Translate

RELÓGIO, HORÁRIO NO BRASIL.





RESPEITEM AS CRIANÇAS!

RESPEITEM AS CRIANÇAS!
CRIANÇA NÃO É LIXO.




CONHEÇA AS MEMÓRIAS DO MUNICÍPIO SANTO ANTÔNIO DE JESUS!

Clique no segundo link à direita do monitor, na lista de blogs!

FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA, BRASIL:

06.04.2002.

Seja bem-vindo! Sua visita é de número:

NÚMERO DE FOTOGRAFIAS E IMAGENS: 535.

O CXSAJBA AGRADECE AOS COLABORADORES, PELAS 536 FOTOGRAFIAS E IMAGENS, DE SUAS REFERÊNCIAS.
PROFESSOR FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

OBJETIVO DESTE BLOG:

NESTE BLOG TEM O PROPÓSITO DE RESGATAR VALORES HUMANOS, ATRAVÉS DE HOMENAGENS E LEVAR CIDADANIA, POIS CIDADANIA É COMPOSTA DO TRIPÉ: A) CONHECER AS LEIS; B) CUMPRIR OS DEVERES; C) REVINDICAR OS DIREITOS. PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

sábado, 10 de março de 2012

507ª HOMENAGEM: FAZENDA E POUSADA CAIMAN,



O Refúgio Ecológico Caiman localiza-se a 36 km do município de Miranda (190 km de Campo Grande).

A fazenda Miranda Estância que anteriormente ocupava as terras em que hoje existe o Refúgio Ecológico Caiman, foi fundada em 1910 por investidores ingleses que desejavam criar uma grande fazenda de gado de corte no Pantanal. Por volta de 1950 essa área foi adquirida por investidores brasileiros que mantiveram a fazenda original e a sua atividade até 1985, quando finalmente foi dividida entre seus donos, e no seu lugar surgiram inúmeras novas fazendas com outros nomes. Entre elas surge a Estância Caiman que atualmente abriga o Refúgio Ecológico Caiman com área aproximada de 53.000ha. A denominação de Refúgio Ecológico Caiman ou REC visa reunir sob este nome as três atividades que dividem o mesmo espaço físico:
1. A Estância Caiman - fazenda de criação extensiva de gado de corte.
2. A Pousada Caiman - operação de ecoturismo pioneira no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
3. O Programa de Conservação da Natureza, que além de parceiros com diversos projetos científicos como o Projeto Arara-Azul, Projeto Onça-Pintada e o Projeto Papagaio-Verdadeiro, desenvolve amplo contato e intercâmbio com universidades e também mantém uma Reserva Particular de Patrimônio Natural de 5.600ha.
Todas essas atividades, sob a denominação mais ampla de Refúgio Ecológico Caiman, têm por objetivo o intercâmbio de informação e experiências, obrigando a uma gradual interdependência entre todas elas. O maior resultado disto é um maior controle das ações econômicas e ambientais que deverão sempre procurar atingir a sustentabilidade da presença do homem no Pantanal em harmonia com o meio ambiente.
A Estância Caiman e a criação de gado

Uma das atividades realizadas dentro do Refúgio Ecológico Caiman é a criação de gado de corte. Sob a Estância Caiman fica essa operação que procura adaptar as suas práticas de manejo de gado ao meio ambiente pantaneiro buscando a melhor integração possível entre o gado e a natureza.
O Pantanal é favorável à criação de gado com mínimo impacto, uma vez que possui grandes áreas de pastagens naturais, muito diferentes de lugares como a Amazônia e o Cerrado, onde áreas de florestas tem que ser destruídas para a criação de pastagens. A combinação destas condições e a existência de vastas propriedades na região dão suporte para ambos animais domésticos e selvagens, permitindo ainda a conservação da flora local.
Aproveitando conhecimentos acumulados na mesma região (antiga Miranda Estância) e compartilhando seu território de operação com as atividades de ecoturismo e pesquisas, a Estância Caiman maneja mais de 20 mil cabeças de gado na propriedade.


A Pousada Caiman e o Ecoturismo

Quando nem se sabia ao certo definir Ecoturismo, o Refúgio Ecológico Caiman iniciou suas atividades. Nestes quase 20 anos de existência o ecoturismo tem ajudado o REC, especificamente, e o Pantanal como um todo, a encontrar nessa atividade mais uma opção para conservar o Pantanal e ao mesmo tempo desenvolvé-lo.
O REC é formado por trêas pousadas independentes, instaladas em regiões diferentes e com características arquitetônicas que procuram adaptar-se à natureza que as circunda. Todas com o mesmo padrão de charme, sofisticação e requinte.


A Comunidade Caiman

No Refúgio Ecológico Caiman vivem cerca de 180 pessoas entre funcionários e seus familiares. Suas atividades são divididas entre a Pousada Caiman e a Estância Caiman. Todos os moradores colaboram na manutenção do compromisso sócio ambiental do Refúgio Ecológico Caiman. As famílias e os funcionários solteiros que residem no REC recebem toda a infra-estrutura necessária para moradia digna, ajuda na alimentação, além de posto médico/dentário instalado e escola para seus filhos.


O HOTEL

Acomodações - O Refúgio Ecológico Caiman é formado por 03 pousadas, com operações independentes. Todas elas oferecem o mesmo contato com a fauna, flora e cultura pantaneira, bem como o mesmo padrão de serviço, com piscina, ar condicionado nos apartamentos, banheiros privativos com banho aquecido, fontes de corrente alternada de 110 volts, sala de estar com TV e DVD, bar e restaurante.
No ato da confirmação da reserva, o hóspede não terá informação em que Pousada irá se hospedar, ficando a critério do Refúgio Ecológico Caiman acomodar seus hóspedes em uma de suas três pousadas, de acordo com sua disponibilidade.
A infra-estrutura central da fazenda também possui central para telefonia e fax, acesso à internet, enfermaria, loja de souvenires, e sistema de rádio, facilitando a comunicação e segurança em toda a área da fazenda, entre guias, supervisores e gerências, tanto da operação hoteleira quanto da pecuária.
Acomodação e capacidade:
Pousada Sede - 11 aptos. (08 duplos + 03 triplos) - 25 pessoas
Pousada Baiazinha - 06 aptos duplos - 12 pessoas
Pousada Cordilheira - 08 aptos duplos - 16 pessoas
Total - 53 pessoas.











































































A FAZENDA E POUSADA CAIMAN APRESENTAM UM SIGNIFICATIVO REPRESENTANTE, DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, POR MEIO DA HARMONIA, ENTRE INFRA-ESTRUTURA E A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA.
PARABÉNS!
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA DAS FOTOS E DO TEXTO:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=585081

Nenhum comentário:

Postar um comentário