vegetais terapêuticos e outros, também terapêuticos, que serão alimentos complementares no processo de cura. O partido adotado por mim inicialmente é de uma cúpula semi-esférica sobre base octogonal, como um baguá, onde o cultivo se dará em prateleiras que comporão terrários; ou se assim for decidido, sustentarão um sistema hidropônico. Tudo, absolutamente tudo será construido utilizando-se bambús. O que dizem disto? Sei que entre todos há colegas profissionais, gostaria de sugestões enriquecedoras, se possível, pelo que desde agora manifesto a minha gratidão.
Sendo este o meu primeiro contato, manifesto o meu voto que vem com o desejo de evolução e expansão do propósito de um mundo melhor para todos.
Atenciosamente grato,
Sergio de Carvalho - Arquiteto e Urbanista

56 Josimara Cristina de Carvalho Oliveira
Mar 23rd, 2008 at 21:22

Olá a todos. Sou química e me interesso muito pelos assuntos relacionados ao meio ambiente. Nasci numa fazenda que hoje está destruída e cheia de cana-de-açúcar. Fico horrorizada com o modo insustentável de vida que atingimos e quero que minha casa seja exemplo de sustentabilidade para meus alunos, pois, trabalho com eles todas estas questões. Hoje estou morando em Roraima e vendo muita coisa errada, muita falta de informações, etc. Gostaria de saber se tem ecovilas por aqui ou planos para isso, ou como posso começar isso aqui? Como posso fazer esse curso on line?
Desde já, agradeço a atenção e gostaria de receber informações sobre o tema, se possível.

57 DEBORA LOIRA
Mar 27th, 2008 at 0:56

OLA, GOSTARIA DE SABER SE PERMACULTURA ENVOLVE ALGUM TIPO DE RELIGIAO, SE TEM ALGUM LUGAR QUE EU POSSA VISITAR NO RJ E SE TEM COMO IMPLANTAR ESSE TIPO DE TRABALHO EM UMA COMUNIDADE CARENTE(FAVELA). POR FAVOR ME RESPONDAM.

DEBORA PROF ED INFANTIL E ESTUDANTE DE BILOGIA

58 arsildo strauss
Mar 30th, 2008 at 22:01

Permacultura é uma busca constante. É uma atividade indispensavel e precisamos desenvolve-la. se quizermos acreditar no futuro. Porém, precisamos desenvolver metodos de como progredir em cada situação concreta e tornar a permacultura algo real e facil de ser adotada.

Desde pequeno trabalhei na “roça” e sempre fui muito observador. Depois estudei muito. Hoje sou agronomo mas sinto que nos falta muito. Trabalhei na Amazonia e hoje estou em Gramado tendo um sitio na subida da Serra.

Arsildo

59 ronaldo jorge tenorio da costa
Abr 6th, 2008 at 19:10

Ola!

Solicito mais de voces uma orientação sobre a permacultura, tenho uma área de 127 hectares, e desejo em parte desses,iniciar permacultura.

Abraço

Ronaldo Jorge

60 zulma alves dias leal
Abr 29th, 2008 at 20:17

Caro Sergio,
Preciso saber como adquirir a revesta permear.
atenciosamente zulma leal

61 Pedro Bambini
Mai 2nd, 2008 at 15:02

Eu fui recentemente chamado para dirigir proetos para uma entidade que está se formando. A sua área de atuação deve incluir projetos de sustentabilidade, sociais e emergenciais. Eu comecei a elaborar um projeto que tem, por enquanto o nome Refavela/Refazenda. Provavelmente termos uma grande área em Santana do parnaíba para a execução do projeto. Eu gostaria muito de transformar uma favela aqui da região num jardim do édem. Gostaria de transformar os seres que não são atendidos em suas necessidades mais elementares em cidadãos que podem prover até suas necessidades mais sutis como as espirituais. Tudo precisa ser e está sendo formatado e temos um grande patrocinador por trás. Por favor entrem em contatos comigo para que eu possa ter uma posição de alguém que já tenha conhecimento para me ajudar a formatar o projeto e talvez até para prestar consultoria neste e em outros momentos. Grato pela atenção, Pedro Bambini.
Luz e Amor!

62 Simone Kubiak
Mai 5th, 2008 at 14:28

Eu gostaria de saber qual é a melhor maneira de se iniciar um projeto de PERMACULTURA.

63 Magali Gimenes Gonçalves
Mai 5th, 2008 at 23:04

PARA QUE QUEREMOS UM MEIO AMBIENTE SE PODEMOS TE-LO POR INTEIRO, BASTA CADA UM FAZER SUA PARTE.
Olá colegas…estou feliz em saber que a cada dia aumenta em nosso País, pessoas preocupadas com o meio ambiente.
Estão todos de parabéns pela iniciativa e confesso, nunca sobe nada sobre permacultura…e fiquei empolgada com a idéia, quero saber mais.Por que não iniciar um curso desse em Foz do Iguaçu? Seria ótimo.
Beijos a todos…

64 Elizandra
Mai 8th, 2008 at 11:54

Olá…
Sou Assistente Social, moro em Pato Branco - Pr

Ouvi falar em Permacultura ano passado, quando estive em Manaus, la conheci algumas pessoas (dos EUA) ligadas a isso, inclusive uma delas estava participando na organização da 8ª Conferência Mundial de Permacultura a ser realizada em SP. achei muito interessante.
Poderiamos formar parcerias e montar um projeto de Permacultura no PR ou a nivel Regional voltado para a divulgação e orientações sobre Permacultura, visto que aqui quase não se ouve falar a respeito.

Trabalho em uma empresa de consultoria e assessoria e tenho contato com diversas pessoas ligadas ao meio ambiente e tambem EMATER-PR(Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural)que trabalham com projetos voltados à sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Caso haja interesse favor entrar em contato pelo email/MSN: eliarboitt@hotmail.com

65 Everaldo
Mai 18th, 2008 at 1:50

Gente, Permacultura não é uma doutrina, é um jeito de ser, um modo de vida, uma maneira antiga de perceber a vida que agora, nós da era da informação estamos redescobrindo. Não vislumbrem milagres, comecem com coisas simples, sintam o orvalho da manhã, entendam os mecanismos da vida, do solo, da água, do ar.Procurem compreender como as coisas funcionam. Depois, iniciem suas ações por fazer a lição de casa: separe o lixo, composte o lixo orgânico, faça uma horta orgânica no seu quintal, use a energia do sol fazendo uma estufa ou aquecendo a água do banho. São tantas possibilidades….
Ponham a mão na massa…….há muito trabalho a fazer

66 Hugo Werneck
Mai 27th, 2008 at 22:00

Olá companheiros de ideologia,

sou Biólogo, trabalho com pesquisa sobre abelhas nativas procurando, principalmente, a preservação e o desenvolvimento de técnicas de criação sustentável. Gostaria muito de me aprofundar mais sobre a prática da permacultura, pois é uma linha de ideologia inevitável para viver nos tempos atuais. Com todas as mudanças, climáticas, sociológicas, psicológicas, culturais, e várias outras, é preciso sim, que haja sustentabilidade.
Gostaria de saber onde eu poderia fazer um curso ou conseguir material para tal estudo, pois moro em Cataguases/MG, e por aqui não conheço ninguém.
Parabs a todos e um abraço!

67 Marilene dos Santos Dourado
Mai 29th, 2008 at 19:27

Namastê,

Tenho muito interesse em conhecer como se faz a permacultura, sou Oreintadora Educacional e estamos (Presidente do Movieco e eu) com projeto na área sócio-ambiental e surgiu um grande interesse pelo tema.

Sou leiga no assunto porém, quero com a ajuda de vocês conhecer e implantar a permacultura no nosso projeto.

Um grande abraço, Malu.

68 Cláudio Troni
Jul 1st, 2008 at 17:47

Estou a procura de tornar uma terra que minha esposa recebeu de seus Pais ai em Delfim Moreira, (07 alqueires) produtiva e se possivel com produtos da região e fazer com que a comunidade aceite a ideia e junte se a nós, tornando o desenvolvimento e a sustentabilidade da região - Rio Claro - para todas a familias melhorando assim os seus recursos.
Fico no aguardo de um parecer, Obrigado

69 João Cavalcanti
Jul 7th, 2008 at 4:10

Olá,
Moro em Recife e gostaria de saber onde posso oter maiores informações sobre o assunto.
Atenciosamente,
João

70 dayana mari
Jul 10th, 2008 at 20:39

Sou uma aula do EJA e estou pesquisando sobre permacutura e estou bem esteresada nesse asunto
aborei essa idea de voces

71 Flavio Vieira
Jul 11th, 2008 at 16:53

Tenho quase 60 anos, Sou produtor e comerciante de produtos Orgânicos.
Parabens Sergio Pamplona seu texto é impecavel.Ao ler ,me senti como nos últimos dez anos,perseguindo a “utopia” da sustentabilidade cometendo muitos erros,é claro
e procurando aprender com eles. Tomei conhecimento muito recentemente do que é a Permacultura e me sinto não só engajado mas principalmente encorajado em prosseguir com meus ideais. Até porque sou muito “novo” e tenho tempo pra continuar aprendendo e tentando senão ensinar pelo menos dar o exemplo.
Gostaria de fazer o PDC de preferencia na minha região (Grande São Paulo) .
Tenho visto muitos anuncios de cursos em permacultura entretanto muito pouco acessíveis para um agricultor de poucas posses. Tenho ouvido muito se falar em deselitização da permacultura e apesar de saber que os institutos precisam sobreviver acredito que deveria haver um esforço para popularizar não só os conceitos mas tambem os conhecimentos. De qualquer forma ficarei imensamente grato por alguma informação. Em tempo meu pequeno sitio fica em Salesopolis-SP.

72 ADELINO DANTAS DEUS DARAH LEAR
Jul 14th, 2008 at 16:49

longevidade do espírito divino inumano no planeta terra

73 Rina Elizabeth Correa Souto
Ago 6th, 2008 at 10:33

Olá.
Sou Rina,faço o curso de Ciencias Biológicas na UnP-Universidade Potiguar de Nata Rio Grande Do Norte.
Gostaria de saber mais sobre a permacultura e como construir uma vila de permacultura.

Espero respostas!!!

74 laticia
Ago 14th, 2008 at 22:25

queria saber de forma simples o que PERMACULTURA????

75 augusto bahia
Ago 26th, 2008 at 16:03

óla sabemos que o processor de susténtabilidade ocorre através de um ser operacional chamado (economia) eu tenho uma pergunta a fazer. Se o mundo todo fosse praticamente economico teremos respeito com a natureza e a nós mesmo?
Sei que é facil de responder mais pense pricipalmente na soliedariedade no amor na paz economicamente sem atingir o proximo ,se vc entedeu caminhe isso para tds os seus colegas ou ao govenanates da cidade .
podemos fazer a hitória com a diciplina economica . eu acho que isso é permacultura é um pouco.

76 Ary da Silva Martini
Set 7th, 2008 at 18:28

Imaginar que existem animais “perenes e úteis ao homem” é uma visão utilitarista da vida. O planeta não suporta mais ser regido pela perversa hierarquia “Homem-Animal-Planta”. Essa perversa hierarquia justifica guerra, fome, miséria, degradação social e ambiental, exteminação de povos e recursos naturais. Permacultura é a “cultura da permanência”, de modo integrado e integrador, de todos os elementos que fazem parte de uma determinada espacialidade, a partir do uso sustentável.

77 david
Set 17th, 2008 at 11:47

quero uma frase falando tudo sobre permacultura

78 rosana santos
Out 24th, 2008 at 17:35

Adorei a pesquisa !
Pois tenho um trabalho pra fazer sobre Permacultura e adorei essa pesquisa , concerteza tirou todas as minhas duvidas!
Sou aluna do Curso Técnico em Agroindustria da Escola Agrotecnica de Amargosa(EAA-BA)!

79 Marcos Cavaliere
Out 30th, 2008 at 12:07

Temos um bom espaço e gostaríamos de promover encontros para trocarmos idéias sobre permacultura.

80 belarmino ribeiro
Nov 8th, 2008 at 22:20

Que loucura. Eu não sabia. Tomei conhecimento desse movimento quando meu filho em treinamento na petrobrás falou-me pela primeira vez.

quero saber mais. como devo fazer??

aguardo vossa resposta.

belarmino

81 Flor
Nov 10th, 2008 at 10:55

Olá sou do Espirito Santo, fiz um curso de introdução em Bioconstrução no EcoOca, muito bom, me abriu muito a mente e a vontade de continuar e poder com isso expandir o movimento, gostaria de mais informações sobre a atuação em territórios de maior vulnerabilidade, como assentamentos dos expulsos de seu hábitat(nativos, indígenas, ribeirinhos, geraizeros, quilombolas, colonos), por aqueles que veem a terra como espaço de dominação, só em números, em valores econômicos. Pois uma das questões que vejo é que há uma disputa enorme e desigual pelos recursos naturais (terra,aguá,ar) inclusive sugiro um ótimo livro “A insustentável leveza da política ambiental” do grupo GESTA de MG.
Gostaria de trocar idéias e experiências sobre Permacultura e Movimentos Sociais e Ambientais. E se há algum grupo de refereência.
Obrigada e forte abraços!

82 Ioanis
Nov 12th, 2008 at 9:52

Gostaria de saber qual é a diferença entre o conceito de Permacultura e Agricultura Positiva?

83 ana martins
Nov 18th, 2008 at 15:45

ola. sou uma estudante de arquitectura. estou a fazer um trabalho sobre sustentabilidade onde o meu tema é permacultura ligada à arquitectura. gostaria de obter algumas informações acerca deste tema. em que medida a permacultura poder-se-á relacionar com as práticas arquitecturais de forma a obter bons resultados.
obrigada

84 Orlando Mohallem
Nov 28th, 2008 at 16:13

Boa Tarde a todos,

Gostaria de parabenizar os idealizadores deste site … sou um interessado na filosofia da Permacultura … adquirí a 2 anos atráz uma cartilha simplificada do Juliano Riciardi e comecei a seguir seus métodos de construção na medida do possível. Trabalho com montanhismo (vivência em aventura e escalada em rocha na montanha) em nossa propriedade e aproveito para agregar os princípios da Permacultura aos príncipios de conduta consciente em ambientes naturais. Estamos tentando nos aprofundar na Macrobiótica tbem pois a vejo também como uma filosofia que irá completar o ciclo.

Contem conosco como mais um elo para está corrente do bem !

Orlando Mohallem
Sítio Pedra Aguda
> Montanhismo
> Permacultura
> Macrobiótica

85 malena pasqualin
Nov 28th, 2008 at 17:52

Quero pedir ajuda, compramos um terreno de 2500 m² para nossa aposentadoria, dentro de um condomínio fechado chamado de Fazenda interlagos,em Nova Santa Rita-RS onde existem mais 32 terrenos deste porte e uma área de mata nativa. No meu terreno não existe água, nem árvores e gostaria de iniciar este processos de plantio e de feitura de poço, baseados na ética da permacultura, à qual me identifico, mas desconheço a técnica ideal. Posso contar com a ajuda de algum permacultor desta área? Ou existe alguém que faça este tipo de consulta para nós? Espero ajuda de vcs e ou de algum permacultor próximo à mim. contato: malenapasqualin@hotmail.com OBRIGADA

86 Celso Sekiguchi
Dez 10th, 2008 at 17:39

Prezados/as amigos/as:

Li, especialmente, o artigo sobre “Crianças, escolas e permacultura”, além dos vários textos e links, incluindo os do saudoso José Lutzemberger no site de vocês.

Como estamos desenvolvendo uma escola democrática em SP, que tbem pretende difundir e aproveitar conhecimentos visando cidadania, sustentabilidade e educação democrática, solicitamos o copyleft de vocês, permitindo que façamos o link para este site tão interessante com ações, idéias, iniciativas e energia voltados para o bem comum.

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais em via e-mail e no site: www.politeia.org.br.

Mesmo para a reforma e construção de nossa escola, ao lado do Parque da Água Branca, em São Paulo, pretendemos utilizar princípios, práticas e experiências que já vivenciaram oficinas e aprendizados com a rede de permacultores, p. ex., iniciando com algum sistema de captação e aproveitamento de águas pluviais, entre outras.

De antemão, agradecemos a troca de experiências e conhecimento, colocando-nos à disposição para novos contatos, que inicialmente tentaremos manter com Jorge Timmermann e Suzana Maringoni, de SC, devido ao texto publicado no site de vocês por Helena Leite.

Saudações fraternas e cordiais,

Celso Sekiguchi
Economista ecológico e consultor socioambiental
celso@politeia.org.br

87 Aline
Jan 23rd, 2009 at 15:25

oláá
bom, sou estudante e me interessei por permacultura…
queria saber se existe algum curso de pós graduaçao.
obrigada!

88 jonas
Fev 2nd, 2009 at 19:20

ola! estou a procura de cursos em bambu
sou de são paulo região de campinas

89 Tânia Viana
Fev 7th, 2009 at 22:02

Resido em Ribeirão Pires, cidade da grande São Paulo totalmente situada em área de Preservação de mananciais. Por este motivo há uma série de restrições legais, que vão desde a construção dé moradia, concessão de energia elétrica até o desmatamento e cultivo em áreas preservadas.
Gostaria de saber sé é possível obter suporte técnico e orientação no sentido de iniciar um trabalho de permacultura em área de propriedade de minha família, com aproximadamente 30.000 m2.
Grata…
Tânia Viana

90 Maria Regina
Fev 9th, 2009 at 18:58

Caros amigos,

Gostaria de saber como Educadora, qual metodologia seria melhor aplicada dentro de uma escola usando a Permacultura como proposta pedagogica?

91 Gabriel
Fev 10th, 2009 at 10:01

Respondendo para Tânia:
Caso tenha interesse pode entrar em contato pelo email biel_gm@hotmail.com que farei o possivel para ajuda-la a chegar onde quer!
Para MAria Regina:
Tem uns amigos do Coletivo Permacultores que fazem um trabalho com escolas ha algum tempo, visite os sitios deles na internet: http://permacoletivo.wordpress.com/
http://permaculturanaescola.wordpress.com/
Espero ter ajudado!

92 Adriana Cristina Zuchelli
Fev 17th, 2009 at 18:13

Olá, boa tarde.
Achei muito interessante o assunto Permacultura, ainda mais porque sou técnica em meio ambiente e penso que poderia desenvolver esse assunto em termos de palestra, ou até um projeto, ainda não pensei.
Bem eu tive em meu curso um trabalho sobre Permacultura, mas foi bem superficial, porém gostaria de obter mais informações sobre o assunto pois é algo que me despertou grande interesse.
Se alguém tiver material sobre Permacultura, mais informações sobre o assunto, por favor peço que me enviem.
Meu email é adrianazuchelli@terra.com.br.
Obrigada.

93 maria josé nascimento
Fev 18th, 2009 at 10:52

bom dia. faço parte de uma comunidade e queremos ser permacultores.nao sabemos como fazer.peço ajuda urgente.estamos cheios de energia para executar o projeto.agradeço de coraçao.um abraço ,MARIA JOSÉ.

94 a m souza otto
Mar 15th, 2009 at 11:51

permacultura

é nada mais do que desenvolvimento global e integrado de ecosistemas, tendo em vista o bem do ser humano de forma sustentada assegurando a sobrevivência das gerações futuras. Não é necessário inventar palavrões para técnicas socio económicas já conhecidas, vide Possinger e a extensão rural

95 Dunha
Mar 30th, 2009 at 17:07

o texto é mto grande. não tenho tempo de ler!

_|_

96 Salma
Abr 5th, 2009 at 10:40

Quais são os resultados e as explicações gerais?

97 jessica
Abr 9th, 2009 at 11:45

Olá, tenho 14 anos e sou estudante da escola familia agricola de ITAPIREMA-JI-PARANA,RONDONIA. A PERMACULTURA hoje, e um dos intrumentos favoraveis para a agricultura em geral. Pois hoje os latifundiarios, a monocultura, o agronegocio, o agrotoxicos, isso sim e um meio de acabar com os valores culturais, familiares, sociais, em que visam apenas o lucro e nao o meio ambiente(a natureza),e os pequenos agricultores(as). O pequeno agricultor vale mais do que um manejador de aviao, um computador sofisticado,um advogado,ou outra coisa; porque todos fazem o que fezem porque tem que comer, e 60% da alimentacao do mundo vem da agricultura familiar, preservando e valorisando a natureza. A natureza merece toda a atencao! cuide dela! use praticas como a permacultura, a agroecologia, agricultura organica, policultivo etc. E apenas isso que queria escrever!!!.

98 Wildson Pontes
Mai 6th, 2009 at 9:03

Gostaria de saber como fazer uma casa com material alternativo,pois tenho 4 hectares de terra na chapada dos veadeiros e tenho a intençao de construir ecologicamente correta.

99 Karina
Mai 8th, 2009 at 16:52

Bom, eu adorei este site, e sabe pq eu estou nele? Porque eu preciso fezer uma pesquisa escolar e nao achei em nenhum lugar só aqui. É que eu e minha turma vamos fazer a permacultura na horta de minha escola e eu quero saber “tudo” para tirar um 10.

bjos Kah…

100 AMANDA
Mai 19th, 2009 at 13:03

Exixte algum instituto de permacultura em Minas Gerais? Li o que vocês publicaram e não achei nada por aqui… Me interessei muito, quero começar na permacultura e gostaria de saber sobre algum lugar no estado que já trabalha com essa idéia.

101 Geraldo Cavalcanti
Mai 19th, 2009 at 16:33

Estou pesquisando recursos para vida sustentável e ecoconstrução há algum tempo pela internet. Vi que tem gente fazendo perguntas do tipo: como faço uma construção ecologicamente correta? Infelizmente não é possível responder uma perfunta dessas de forma simples. Há vários sites que se pode visitar e há também empresas especializadas em consultoria para construção sustentável. Por exemplo: procure em casa autônoma que me lembro de ter encontrado um projeto interessante com esse nome.
Eu mesmo estou interessado e venho pesquisando formas de geração de energia sustentável como aerogeradores, biodigestores, energia solar etc.
Também me interesso por permacultura.
O difícil é processar o excesso de informações e chegar a sites/páginas que contenham informações práticas e úteis.
Estou aberto a compartilhar informações e experiências pelo email ghcavalcanti@hotmail.com.
Paz e saúde, Geraldo

102 andre
Mai 28th, 2009 at 14:57

achei minha pesquisa nesse site

obrigado

103 peterson silva andrade
Jun 5th, 2009 at 15:00

Ola sou de varginha -MG faço facudade de gestão ambiental,gostaria que voceis me mandacem algumas fotos e mais emformações sobre a permacultura,estou preparando um progeto sobre permacultura e gostaria de contar com ajuda de todos desde já obrigado.

104 ireni marcia shoma
Jul 8th, 2009 at 10:50

gostei das infornaçoes ne ajudou muito para o meu estudo
de TÉCNICo em agropecuaria …..
OBRIGADA PELAS IMFORNAÇOES….

105 Juliana Moreira Dos Santos
Jul 8th, 2009 at 12:54

Óla bom dia… Depois dessa Linda Lua Cheia…Lindos sons da terra ecoando…Estou muito feliz em poder obter informações sobre Permacultura que me chamou muita atenção em saber q existem pessoas como voces pensando no na nossa Mãe Natureza q tudo trasnforma,construindo um mundo verde e agradável. Estou pesquisando sobre este tema super interessante e criativo, pretendo fazer facu de gestão ambiental ou algum curso relacionado ao meio ambiente pois nasci e cresci em meio ao nosso vasto cerrado estou aprendendo muito sobre plantas nativas do nosso cerrado tentando colher e através delas promover em minha cidade uma feira de troca de mudas e sementes, estive analisando e em outros estados este tipo de feira acontece na alta, por aqui se tá rolando eu tô por fora, na minha cidade acredito q ñ, ai vai acontecer c/ fé em Deus…EU agradeço a Deus por agir átraves de todos vcs Guerreiros que estão trazendo a esperança de viver em um mundo melhor através da Permacultura …Me chamo Juliana,23anos Brasília -DF gostaria de saber sobre este curso PDC como q faz!? Aqui no DF tem ? Fone:3310-2310 / 3339-4062/ ju.fadamoreira@hotmail.com./ PAZ, SAÚDE E MUITO AMOR… Calanga doida do cerrado …

106 Artur Bicelli Coimbra
Jul 31st, 2009 at 22:57

Alguém conhecer institutos de permacultura na África?

Muito obrigado

107 Carlos Alves
Ago 2nd, 2009 at 23:31

Pessoal, nossa finalmente encontrei um grupo de pessoas que pensam como eu, muitas vezes pensei que minhas ideias/vontades fossem utopicas…mas vejo isso pode ser real.
A PERMACULTUTA tem tudo a ver comigo.
Tenho grande interessa em fazer um curso de Permacultura e poder duplicar essa ideia.
Aqui em Sao Paulo tem algum lugar? Qual o valor? Como funciona?
Por favor respondam!!!
Abracos

108 Karen Martins
Ago 31st, 2009 at 17:45

Olá,

sou academica finalista do curso de zootecnia da UFAM, Amazonas, tenho uma propriedade de 10 hectares. Segundo a legislação do nosso Estado, dstes 10,0 ha só posso utilizar 20% da area para qualquer tipo de produção e preservar o restante. Bem, o mu questionamento é: Vocês poderiam me informar-me se e 2,0 ha eu posso implantar uma permacultura e obter qualquer tipo de renda?
Aguardo respostas!

abraços

109 Itamar Vieira
Set 3rd, 2009 at 9:39

Oi Karen, em dois hectares você pode criar um sistema permacultural completamente sustentável. É claro que se o solo já estiver bem cuidado e tiver água disponível, em aprox. 3 anos o sistema poderá estar bem maduro. Você poderá planejar o terreno com todas as zonas (1 2 3 4 5), sendo que a zona 5 será a maior, que é área a ser preservada, onde você poderá aprender muito com a natureza.

Eu sugeriria a leitura dos livros do Masanobu Fukuoka, ele provou que uma família pode viver numa área pequena de forma orgânica e que uma área de 100m2 pode produzir todos os grãos que uma familia necessita. Imagine o que pode fazer numa área de 2000m2 com produção intensa.

Um curso PDC seria ótimo pra você. Mas se isso não for possível agora, experimente começar com os seguinte materiais:
- Agência Mandala
http://www.agenciamandalla.org.br/
- Imagens das mandalas
http://images.google.com.br/images?rlz=1C1CHMI_pt-BRBR291BR304&sourceid=chrome&q=projeto mandala&um=1&ie=UTF-8&ei=UqSfSoRo3ae2B_-c2f4P&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4

Um abraço fraterno.

E continue pesquisando e pensando num jeito de conseguir o seu objetivo.

110 MARIA ALICE PEDOTTI
Set 20th, 2009 at 23:59

alô, todos
sou do Paraná, mas estou temporariamente residindo em Brasília. Minha família tem 10 alqueires em um município no norte do Pr, e gostaria de começar a utilizar os princípios da permacultura lá. Gostaria de aproveitar minha estadia em Brasília para ter contato e, se possível fazer um curso. Alguém poderia me indicar o caminho? Meu endereço - mapedotti@hotmail.com Agradeço

111 Rodrigo
Dez 12th, 2009 at 10:41

A permacultura é um movimento que busca articular pessoas em torno de uma proposta de atuação cidadã. Assim, permacultura é cidadania, ou seja, é a participação dos indivíduos na construção da sociedade.
Na sua origem, a palavra idiotia significa exatamente o contrário de cidadania. Idiota não é quem prega ideias contrárias às nossas, nem quem faz algo que discordamos; idiota é quem vê a vida passar sem tomar parte na construção coletiva do mundo.

Permacultura=cidadania

Rodrigo

112 Suzane
Mar 5th, 2010 at 14:42

Olá, mudei-me de SC p Barra do Garças-MT, e gostaria de obter contatos de pessoas ligadas a Permacultura aqui em Barra. E, tb na possibilidade de eu fazer um trabalho junto a um grupo daqui. Meu email é sudavilla@hotmail.com, aguardo. Muita luz a todos… Suzane.

113 PROJETO CEPPAXC
Mar 18th, 2010 at 17:43

OLÁ AMIGOS, INFORMO QUE ESTÁ NASCENDO A ESTAÇÃO DE PERMACULTURA E AGROECOLOGIA DE MONTANHA DA SERRA DA MANTIQUEIRA. INSTITUTO PROJETO CEPPAXC.MARIA DA FÉ, SUL DE MINAS GERAIS
EM BREVE ESTAREMOS ABRINDO AS PORTAS PARA VISITAÇÕES E ESTÁGIOS.
CONTATO: ceppaxc@yahoo.com.br
gratos

ARNALDO COSTA JR - PROJETO CEPPAXC

114 Marcelo Gouvea
Mar 25th, 2010 at 0:27

Me identifico muito com isso, permacultura é tudo o que o planeta precisa, sou louco para ser um permacultor, e trazer a ideia de permacultura aqui para a minha cidade, moro no Rio de Janeiro e aqui não tem nenhum curso ou algo parecido, vejo que no meu proprio bairro existem terrenos vazios que podem virar hortas e abastecer o proprio bairro e não ficarem vindo hortaliças de lugares distantes, em caminhões a diesel poluindo o meio ambiente, ´retendo aprender tudo sobre permacultura, como posso fazer isso aqui no Rio De Janeiro.
Minha familia acha que eu sou um sonhador e que eu só penso em meio ambiente e tal, realmente so penso em reciclagem de todos os materiais, residuos organicos e aproveitamento da agua da chuva, quero que essa seja minha profissão(permacultor).
Como devo proceder??
Será que eu consigo viver disso, ou permacultor ésó uma ideia e um sonho?
Quero poder sustentar minha familia e ajudar a todos do meu bairro.

Att. Marcelo Gouvea

PS respondam-m por email

marcelo_gms@hotmail.com

115 Edgar Pereira Coelho
Mar 30th, 2010 at 10:11

Espetacular o texto trouxe inúmeros esclarecimentos e me tirou dúvidas sobre a permacultura. Parabéns.
Edgar Pereira Coelho - Professor de Filosofia - UFV

116 Hans Christian Wiedemann
Abr 23rd, 2010 at 14:18

Caro Editor.

Gostei muito do Texto e da explicação do que é considerado Permacultura. Tive a Possibilidade de fazer um curso na Findhorn Foundation durante 15 dias onde aprendí bastante. Morei na vila próxima por 5 anos e ia muito la. Sou engenheiro mecânico e acreditona integração como forma de viver em PAZ e em comunhão com a Natireza. Ergonomia que me fascina é parter da integração do ser com o seu meio vivente. Estou me mudando para Urubicí e gostaria de manter contato com a sua entidade.

Hans

117 Ariele
Jun 1st, 2010 at 10:35

ah! legal gostei muito.

118 roberto daniel
Jun 6th, 2010 at 14:23

Olá! Acho muito válida esta idéia da Permacultura! De transformar o homem ser vivo e dependente da natureza em ser consciente e auto sustentável contribuindo para sua permanência e sobrevivência bem como da natureza e ainda obtendo lucro. Há muito tempo atrás quando deixei minha cidade talvez era isso que eu precisa encontrar. O que gostaria que me orientassem é sobre a hidroponia, qual a relação dela com a Permacultura, se existem já permacultores trabalhando esse método e se realmente é possível intregar também a Hidroponia junto com toda essa grande convivência e diversidade. Qual o maior “entrave” para ser um permacultor? O preço da terra para quem não a possui? E se for isso, seria o único motivo de possuirmos tão poucos permacultores no Brasil??? Pra citar apenas uma região, aqui em Santa Catarina já existem permacultores, mais na região do litoral e proximidades; mas na região do Oeste Catarinense quase todas as pessoas nem fazem idéia da palavra Permacultura. Seria resquício de sua própria cultura baseada no associativismo e parceria com os grandes frigoríficos? Por que toda esta diferença se estamos no mesmo estado?? Se alguém puder me esclarecer, no aguardo
ATT. Roberto Daniel.

119 GERSON ROCHA
Jun 15th, 2010 at 9:16

PARABÉNS PELA INICIATIVA.
MUITO LEGAL ESTE TEXTO, POIS VISA UM LADO MUITO INTERESSANTE.
ESTOU ME FORMANDO EM TÉCNICO EM AGRICULTURA, E MINHA ESPECIALIDADE É AGRICULTURA ORGÂNICA, INCLUSIVE MORO AO LADO DO IPEC EM PIRENÓPOLIS, INCLUSIVE MEU ESTÁGIO FOI REALIZADO NA INSTITUIÇÃO.
IREI INICIAR UM TRABALHO EM MINHA PROPRIEDADE, COM AGRICULTURA FAMILIAR, QUE É A BASE DE ALIMENTAÇÃO DO NOSSO PAÍS.LA NA “TERRINHA” IREI ADOTAR TANTO AS TÉCNICAS DA PERMACULTURA, QUANTO OUTRAS TÉCNICAS ORGÂNICAS, BUSCANDO ALTA PRODUTIVIDADE, REGENERANDO O SOLO, PRESERVANDO O LOCAL E TABÉM OS MANANCIAIS DA REGIÃO.
INICIALMENTE NÃO TENHO MUITO EXPERIÊNCIA NO ASSUNTO, MAS CREIO QUE EM UM ANO IREI RETORNAR AQUI NESTE SITE PARA COMENTAR DAS MINHAS EXPERIÊNCIAS E DIVIDIR COM VCS ALGUMAS IDÉIAS QUE COLOCAREI EM PRÁTICA.
TAMBÉM AO CONSEGUIR CONSTRUIR UMA ESTRUTURA NA “TERRINHA” , IREMOS TRABALHAR COM TURISMO RURAL,MAS DE UMA MANEIRA DIFERENTE, POIS COMO JA TINHA DITO NO INICIO , TENHO CAPACITAÇÃO TÉCNICA E IREI REPASSAR PARA MEUS HÓSPEDES ALGUMAS DAS TÉCNICAS QUE JÁ DOMINO. POIS DEVEMOS ADIVIDIR OS CONHECIMENTOS UNS COM OS OUTROS E TAMBÉM QUERO APRENDER COM OS HÓSPEDES NOVAS IDÉIAS.
MAS VOLTANDO, ESTE TEXTO ME SO AUMENTOU MEU ASTRAL.
E CASO ALGUEM ESTEJA ENTERRESADO EM ENTRAR EM CONTATO
FEILIOKSJ@HOTMAIL.COM
MAS MANDE UMA MENSAGEM, PODE SER UMA PALAVRA COMO: PERMACULTURA QUE ENTRAREI EM CONTATO

120 Mariana Harue
Jul 4th, 2010 at 14:52

Oi!!
Eu tenho 16 anos e ouvi pela primeira vez algo sobre a permacultura,gostaria de saber se existe algum curso sobre esse assunto tão interessante e revolucionário,no estado de sp…

Obrigada e parabéns a todos q lutam por um mundo mais sustentável e igual!!

bjos

121 Anaiza
Jul 20th, 2010 at 9:15

Olá! Sou nova por aqui…Estou lendo e aprendendo muito sobre Permacultura, agricultura organica . Estou buscando parcerias, pois tenho 36 alqueires, numa propriedade em Minas Gerais. La possui toda infraestrutura para um progeto de permacultura. Tem matas rios, cachoeiras, emfim…Mas nada entendo disso. So tenho uma enorme vontade de aprender.

1
O Escriba » Permacultura para o povo!

Pingback on Fev 20th, 2008 at 19:20
2
» Blog Archive » Reaproveitamento d’água

Pingback on Jun 15th, 2008 at 15:25
3
O Escriba » Contra o caos, inteligência verde

Pingback on Ago 1st, 2008 at 21:59
4
Contra o caos, inteligência verde. | Surf em Foco

Pingback on Ago 29th, 2008 at 12:34
5
Peruíbe. « Nem melhor, pior ou diferente. Igual

Pingback on Nov 13th, 2008 at 22:44
6
Anônimo

Pingback on Mar 23rd, 2009 at 17:01
7
ALTERNATIVA RESPONSÁVEL tornemos o mundo melhor » Responsabilidade Socioambiental

Pingback on Mar 28th, 2009 at 1:53
8
Como posso plantar em casa? « Urbanículos

Pingback on Ago 14th, 2009 at 16:20
9
Afinal, o que é PERMACULTURA? « ALDEIA GLOBAL SOLUÇÕES

Pingback on Abr 19th, 2010 at 1:26
10
Energia livre marca gol! | cosmonauta

Pingback on Jul 6th, 2010 at 5:35


« Curso de Design em Permacultura - PDCDesenvolvendo a sustentabilidade das comunidades »

------------------------------------------------------
PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Permacultura
http://www.cca.ufsc.br/permacultura/
http://www.permear.org.br/2006/07/14/o-que-e-permacultura/
http://permaculturanaescola.wordpress.com/