Referência:
http://www.portalfolha.com/gerais/araci-de-luto-morre-jose-carlos-mota/
O último adeus do povo de Araci ao ex-prefeito Zé Carlos
Um patriarca da sociedade política de Araci que viveu grandes momentos na história da legislatura e executiva do município.
- Por Do Karmo Carvalho
- seg, 30/04/2012 às 17:33
- 9 Comentários
- Enviar
- Reportar Erro
Por: Gidalti Moura Fotos: Do Karmo Carvalho
A Câmara Municipal de Vereadores de Araci abriu suas portas para receber o povo que ali chegou para assistir as homenagens a José Carlos Mota como manda o ritual das casas legislativas quando morre um ente público que desempenhou mandatos legislativos.
As dependências da câmara foram insuficientes para comportar a quantidade de pessoas que queriam dar seu último adeus ao político chamado “Zé Carlos” que naquela casa exerceu três mandatos de vereador. José Carlos Mota exerceu também a presidência da Câmara em um de seus mandatos. Foi vice-prefeito, prefeito e ocupou cargos de primeiro escalão em governos como secretário municipal.
Familiares, parentes e amigos tiveram a oportunidade de escutar traços de sua trajetória como cidadão e político através de uma biografia escrita pelo biógrafo Antônio Pinheiro e lida da tribuna pelo ex-vereador Jailton Vila Nova Pinheiro. A cerimônia de homenagens póstumas da câmara foi aberta pelo presidente vereador Edivaldo Pinho que depois de saudar a todos falando do momento especial que se registrava naquela casa, oportunizou a Jailton o momento para ler a biografia do vereador e ex-prefeito.
O presidente chamou à tribuna a prefeita Nenca que por alguns minutos de muita emoção falou de sua convivência com Zé Carlos como seu vice-prefeito no mandato que juntos exerceram de 2001 a 2004. A prefeita misturou o pranto, as lágrimas e as palavras por todo seu pronunciamento, levando todos os presentes a viverem momentos de profunda emoção. A maneira de como a prefeita falava dando seu último adeus a Zé Carlos era como um testemunho de um relacionamento que transcendia uma simples amizade. Era como um pai, um amigo, um companheiro, um conselheiro para mim, resumia Nenca o que Zé Carlos foi para ela como pessoa e como mulher política.
Das despedidas da câmara, o cortejo tomou a Rua Sete de Setembro, passando em frente ao paço municipal onde Zé Carlos passou parte de seus dias comandando os destinos de município de Araci como prefeito.
No cemitério São João Batista onde seu corpo foi sepultado, as últimas homenagens e o cerimonial religioso realizado pelo padre Márcio Brito ficaram como um marco na memória de todos os que estavam naquele último momento. “Não estamos aqui simplesmente sepultando nosso irmão José Carlos Mota, estamos enterrando uma semente que deverá brotar e frutificar entre nós que ficamos vivos, como uma preparação para vivermos uma vida em favor dos outros como foi à vida de Zé Carlos”, disse em sua máxima o padre Márcio.
José Carlos aos 83 anos deixa a vida na cidade de Feira de Santana onde estava internado no dia 30 de abril às 09h00 para entrar na história do município de Araci, como poucos terão tal registro, na história do executivo municipal e na história do legislativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário